Quem são vocês? Que acordam pela manhã com a cabeça cheia de ideias novas a serem apresentadas… Que em grande maioria deixam seus filhos para cuidar dos nossos? Que abrem a porta com um sorriso instalado a nos receber, e abraçam nossos filhos com o mesmo amor entregue aos seus… Que acolhem o choro com seu colo de mãe e acalmam, com sua voz doce, ou a cantar um canto, ou a contar um conto.

Quem são vocês que almoçam em segundos pra poder alimentar os pequenos… Que limpam suas bocas e seus arredores… Que se certificam de que todos estejam saciados… Que os acomoda cuidadosamente em seus cantinhos para um breve soninho?

Quem são vocês que lhes tocam a testa para conferir a temperatura? Que limpam narizes e trocam fraldas? Que controlam horários de remédios e relatam individualmente as ocorrências… Que dedicam escuta, afeto e protagonismo à criança…

Quem são vocês que decodificam as letras e desvendam a leitura? Que promovem a magia das descobertas… Que sujam seus uniformes com as cores das brincadeiras e experiências do dia… Que correm, se escondem e gritam contaminadas pela alegria de todos…

Quem são vocês que aos sábados buscam seu descanso entre livros e formações… Que não se contentam com o que já sabem e se renovam sempre… 

Quem são vocês que corrigem os erros e orientam as condutas? Que apontam caminhos e respeitam escolhas… Que se esperançam nas possibilidades porque reconhecem as aptidões… Que percebem as virtudes e as dificuldades e, a partir disso, dosam as fórmulas…

Quem são vocês que comemoram o sucesso e sentem saudades de muitos e pesares por outros… Que chegam exaustas em casa pra abraçar seus filhos com o que lhes resta de forças, pra mostrar a todos a infinitude de energia que o amor à docência lhes dá…

Eu sei quem vocês são.

Aquelas que engolem o choro e entregam um carinho. Vocês são a força motriz do crescimento humano, as condutoras dos saberes. Vocês são a esperança do mundo melhor que se anuncia. Vocês são aquelas que habitam nossa memória mais remota, com seus perfumes e suas roupas, com suas gargalhadas e gritos. Com sua suavidade. Vocês são um dos ingredientes para a construção de uma infância feliz, a promover um adulto pleno.

São a camada de espuma macia que absorve os impactos dos mais variados interesses que envolvem a escola. Aquelas a quem se dedicam discursos políticos inflamados a prometer atenção, mas que ainda não viram esse dia chegar… 

Mas que saibam, enfim, que vocês são aquelas que estão presentes nas orações de quem guarda, com muito amor, as lembranças de uma infância feliz.  

Vocês são, queridas professoras, os braços alongados da maternidade a alcançar os filhos de todos nós.