A força do olhar, do gesto e da palavra: aproximações à Abordagem Pikler

A força do olhar, do gesto e da palavra: aproximações à Abordagem Pikler

com Januária Cristino

 

COMO AS IDEIAS DE EMMI PIKLER NOS AJUDAM NO COTIDIANO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS? 

O crescente interesse por pesquisas, reflexões e práticas que contemplam bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos enfrenta concepções marcadas por preconceitos contra essa fase da vida ou práticas que caminham para uma escolarização precoce para aqueles que inauguram o mundo. 

Mas será que outro mundo é possível? Será que existe um caminho do equilíbrio, que respeite as necessidades e o desenvolvimento durante os três primeiros anos de vida? 

As ideias desenvolvidas pela pediatra austríaca Emmi Pikler confirmam que sim. Elas também contribuem fortemente para que possamos romper com essas percepções consolidadas em uma cultura adultocêntrica, ampliando o olhar para o bebê e para a criança bem pequena e para a relação que estabelecemos com eles como professores, além de definir novos e importantes papéis para esses adultos e contribuindo para uma educação mais humana, nos inspirando a partir de boas práticas educativas, reflexões e pesquisas no que diz respeito ao desenvolvimento nos três primeiros anos de vida. 

A proposta do encontro é nos aproximar as ideias de Emmi Pikler, contextualizar a experiência do Instituto e de como elas podem contribuir para uma educação que promova a liberdade e o respeito ao ser humano. 

TÓPICOS IMPORTANTES: 

Quem foi Emmi Pikler e como sua experiência como médica familiar contribuiu para a direção do Instituto? 

Como surgiu o Instituto Lóczy, depois Instituto Emmi Pikler? 

Quais são os princípios da Abordagem Pikler? 

Qual é a função do adulto nessa relação que estabelecemos com as crianças quando consideramos suas capacidades de agir de forma autônoma? 

O curso traz contribuições para quem se interessa pelo estudo sobre bebês e a educação do nascimento aos três anos de vida e a necessidade de se aprofundar o estudo do relacionamento adulto/criança. 

 

Data: 29 de fevereiro de 2020

Horário: 8h30 às 11h30

Local: Casa Diálogos, Rua Orlando Valderano, 47, Tatuapé

Valor:   R$110,00 para associados Diálogos Embalados que esteja vigente nos últimos 2 meses.

             R$130,00 para não associados

Regras gerais:

  • Caso a escola seja associada a Diálogos Embalados só terá disponibilidade de desconto de 1 profissional da instituição.
  • Reembolsos: a Diálogos se compromete a reembolsar 100% do valor total do curso no caso de não formação de turma.
  •  Para cancelamentos formalizados via e-mail (atendimento@dalogosviagenspedagogicas.com.br) com até 7 dias de antecedência do início do curso, o reembolso é de 70% do valor pago. Após este período, a Diálogos não realiza nenhum tipo de reembolso.
  • A Diálogos não se responsabiliza por custos extras do participante como transporte.

januariaJanuária Cristino

Pedagoga pós-graduada em educação de crianças do nascimento aos três anos de vida pelo Instituto Singularidades, em São Paulo. Atuo na formação de profissionais da primeira infância e orientação às famílias. Sou pesquisadora do desenvolvimento infantil, neurociência, Pedagogia Waldorf e Abordagem Pikler desde 2010. Estou em formação pelo Instituto Pikler, em Budapeste e sou membro da Rede Pikler Brasil e Rede Pikler Nuestra America. 

Inscreva-se

ÍCONE CONSTELAÇÃO
 
 
 
face triangular