Esta obra que acompanha nosso kit embalado de maio não se limita aos educadores que trabalham diretamente com bebês. O conhecimento e a compreensão das complexas construções que se apresentam neste período da infância são norteadores das ações do educador ao longo do tempo. Reconhecer que os bebês são seres sociais e culturais pode aprimorar as ações do cotidiano a fim de favorecer sobremaneira seu desenvolvimento. 

Nos primeiros anos de vida de uma pessoa o potencial é grandioso e deve ser visto como o período em que a vida oferta sua maior plasticidade cerebral. 

Nesta fase da vida uma criança aprende a se comunicar oralmente, caminhar, mexer, sentir, explorar e pensar. Experiências devem ser vividas intensamente. Essa é uma fase essencial no desenvolvimento de todo ser humano. 

O livro foi escrito por Elvira Souza Lima, pesquisadora, escritora e consultora internacional, com atuação em universidades nos Estados Unidos, Brasil, França, México e Espanha. 

Atualmente, é possível o aprofundamento e o estudo criterioso do desenvolvimento da vida de uma criança, desde a vida intrauterina. O avanço em relação a tecnologia e a neurociência, dentre outros, nos permite uma análise mais profunda. Elvira nos abre um leque de pesquisas que ocorrem no mundo e comprovam a plasticidade cerebral exponencial dos bebês.

A obra contém imagens produzidas por bebês que podem ser úteis para reflexões posteriores.  O livro aborda as construções que ocorrem nesse período de vida da criança, quando as atividades cerebrais são muito intensas e o aprendizado é acelerado e movido, basicamente, pela curiosidade e se abre às mais variadas percepções, experiências e estímulos. Elementos disparadores como música, expressões faciais, gestos, palavras.

As primeiras marcas gráficas dos bebês e sua importância.

Um verdadeiro convite para viajar na exuberância dos bebês e conhecer melhor suas possibilidades. Um livro que não pode faltar em sua biblioteca, porque contém conhecimentos que não lhe podem faltar. O quanto podemos construir mais e melhores conexões com eles e para eles. O quanto estas conexões podem contribuir nos anos que se seguirão em suas vidas? 

A Diálogos, por intermédio de sua curadoria, tem certeza dessas importâncias, e trouxe, com exclusividade, este delicioso livro para ser lido, relido e também para que suas valiosas contribuições se incorporem nas ações diárias. 

Que a obra seja um convite para a ampliação de olhares em relação a potência de criança pequenas nos ambientes coletivos e fora deles.