Um vírus exponencial e um impacto exponencial. 

Passamos da emoção do medo direto para a notícia da obrigatoriedade de isolamento social. E assim já se passaram 5 meses.

Nestes tempos de recolhimento social em virtude da pandemia desencadeada pela Covid-19 que atingiu tão diretamente a educação, as escolas, os professores, as famílias e as crianças, a Diálogos lançou seu olhar através de novas janelas. 

Em pouco tempo, tivemos que elaborar esta nova configuração de casa, espaços e entregas e nos habituar às videoconferências, que antes usávamos com ressalvas de que isso poderia tirar o vínculo pessoal, do abraço, do calor de estarmos perto uns dos outros

A mudança nos convida a “trocar o pneu com o carro andando” mas se há uma coisa que não dá pra negar é o nosso poder de adaptação. 

E assim, recomeçamos em Diálogos. Trazendo em pauta aquela velha frase já conhecida: “Quando achamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas!”

“Existe previsão para formações online?”

Esta foi uma das grandes perguntas que respondemos mensalmente por algum tempo e que durante a pandemia nos abriu caminhos para olharmos outros horizontes.

Muitas janelas foram abertas e com alegria adentramos a casa de mais de 5.000 pessoas que escolheram estar conosco entre tantas possibilidades! Foram muitas mensagens de carinho e novas pessoas que chegam agora em nossa casa virtual. E nos demos conta de que é possível que muitos de vocês ainda não conheçam a Casa Diálogos. Por isso, pode entrar, a casa é sua! 

Bem vindos a cada um de vocês que, assim como nós, são apaixonados, curiosos, estudiosos e interessados pela educação! 

Sobre a Diálogos

Diálogos é um centro de estudos e formação continuada de professores, atuando há mais de 10 (dez) anos, promovendo ações que envolvem:

– Viagens pedagógicas para grupos de professores, levando-os a conhecer as escolas inovadoras e transformadoras pelo mundo todo;

– Palestras e cursos para formação continuada, trazendo os mais renomados educadores brasileiros e internacionais;

– Curadoria mensal de livros que nos ajuda a repensar a educação e que chega até a casa dos educadores, gestores e apaixonados pela educação por meio de nosso já tão conhecido “envelope laranja”, em um projeto chamado “Diálogos Embalados”.

– Livraria “on-line”, com o que há de melhor na literatura especializada.

As ações de formação, antes exclusivamente presenciais, ganharam salas de aula mais amplas com a implantação do sistema “on-line”. Educadores e educadoras do Brasil, e também de outros países, passaram a compor nossa nova teia de troca saberes e de experiências, ampliando o repertório a partir das mais variadas vivências.

Conteúdos gratuitos para educadores e educadoras 

Além dos cursos online, preparamos algumas páginas especiais para ajudar na formação de professores. E-books, metodologia Montessori, abordagem Reggio Emilia, sugestão de vídeos e livros foram alguns conteúdos criados pensando especialmente em vocês. Caso queiram conhecê-los, os links estão todos abaixo. Prometemos uma leitura bastante especial! 

E-books

– Diálogos, Café e Afeto

– Centenário Loris Malaguzzi – Novos Diálogos em Reggio Emilia

– Como alimentar o bebê?

– Currículo emergencial para educação durante e pós pandemia

– Educação para compreensão 

Páginas especiais

– Ações criativas durante a pandemia

– Indicação de livros

– Indicação de vídeos

-Reggio Emilia

– Maria Montessori 

Blog 

Semanalmente, temos em nosso blog novos conteúdos para auxiliar seu processo formativo. Para receber as atualizações, basta se inscrever em nosso site, ao final de qualquer página, no rodapé.  

Garantimos a confidencialidade das informações e você só receberá os conteúdos se quiser – a qualquer momento, poderá realizar o cancelamento de sua inscrição. 

Newsletter semanal

Criamos ainda, durante a pandemia, 2 (duas) newsletters semanais que chegam ao seu e-mail às segundas e sextas-feiras, trazendo destaques da semana e boas indicações para curtir sábados e domingos de maneira mais leve. 

Para receber, basta seguir o mesmo caminho da inscrição do blog: ao final de qualquer página do nosso site, você pode se cadastrar. 

Diálogos Embalados – o Clube de Assinatura de Livros para educadores

Clube de Assinatura, carinhosamente chamado de Diálogos Embalados, que hoje já chega a mais de 2500 pessoas por todo Brasil e em Portugal, requer investimento mensal de R$ 59,90 (cinquenta e nove reais e noventa centavos), e é composto por um livro escolhido cuidadosamente pela nossa curadoria, uma prática pedagógica inspiradora de escolas inovadoras pelo Brasil, uma carta nossa aos assinantes, e um “mimo” para acarinhar mensalmente nossos assinantes. Não bastasse, promovemos, sempre que possível, um encontro virtual entre assinantes e o autor do livro do mês, gratuitamente!!!

Em nossa livraria, títulos especialmente escolhidos para educadores. A curadoria especializada promove a diminuição da distância entre o professor e a prateleira. As obras disponibilizadas tratam sempre dos assuntos mais relevantes ao universo da educação. Junto deles, livros infantis e para infância também selecionados com todo critério. 

Uma mensagem de afeto

Somos plural. Do lado de cá, saibam que estaremos sempre pensando em soluções que os ajudem, enquanto educadores, a repensar a educação. Mas hoje, gostaríamos de falar com a pessoa além educador. Alguém que com certeza precisou lidar com emoções nem sempre positivas, mas que está, dia após dia, encontrando seus caminhos próprios para atravessar este caminho. 

Pode ser que muitas vezes se sinta solitário. Ou talvez, bastante criativo e enxergando nessa possibilidade um olhar para o novo, para todas as novas possibilidades se abrindo. Pode ser que ainda não tenha se adaptado a este novo cenário, ou que esteja estranhando a ideia de acordar e não poder sair de casa para seus afazeres diários. 

Cada um terá sua própria história para contar. Nós, daqui, teremos sempre muito prazer em ouvi-las para compartilhar todas essas experiências,  formando uma rede de aprendizado mútuo.

Receba nosso abraço afetuoso. 

Estamos juntas. 

Telma e Fabi