Gravura especial Diálogos 11 anos

Querida professora, querido professor, 


11 anos da Diálogos

Fundamental na educação é a relação entre as pessoas, o afeto e a abertura para se transformar.

Como sempre falamos: Há algo especial entre nós. Somos todos professores! 

Portanto, celebremos juntos!

Reunimos nesta página especial os fios tecidos com muitos professores em bons encontros pelo caminho. Àqueles que já conhecemos, desejamos que saibam o quanto vocês nos marcaram pelos lugares por onde passamos e em cada prática que planejamos.

Àqueles que estão a nos conhecer agora, sejam bem-vindos!

Sugestão: para conhecer mais sobre a nossa história deixamos um convite.

Que tal ouvir um podcast exclusivo dos 11 anos da Diálogos e viver a experiência de uma escuta diferente.

Play podcast 11 anos Diálogos
Senta que lá vem a história... aperte o play e celebre conosco! 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

11 anos comemorados no dia 11 do 11. - 2020 

Um número que nos provocou a olhar para os outros números neste tempo: 

11 anos de Diálogos e todo percurso que nutriu o crescimento das Viagens Pedagógicas, dos Embalados, das Formações de professores e as outras tantas oportunidades de atravessar fronteiras e abrir janelas durante a pandemia em 2020. 

Um encontro que se deu entre duas educadoras e possibilitou:

1000 educadores de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Goiás, Espírito Santo, Rondônia, além do Distrito Federal, tivessem contato direto e pudessem conhecer de perto as realidades de ensino e propostas inovadoras em diversas partes do mundo.

6 voltas ao mundo e desde 2009 vivenciar 52 viagens e que a Diálogos pudesse chegar cinco vezes à Espanha (Barcelona), duas na Finlândia (Helsinki), oito na Itália entre Reggio Emilia, Pistoia e San Miniato, vinte e três na Argentina (Buenos Aires), 10 no Peru (Lima) e duas nos EUA (Miami). 

 59230 educadores tivessem suas leituras embaladas por meio da participação do Clube de Livros Diálogos Embalados e muitos estudos acontecessem na busca de qualificar cada vez mais nossa profissão e a educação das crianças e jovens.

14940 educadores chegassem pelas portas ou janelas que foram abertas para participar de ações de formação com educadores muitos sabidos que nos deixaram cada vez "mió".

11 anos de inúmeras experiências e conquistas

Obrigada equipe Diálogos!

Obrigada parceiros!

34429360_1455374127902254_3134844832044810240_n

Um recado de Fabi 

 

“...assumo o controle das teclas em uma sala preenchida pelo som de “Os Tribalistas”, abrindo meu dia com ‘Vilarejo’. Por onde começar a dizer da Diálogos? Por onde começar a ‘me dizer’ dentro dessa escolha de vida? Por onde começar a dizer sobre as pessoas que nos habitam hoje e chegaram através da Diálogos? A minha opção de convite partirá dos vínculos construídos. Eu poderia realizar uma lista enorme com tudo que vejo, sinto e vivo nos encontros com professores brasileiros e os além mar que vivem os diferentes chãos de suas realidades escolares. Chãos de mármore e chãos de terra batida, mas opto pelo sentimento que mais me marca a cada encontro: a Diálogos é um lugar de pertencimento, ela valida a escolha de vida de cada pessoa e dá lugar a esse educador e educadora. Dá lugar às histórias de vida e busca transformá-las. Torna todos parte. E faz a sua parte para marcar presença no mundo. 

Como diz Marisa Monte, nessa voz suave que me leva às lágrimas: “toda gente cabe lá, Palestina, Shangri-la. Vem andar e voa.”

Voe educadora, voe educador e permita que o voo de suas crianças seja leve e com significado! 

A trilha sonora, agora me chega aos ouvidos com a seguinte afirmação: “Somos muitos e, quando juntos, somos um só. Um só.” 

É isso, somos um só!

ÍCONE CONSTELAÇÃO

87451059_2739957346118236_8326939291900968960_n

Um recado de Telma

 

“E aprendi que se depende sempre
De tanta gente, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas”.
(Gonzaguinha)


E assim sou “marcas” de muita gente que por trinta e quatro anos de trabalho esteve comigo nas mais diversas escolas, fazendo escolas. Sou marcas de singulares nomes e lembro-me com afeto de cada um deles. Por cada um que conheci e que coletivamente hoje me compõem: meus amigos, meus professores e meus parceiros de trabalho. Quero dizer que vocês me tornam melhor! 

Como não lembrar de quem passa pela vida da gente? Gente, é sinônimo de Pluralidade, e me tornei “Plural” por viver meu trajeto educacional entre alegrias, tristezas, divergências, aprovações, diferentes metodologias, pontos de vista e desejos! Sempre com Muita Gente! 

Tornei-me Diálogos, por ter me conectado às diferenças e por acreditar nelas, por esse motivo quero agradecer a todos os amigos que de maneira muito singular estão dentro de mim e sabem que fazem parte dessa história. 

Tornei-me muitas mulheres ao longo desses anos e, com a Diálogos, a mulher viajante pelo mundo, formadora de professores, pesquisadora e parceira de muita gente sabida e querida. 

ÍCONE CONSTELAÇÃO 

Conteúdos para ler, ver e se sentir abraçado 

Dia dos Professores é todo dia! Receba sempre nosso carinho e afeto.
Obrigada por abrirem suas janelas! 

DIÁLOGOS---JANELAS-PARA-O-MUNDO

 

DSC_2802-2

Diálogos em tempos de pandemia

 

Nestes tempos de recolhimento social em virtude da pandemia desencadeada pela Covid-19 que atingiu tão diretamente a educação, as escolas, os professores, as famílias e as crianças, a Diálogos lançou seu olhar através de novas janelas. 

Em pouco tempo, tivemos que elaborar uma nova configuração de casa, espaços e entregas e nos habituar às videoconferências, que antes usávamos com ressalvas de que isso poderia tirar o vínculo pessoal, do abraço, do calor de estarmos perto uns dos outros

 

Continuar lendo

 

image (13)-1

Casa Diálogos Virtual 

 

Foram tardes e noites sem o gosto do bolo de maçã com canela, sem o cheiro do café fresquinho, sem abraços e beijos. Tardes e noites sem os corpos de pessoas queridas preenchendo os espaços da Casa Diálogos. Tardes e noites sem a presença física daqueles que tanto nos prezam e que são tão queridos por nós duas e pela nossa equipe.

Foram tardes e noites...



Continuar lendo

 

IMG_4745-1

 

Diálogos 11 anos

 

Há 11 anos a Diálogos nascia sem saber que estava nascendo, como gostamos de contar. 

Assim começa essa história desenhada entre duas educadoras, sonhos e novos projetos. 

A Diálogos é feita de gente. Gente que é composta por desejos, angústias, amores, afetos, dores, acertos e erros. Como costumamos dizer por aqui, gente composta por luzes e sombras.

 

Continue lendo

 

Temos um presente pra você: ilustração

11 anos Diálogos - artista Renata Stort

EU QUERO