“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos”. (Fernando Pessoa)

Fernando Pessoa deixou sacramentado: “as viagens são os viajantes”.

Imprimimos muito do nosso olhar nos lugares por onde passamos, nas pessoas que conhecemos, nas experiências que vivemos. Certamente se formos viajar juntos, cada um de nós terá uma percepção diferente, afinal, somos únicos. Singulares.

Quando um educador investe em uma viagem pedagógica, mais que criar oportunidades maravilhosas para o autoconhecimento e novos aprendizados, ele tem a chance de voltar e transportar tudo que vivenciou aos seus alunos com riqueza de detalhes, revivendo toda esta experiência engrandecedora.

Existem muitas maneiras de utilizar seu próprio amor em viajar para enriquecer suas aulas com seus alunos.

Inspire-se com ideias sobre como usar suas experiências de viagens para educadores em sala de aula:


1. Escreva uma narrativa de viagem
 

As crianças, muitas vezes, mostram -se curiosas para saber sobre o que seus professores fizeram durante as férias ou feriados. Compartilhe uma descrição escrita de um lugar para o qual você viajou e depois peça aos alunos que escrevam os mesmos descrevendo o local em que estiveram.

Não precisa ser um local exótico. Todo mundo já viajou em algum lugar novo, mesmo em sua própria cidade. Ajude-o a treinar a percepção entre o ordinário e o extraordinário da vida – que pode estar em viagens incríveis ou em momentos cotidianos.  

2. Compare feriados entre países 

Se você realizou sua viagem pedagógica durante um feriado comemorado tanto no Brasil quanto no país visitado, você pode criar uma aula comparando as duas culturas e como eles celebram de maneiras diferentes.

Vale montar um álbum com fotos e vídeos e quem sabe, fazer até um quiz para que seus alunos descubram a celebração e identifiquem o feriado. Pode ser uma excelente abordagem para trabalhar semelhanças e diferenças culturais. Se quiser aprofundar o diálogo, abra uma discussão sobre os motivos pelos quais eles acreditam que existem essas diferenças e até mesmo, estudar mais sobre suas origens.

 3. Crie uma autêntica aula de línguas estrangeiras 

Se você ensina uma língua estrangeira e viajará para um lugar onde esse idioma é falado, faça entrevistas breves com falantes nativos. Esta pode ser uma excelente maneira de ouvir sotaques diferentes, gírias regionais e também é uma ótima maneira de conhecer pessoas enquanto você viaja! Se conseguir fazer um planejamento, seus alunos podem pensar em perguntas especiais para os habitantes nativos. Eles se sentirão muito prestigiados em ter respostas diretamente da “fonte”.

 4. Explore origens 
Os alunos geralmente se orgulham de compartilhar suas origens e cultura. Quer sejam imigrantes ou descendentes de imigrantes, peça-lhes que realizem pesquisas e recolham material tanto na forma de pesquisa na Internet / biblioteca como em entrevistas familiares para escrever descrições e criar apresentações sobre o país de origem de suas famílias.


5. Exploração geológica
 
Indo para a praia? Trazer de volta amostras de areia de lugares diferentes para que os alunos possam analisar os grãos pode render uma aula sobre as diferenças entre elas e os motivos por essas diferenças. Você pode até pedir que os alunos tragam também suas próprias amostras quando viajarem.

 6. Comparando literaturas 
Professores de línguas estrangeiras podem pegar comprar alguns livros infantis quando viajam. As crianças vão gostar de saber e experimentar o que as crianças de outros países lêem; a linguagem em livros infantis é geralmente bastante simples para os estudantes. Você pode fazer comparativos entre eles.

Estas foram algumas inspirações para você que ama viajar e que é também educador. Temos certeza que utilizar recursos deste momento tão feliz, traduzirá em seus alunos a mesma felicidade.