Clube de Livros Pedagógicos

Como otimizar o tempo de leitura no dia a dia?

avatar Diálogos Viagens Pedagógicas - 05 de Setembro de 2018

Como otimizar o tempo de leitura do dia a dia - Diálogos

Você gostaria de ler para aperfeiçoar suas práticas em sala de aula, se atualizar, conhecer novas abordagens pedagógicas, se entreter, mas o tempo parece não contribuir para sua necessidade de leitura? Então, professor, esse post é para você!

Sabemos que a rotina de um professor, geralmente, é bem puxada:  começando bem cedo o trabalho e ora com dupla jornada, muitos precisam preparar aulas em casa e, ainda cuidar da família,, filhos e do lar. É realmente desafiador. No meio de uma rotina tão dinâmica, o professor pode ter dificuldades em encontrar tempo para a leitura.

Todo o profissional precisa encontrar formas de se manter atualizado.

O contato com histórias de sucesso e abordagens inovadoras trazem inspirações para o dia a dia,é possível rever práticas e  manter a “chama acesa” pela busca de conhecimento..

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para otimizar o seu tempo de leitura no dia a dia:


CRIE UMA ROTINA

O tempo é um só e  precisamos modelá-lo de acordo com nossas necessidades. 

Se o seu desejo é ler mais, precisará encontrar na sua jornada um momento que será destinado apenas para isto. Pode ser antes de dormir ou, mesmo, na hora do almoço.

Escolha essa hora de leitura num momento em que saberá que não será interrompida.


SEJA FLEXÍVEL

Não crie metas surreais de leitura. Por exemplo, se você só tem 20 minutos para ler por dia, tudo bem, leia nesse tempo. De pouco em pouco, o livro vai progredindo e um dia ele acaba. Não se sabote por pensar que não tem tempo.

É melhor aprender um pouco por dia do que nunca abrir o livro!

 

ACORDE MAIS CEDO

Experimente sair 40 minutos antes da cama, arrumar-se e fazer sua leitura sozinha e no silêncio.

Esse novo hábito poderá te surpreender e motivar o seu dia, experimente!

 

LEVE O LIVRO JUNTO

Você nunca saberá o que pode acontecer no seu dia a dia: um trânsito, uma fila, uma espera… Aproveitar esses momentos para dar continuidade a sua leitura, pode ser surpreendente: quando menos esperar, você terá terminado o livro! Pode acreditar!

 

MENOS INTERNET

Com essa era tecnológica, muitas vezes podemos “perder” nosso tempo navegando em mídias sociais ou lendo coisas aleatórias, que não irão acrescentar para a nossa vida (necessariamente).

Esteja alerta e veja em que e como você gasta o seu tempo. Talvez esteja na hora de reduzir suas distrações e ter o propósito de investir no seu tempo com maior sabedoria.

 

Aproveite momentos de leitura para aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas.

Pensando em auxiliar os professores, a curadoria da Diálogos Embalados (Clube de Livros para Professores) faz a seleção de obras que são relevantes no mundo pedagógico. Imagine um clube de livros em que você receba, mensalmente e no conforto de seu lar, livros já pré selecionados por especialistas.

 

Chegou a hora de montar sua biblioteca e aprimorar suas práticas!


 

Gostaria de vivenciar uma nova experiência formativa?

Conheça nosso clube de assinatura de livros

Sobre Livros