Ateliê de fotografia        para documentação        pedagógica

Fotografia criando espaços de diálogo 

com André Carrieri 

 

Para que a linguagem fotográfica seja otimizada na produção de documentações pedagógicas sobre o universo da infância o ateliê se propõe a dar suporte à produções fotográficas realizadas pelas professoras de Educação Infantil. 

Esse acompanhamento segue dois caminhos estratégicos: compartilhar produções fotográficas e, ao mesmo tempo, realizar experiências fotográficas. 
 
As questões centrais discutidas com o grupo, em cada um dos momentos, serão:
- Como diferenciar o simples registro da documentação?
- Como a fotografia se comporta como texto e como narrativa?
- Como praticar a “câmera interna” da educadora na documentação pedagógica?
- Como desenvolver uma consciência fotográfica para aprimorar a “escuta” da infância?

O ateliê é um work in progress, mas não é preciso ter câmera profissional para participar, assim como não é preciso entender de fotografia. Os exercícios são realizados com câmeras e celulares, além de aplicativos de edição de imagem. O importante é gostar de fotografar para exercitar a “câmera interna” e estar produzindo registros para as documentações pedagógicas. O que valorizamos é a consciência sobre o ato fotográfico. 
 
O ateliê tem como objetivo central potencializar o olhar da professora. Todas as exibições de fotos e as discussões sobre artigos escritos. e as práticas fotográficas vão na mesma direção: resgatar a “câmera interna” da professora para otimizar a escuta da infância.
 

Datas dos 3 encontros:  29 janeiro  -  quarta-feira  das 19h às 22h

                                            30 janeiro - quinta-feira das 19h às 22h

                                            1 fevereiro -  sábado das 8h30 às 17h30

 

Encontro 1 - Sobre documentação pedagógica

Levantamento de repertório e expectativas da turma, a diferença entre o simples registro e documentação pedagógica; a construção de um espaço de diálogo na escola a partir da fotografia; tempo da infância, tempo da escola, tempo da fotografia; "cases" de documentações.


Encontro 2 - Sobre fotografia
 
Composição de imagem: recorte, figura e fundo, pontos de vista.
O celular como caderno de anotações: experiências mobgráficas.
Ponto de vista do palco italiano x ponto de vista cinematográfico.
A relação entre fotógrafo e fotografado: a foto e a câmera como mediação.
 
Encontro 3 - Sobre observação e registro
 
Passeio fotográfico em espaços urbanos da cidade.
Seleção e tratamento de fotografias com ferramentas digitais.
Compartilhamento e análise das experiências fotográficas.
Transcendência das experiências fotográficas para a relação com as crianças.
 

Carga horária: 14 horas

Local: Casa Diálogos, Rua Orlando Valderano, 47, Tatuapé

Valor referente aos 3 encontros:  R$ 450,00 para não associados, parcelados em 2 pagamentos.

R$420,00 para associados Diálogos Embalados (pessoa física ou jurídica) vigente nos últimos 2 meses (novembro e dezembro) - parcelados em 2 pagamentos.

Incluso:  Café, material da Diálogos e certificado ao participante com 100% de frequência

Regras gerais:

  • A não participação num dos encontros não dará direito a redução do valor total do curso.
  • Reembolsos: a Diálogos se compromete a reembolsar 100% do valor total do curso no caso de não formação de turma.
  •  Para cancelamentos formalizados via e-mail (atendimento@dialogosviagenspedagogicas.com.br) com até 7 dias de antecedência do início do curso, o reembolso é de 70% do valor pago. Após este período, a Diálogos não realizará  reembolso.
  • A vaga somente será efetivada após envio do comprovante de pagamento para atendimento@dialogosviagenspedagogicas.com.br
  • Não é possível participar apenas de um dos encontros.
  • A Diálogos não se responsabiliza por custos extras do participante, como hospedagem, transporte para participação do curso.

 

111André Carrieri

Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação/USP. Professor de Pedagogia (Produção de Texto e Formação de Leitores) e Jornalismo (Fotojornalismo, Técnicas de Documentário), desenvolve pesquisa sobre processos de aprendizagem e socialização através da fotografia. Consultor em Documentação Pedagógica realiza parceria com secretarias de estado e instituições escolares públicas e privadas. Publicou “Vídeo na educação” (2000), conjunto de aulas do Projeto WWWEscola da Secretaria da Educação de São Paulo, para capacitação de professores e o livro “O educador e as imagens: pontos de encontro” (2004), edição SESI/UNB/UNESCO. Como diretor realiza vídeos com temas culturais e educacionais como O Olhar (1997), Memória e Identidade (1999), Respingos (2004), O Lugar da Pergunta na Sala de Aula (2007) e Catadoras e Catadores: o trabalho em cooperativas de reciclagem (2014).

Inscreva-se

ÍCONE CONSTELAÇÃO
"Experimente o ato fotográfico como processo, como linguagem mediadora de relações, como lugar de observação de detalhes e minúcias, como investigação da cultura da infância...Tudo isso leva a professora a potencializar a fotografia como ato reflexivo."
 
André Carrieri
 
 
face triangular