Sabe o que é curadoria de conteúdo? Como isso pode ajudar em seus estudos?

Elencamos aqui pra você os três pilares principais da nossa ação de curadoria, para apresentar a importância e relevância deste gesto tão precioso.

Lembra de quantas vezes você entrou em uma livraria em busca de leitura especializada, e um empenhado vendedor lhe disse a frase: “em que posso ajudar?” ou “Qual o título que você deseja”? Pois bem, exatamente aí está estampada a dificuldade de escolha de um livro para qualificar seus estudos. Mesmo com todo o empenho, muitas vezes o atendente por não ser da área em que você atua não corresponde na ajuda. Em geral, acabam oferecendo materiais tidos como “mais vendidos” ou como “consagrados”, mas que efetivamente podem não contemplar seus anseios, ou podem não abordar especificamente os temas desejados. 

Para que essas indicações tenham eficácia e atendam os objetivos de busca, é extremamente importante que os “curadores” conheçam muito o assunto para essa tão importante tarefa. Assim nasce o primeiro pilar da curadoria:

CONHECIMENTO!

Não existe outra forma de unir o desejo e a realização, se não através do conhecimento específico da matéria que se pretende estudar. A Diálogos  carrega consigo uma experiência de mais de dez anos de existência, sempre atuando de forma muito profunda no estudo de todos os temas de relevância para a educação

Nas pessoas de Fabiane Vitiello e Telma Holanda, as principais curadoras da empresa, a Diálogos sedimenta sua missão de entregar o que de melhor se apresenta tanto no mercado literário, como também estão sempre atentas às produções acadêmicas, selecionando e se aprofundando, tanto nas mais conhecidas teorias, como também nas mais recentes teses apresentadas.

Assim, quando um título chega até você tendo passado por este importante filtro, ele traz consigo a certeza de uma escolha adequada e mais do que isso, a contemplação de que a temática abordada realmente agrega valores significativos aos seus estudos.

Além disso, todos sabemos que a leitura é extremamente importante, mas ela carece sempre de complementação. Ouvir e argumentar sobre os temas promove, além das relações interpessoais, um aprofundamento muito significativo do conteúdo. Assim, surge o segundo pilar:

DIVERSIDADE

Como já dito, para além da simples leitura, é extremamente importante que os temas sejam analisados à exaustão. Escutar especialistas nas mais diversas áreas é que realmente aproxima o estudante do estudo. É pensando nisso que a Diálogos atua tão fortemente na oferta de cursos (atualmente todos na modalidade “on line”) abertos tanto para seus assinantes da Diálogos Embalados ( Clube de assinatura de Livros para Professor), como para o público em geral.

Nomes consagrados do Brasil e do exterior estão sempre presentes durante as  ações. É desta forma que a Diálogos possibilita um contato direto com os especialistas de cada área, possibilitando acesso. 

Recentemente, em mais uma parceria bem sucedida, um novo produto oferecido pela Diálogos agrega ainda mais valor à força de curadoria: A Entre_Territórios. Uma plataforma assíncrona de cursos específicos para professores, coordenadores, diretores e gestores e interessados pela Educação.  Um Território que reúne muitos Territórios formando uma grande pangeia educacional.

E complementando o pilar da diversidade, e para vivência prática das temáticas estudadas, a Diálogos oferece as viagens pedagógicas. Levando grupos de professores para as mais inovadoras escolas do Brasil e do mundo o que possibilita conhecer e experimentar as mais variadas e importantes ações pedagógicas, bem como contato direto com costumes e culturas locais, enriquecendo ainda mais seus conhecimentos.

Por último, mas não menos importante, o terceiro pilar:

INTEGRAÇÃO

A partir do conhecimento e da diversidade, a Diálogos promove uma completa integração de todos os elementos de estudo. Sempre buscando a experiência como princípio para viver teoria e prática. Todos os materiais selecionados pela curadoria, bem como as ações de formação, cursos (síncronos e assíncronos), materiais disponibilizados e os destinos das viagens são cuidadosamente integrados, de forma a possibilitar sempre um melhor aproveitamento entre as temáticas. 

Assim, a força da curadoria se apresenta para que o tempo dedicado aos seus estudos tenha o melhor aproveitamento e sejam o mais rico possível. É como entrar numa livraria onde todos os títulos sejam de seu interesse, e onde todo o atendimento seja especializado, de forma a apresentar sempre as melhores propostas aos seus anseios.

Mais do que simplesmente curar as dores, a curadoria é um gesto de cuidado com aqueles que buscam por ampliar seus saberes, respeitando seus desejos e suas necessidades, e trazendo o que há de melhor para o alcance de seus objetivos.