O carinho pela curadoria: O clube de assinantes Diálogos Embalados

Além de um espaço para formação de professores, nós da Diálogos proporcionamos ações que convidam nossos associados a repensar as atividades pedagógicas contemporâneas na relação entre  ensino e a aprendizagem. Uma dessas maneiras que encontramos é o “Diálogos Embalados”: um clube de livro para a troca de experiências e aprendizado constante sobre a educação atual.

O clube de assinantes conta com uma rede de associados que se beneficia de livros que fomentam e promovem novos aprendizados sobre o trabalho pedagógico atual. Todo mês uma temática importante busca enriquecer o conhecimento e compreender diferentes olhares perante a educação.

Mensalmente, em virtude de promover uma melhor prática pedagógica e enriquecer a troca de experiências, pelos olhares de Fabiane Vitiello e Telma Holanda, um livro é escolhido. As pedagogas buscam contemplar as necessidades cotidianas vividas em sala de aula  e, principalmente, os livros que tratam da atividade de ensino que é ser professor no século XXI.

A inquietação e angústia frente às práticas atuais são muitas vezes traduzidas em novos saberes permitidos pelas leituras. Nas ações, as trocas de diálogos e novos tipos de compreensão são também traduzidas nas escolhas de livros que possam ajudar na formação pedagógica do professor.

No kit Embalados há um livro que pode auxiliar no processo de formação que o professor constantemente está inserido. Além disso, os associados recebem um carinho especial o chamado “Mimo” e através dele o afeto das pedagogas.

E, na parte prática, procuramos confluir e traduzir esta relação teórica com a praticidade do cotidiano. A prática é também um manancial de  inspiração para a atividade dos professores. Por isso, em conjunto a estas ações, compartilhamos experiências vividas nos espaços de educação de escolas parceiras.

O encontro com os educadores se dá ora à distância pela parceria com o Clube de livros e a curadoria, ora presencialmente durante as ações de formações, dessa maneira procuramos estar disponíveis neste eterno devir.

A curadoria é uma das maneiras de partilha na busca por mais aprendizado e conhecimento explícita entre nossos associados, parceiros ao ressignificar a educação atual. O processo de traduzir  as angústias e encantamentos faz parte de uma construção criada a partir das trocas de experiências que vivenciamos nas formações.

Nessas reuniões se confluem todo nosso aprendizado. Ensinar só é compreendido quando há também a compreensão do aprendizado. Pela curadoria procuramos mostrar que, antes de tudo, somos companheiros de jornadas e principalmente cuidamos para que a concepção de nossa educação seja cada vez mais emancipadora: facilitando o acesso a experiências que enriqueçam as ações pedagógicas.