2021 

12 anos de Diálogos

12 meses, 12 artistas celebrando conosco

 

Em celebração aos 12 anos de Diálogos a serem completados no mês novembro de 2021, convidamos 12 artistas para criarem ilustrações especiais que serão capas de 12 cadernos exclusivos entregues como mimos a todos os assinantes da Embalados. A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre eles em páginas especiais como esta, na intenção de potencializar a importância da arte em nossos dias.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO 

Conheça mais sobre a artista do mês de outubro, Andréa Tom

 

FOTO.ANDREA_TOM (1)

Do verbo revoar, falamos também voejar, pairar, volitar. Por revoar, entende-se ainda elevar-se, alar-se; é dito dos sentidos plenos. Do substantivo revoada, atribuímos sinônimos como abundância, profusão e até oportunidade, ensejo, vereda. Da criação artística _Revoada_, Andréa Tom amalgama essas e mais uma série de atribuições possíveis à sua poética visual. O ponto de encontro é uma obra que _apassarinha_ a nossa vista, de onde vemos um movimento dentro-fora se transmutar em pura festa.

De aberturas precisamos. De explosões de beleza, asas, cores, biquinhos e bandos. Dessa energia nascem as crias de Tom, seus pássaros de papel, que abrem sorrisos e dão vontade de tocar, deslizar os dedos, olhar infinitas vezes, em suas múltiplas composições; verdadeiras estamparias táteis. Qualquer dia, esses bichanos volantes vão se mexer e, de aninhados em seus quadrinhos ou muros da cidade, partirão mundo afora em revoada, fazendo barulho de leques que cortam o silêncio do ar, lançam-se de uma só vez no espaço e balançam a nossa vontade de viver.

A revoada de Andréa dá esperança e deve ser verdade mesmo, porque cortar tantos papéis, de cores tão sedutoras, e unir as suas variadas gramaturas em peninhas coladas uma a uma mostrou-se um ato capaz de salvá-la em tempos de confinamento. Enquanto pensava o que da própria vida fazer, Andréa alou-se, descobriu-se vereda, volitou. E eis que essa passarinhada chega agora para habitar – e mudar – um pouco das nossas vidas. Revoemos.

Ela é...
Andréa Tom cresceu na zona sul recifense rodeada pelos passarinhos do avô, um dos grandes afetos de sua vida, feito de memórias coloridas de cantos doces, insistentes. Na adolescência, era destinada a estudar e, vendo-se sentada horas diante dos livros, preferia as folhas vazias do caderno, onde rabiscava o que viesse à mente e atravessasse as mãos. Também picotava coisinhas, colava, sua viagem era outra e sua natureza voadora não aceitava a sina imposta dos advogados, médicos e engenheiros. Queria imaginar, desenhar e criar, e, desde então, estes são atos companheiros de uma existência de 40 primaveras.

Posto que o coração não esqueceu tudo isso, a artista uniu as experiências de vida (incluindo uma marcante atuação pelo mundo da moda) e criou essa série de pássaros multicolores – que chama justamente de _Revoada_. Desde o 2020 pandêmico, essa tem sido a sua marca, encontrando na artesania de recortes, cores e colagens sua forma de pintar no mundo. Seus inconfundíveis pássaros também ganharam formas de lambe-lambes, saíram de casa e foram às ruas, abrindo-se pelas mãos da artista em cidades como Recife e São Paulo, seu ninho e voo – ou vice-versa.

Corpo adentro, casa-coração, produziu sem parar e, do lado de fora da vida, fez amizades, alegrias, sentidos. De coletividade também se fazem os voos de Andréa Tom, pois assim são os verdadeiros voos. Tão bom que aqui estamos viventes, a _volar_.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

Mais sugestões de conteúdos

 

Revoada

Com pássaros de papel, Andréa Tom cria obras inspiradas no isolamento social


O isolamento social, medida necessária para o combate ao novo coronavírus, acabou adiando vários projetos artísticos. Por outro lado, o tempo maior em casa deu espaço à criatividade para alguns. É o caso da produtora de moda e artista plástica pernambucana Andréa Tom, que passou a produzir passarinhos multicoloridos feitos de papel.

 

Confira! 

Instagram andea tom

 

 

Instagram da artista

@andreattom

Acesse aqui

 

Captura de Tela 2021-09-29 às 09.25.31

O kit está composto por:

 

- Livro inédito: Um lugar chamado Reggio Emilia, de Joe Garcia
- Encontro online: com duração de 1h30 com Joe Garcia, ação prevista para 10 de novembro, após leitura do livro
- Mimo: Caderno com capa exclusiva produzida por Andréa Tom
- Prática Cotidiana: CABANAS -  Por que as crianças constroem cabanas? Vídeo  produzido pela Escola Viverde- Bragança -SP/Brasil
- Experiência do mês - Ação promovida por Rayssa Oliveira


Garanta o seu!

 

Visite também a página especial do nosso
artista de Setembro, Fernando Vilela

Clique aqui para acessar