Influenciar e fortalecer o hábito da leitura nos alunos, é o sonho de todo professor. Sabemos a importância deles, os alunos,  serem leitores e os infinitos benefícios que essa prática gera no cotidiano.

Existem algumas práticas que poderão auxiliar para que os alunos adquiram o gosto pela leitura, vamos lá!

SEJA VOCÊ UM LEITOR

Sabe aquela velha história de que precisamos ser exemplos? Então, o professor que tem o hábito pela leitura, antes do hábito, ele sente amor, vontade, alegria em aprender. Você possuindo essas emoções, certamente transbordará para os seus alunos.

Leia muitas histórias, entregue-se para o mundo lúdico da literatura, aprenda com os livros e, certamente, você transmitirá essa energia para os pequenos.

CRIE O HÁBITO DIARIAMENTE

As crianças gostam de rotina (e precisam dela para sentirem-se seguros). Insira na rotina de sua sala de aula o momento da leitura.

O ideal é que seja em uma hora em que as crianças estejam mais relaxadas, podendo ser antes do início da aula ou após almoço. Crie o ambiente propício, deixando-as à vontade para deitarem no chão ou ficarem sentadas confortavelmente. Leia em um ambiente de silêncio e concentração.

INCENTIVE A AUTONOMIA

Todos os seres humanos gostam de aprender coisas novas, faz parte da nossa evolução! A questão é que, às vezes, os alunos não se interessam pelo livro que você gostaria que eles lessem.

Ao invés disso, tenha em mãos diversas opções, com assuntos diversos, para que as crianças sintam-se protagonistas de suas escolhas.

PARCERIA COM A FAMÍLIA

É fundamental que a escola / professor façam uma parceria  para conscientizar a família da importância do filho ter acesso e incentivo aos livros. Ampliando a consciência para essa grande habilidade (que transforma uma pessoa), os pais poderão ter vontade de montar uma biblioteca em casa, criar cantinho de leitura e inserir na rotina da criança um momento diário de leitura.

PAIXÃO PELA HISTÓRIA

As crianças são sensíveis e o que chama mesmo a atenção delas são as emoções. A maneira como o professor pega o livro, vibra com a história, demonstra interesse… é o que envolverá o indivíduo para esse mundo leitor.

Seja apaixonado pelo livro que você está ofertando as crianças que, certamente, elas também serão.

E como disse Paulo Freire: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco o que você faz para influenciar a leitura de seus alunos!