Clube de Livros Pedagógicos

5 motivos que comprovam as vantagens de ler diariamente

avatar Diálogos Viagens Pedagógicas - 15 de Janeiro de 2019

 5 motivos que comprovam as vantagens de ler diariamente.

É comum os professores incentivarem seus estudantes a ter o hábito da leitura. Mas, com a rotina corrida de alguns professores, sabemos que  pode ser que nem eles próprios consigam fazer desse hábito uma prática cotidiana. Mas saibam, professores, que quando somos exemplo, é natural e mais fácil influenciar os nossos alunos.


Não podemos simplesmente aceitar que a falta de tempo ou a rotina corrida impeça nossas mentes de serem alimentadas por livros. O que precisamos assimilar é que não é preciso terminar a obra com pressa. Criando hábitos diários de leitura mesclados com disciplina e organização, é totalmente possível conseguir ter sempre um bom amigo de cabeceira.


Confira abaixo 5 bons motivos para começar a ler livros hoje mesmo!


  1. AMPLIAR O VOCABULÁRIO


Com o hábito da leitura, vamos ampliando o nosso universo linguístico e conseguimos nos expressar com mais facilidade: seja colocando as conjunções certas ou utilizando palavras específicas para determinados contextos.

Ler livros amplia a quantidade de palavras utilizadas, assim como melhora diretamente a nossa construção linguística.


2. MAIOR CONHECIMENTO DE MUNDO


Quanto maior a quantidade de histórias, contextos, culturas que uma pessoa tem contato, maior o seu conhecimento de mundo.

A pessoa que lê tem maior facilidade de fazer conexões e inferências sobre assuntos diversos, pelo simples fato de ela ter maior repertório cultural, político e social.

É um fato: pessoas que lêem tem mais assunto.


3. FACILIDADE EM EXERCER A EMPATIA


O fato da pessoa entrar em contato com outras realidades, faz com que ela desenvolva com mais facilidade o poder da empatia e de se colocar no lugar de outros, já que ela está acostumada a vivenciar histórias na pele de personagens.

Por meio de outras realidades, vivenciamos de perto o que é ter sido um refugiado, um pedagogista em Reggio Emilia ou uma mulher do Oriente Médio, por exemplo.


A leitura tem o poder de nos humanizar e de nos sentirmos todos pertencentes ao mesmo universo de sentimentos e emoções, todos na mesma condição humana ou seja, esse hábito nos conecta e evidência que temos algo em comum.


4. EXERCER A CRITICIDADE


Quanto maior conhecimento de mundo nós temos, menos manipuláveis seremos.

A equação é simples: se você tem um repertório cultural que lhe faça entender os porquês do mundo, você não vai engolir idéias que não estejam alinhadas com clareza e argumentos coerentes.

Por meio da leitura, desenvolvemos o nosso senso crítico.


5. ARGUMENTOS COERENTES


Pessoas que leem certamente terão um leque de argumentos superiores a pessoas que não têm o hábito.

São beneficiadas não apenas por ter mais argumento, mas pela facilidade em criar uma coerência argumentativa (algo que é desenvolvido naturalmente por leitores).


Conforme desenvolvido acima, a leitura tem o poder de nos transformar. Mais do que isso: professores precisam manter-se atualizados constantemente.

A DIÁLOGO EMBALADOS propõe exatamente isso: é um clube do livro em que as obras são escolhidas a dedo por uma curadoria especializada diretamente para o mundo dos docentes: livros do universo pedagógico e obras com experiências reais que irão lhe inspirar!

 

Não fique de fora!

Conheça nosso clube de assinatura de livros

Sobre Livros