Como afirmou o filósofo Platão: “O conhecimento é o alimento da alma”, precisamos estar atentos para alimentarmos tanto nosso corpo físico, quanto nosso corpo intelectual.

Para o docente permanecer motivado e cheio de inspiração, é fundamental  novas informações, estabelecer conexões e  estar em busca de conhecimento.

É sabido que a rotina dos professores é cheia de atividades e tarefas diversas, mas com organização e foco, certamente, você conseguirá tempo para adquirir mais conhecimento.

Confira abaixo nossas dicas:

Rotina

Se você não tem uma rotina definida, será melhor estabelecer uma. Se você já a tem, será preciso visualizá-la.

Colocando no papel todos os horários e locais que você deve estar, perceberá como e quando terá uma lacuna no tempo para inserir o seu tempo precioso de estudos.

Esta escolha dependerá de cada pessoa: pode ser bem cedo (antes do trabalho), no horário do almoço ou antes de dormir. Só você poderá saber qual o melhor horário.

Tempo

Após ter estabelecido a rotina (momento do dia em que estará focado nisso), é hora de estabelecer um tempo em horas.

Você deverá informar todos os membros da família que este será o seu momento. Não deixe que urgências lhe atrapalhem e nem sabote você mesmo – desligue o celular. 

Talvez seja saudável estabelecer de duas até três vezes por semana. Crie um tempo em que você tenha certeza que poderá cumpri-lo.

Disciplina

Como tudo na vida, será necessário ter muita disciplina para conseguir ter êxito neste projeto.

Assim como fazer uma dieta, ficar forte ou aprender a tocar um instrumento, manter-se fiel à rotina estabelecida é o que lhe dará êxito.

No começo pode ser difícil, mas em pouco tempo criará um hábito! Seja perseverante.

Metas

Estabeleça metas para você mesmo. Por exemplo: se o seu objetivo é ler um livro sobre determinado tema, crie uma quantidade certa de páginas para leitura diária e a data estipulada para o término.

Quando você alcançar seu objetivo, comemore! O ato de celebrar uma conquista o fará automotivar-se para criar novas metas!

Praticidade

Deixe os seus materiais de estudo sempre por perto. Você nunca sabe quando terá um folguinha ou se terá que esperar numa fila (sendo um ótima oportunidade para estudar).

Outra dica é se você faz caminhadas ou corridas, pode malhar e ao mesmo tempo escutar especialistas dando palestras por meio de vídeos.

Cuidado

Com tanta tecnologia inserida na nossa rotina, as notícias do mundo e das mídias sociais estão a um “click” de distância.

Preste atenção ao que “rouba” o seu tempo e saiba disciplinar-se para momentos de entretenimento e estudos.

A Diálogos Embalados proporciona para os professores, desde o ensino infantil até o ensino médio, um clube de assinatura de livros pedagógicos selecionados por uma curadoria especial, que irá inspirá-lo para novas práticas, ideias e possibilidades.