Clube de assinatura de livros pedagógicos

CATÁLOGO DE MEMÓRIAS - INVENTÁRIO DE PERDAS OU RELICÁRIO DE CONQUISTAS?

avatar Fábio Monteiro - 07 de Fevereiro de 2019

Dica de leitura por Fábio Monteiro
Dica de leitura por Fábio Monteiro
 
CATÁLOGO DE MEMÓRIAS - INVENTÁRIO DE PERDAS OU RELICÁRIO DE CONQUISTAS? 
 
Já pensaram em fazer um catálogo de memórias? 
 
Escrever um diário de bordo de conquistas e perdas é um ato de coragem!
 
Poderiam começar revirando baús para rever o tempo das escolhas, o momento usado para elaborar e reelaborar a ação cotidiana. Lembrar do desejo embrionário que movimentaram expectativas profissionais, o futuro almejado com bens materiais nunca imaginados no passado recente, sem falar nas muitas viagens pelo mundo e outras alegrias. Mas seria o suficiente para rever sua trajetória, identidade e seu lugar no mundo?
 
Vivemos um tempo em que o prazer imediato é ferramenta de sobrevivência e, geralmente, lembramos do bom e do belo, mesmo sabendo que isso não totaliza quem somos. Esquecemos o que não queremos lembrar para seguirmos incólumes na vida.
 
Catálogo de Perdas, livro escrito pelo premiado João Anzanello Carrascoza e lindas fotografias de Juliana Monteiro Carrascoza, Editora Sesi-SP, é um relicário de narrativas visuais e escritas que sensibilizam nosso imaginário e nos convocam a olhar para nossos álbuns, pegar nossas caixas de fotografias e nos deliciarmos com as lembranças e os esquecimentos que merecem ser acendidas em nossa memória.
 
O livro é inspirado no Acervo do Museum of Broken Rlationships (Zagreb, Croácia ) que recebe acervos pessoais do mundo inteiro, expostos de maneira temporária. Com projeto gráfico da Raquel Matsushita, surpreende o leitor numa relação poética de imagem/texto.
(Ganhou o (Prêmio Aloísio Magalhães - Categoria Projeto Gráfico – e indicado ao Prêmio Jabuti em 2018 - Categoria Conto).
 
Em plena era tecnológica em que a agenda Google nos alerta do nosso compromisso 10 minutos antes do evento, lembrar quem somos é uma escolha emotiva, sensível e humana. Certo que a leitura de Catálogo de Perdas fará um bem imenso, alerto que carregado de emoções, provoca saudade, mas que bem aproveitada será redentor e quem sabe, convide vocês a catalogarem suas memórias também.
 
Livro
 
Screen Shot 2019-02-07 at 14.08.35
 
Catálogo de Perdas, escrito pelo premiado João Anzanello Carrascoza e lindas fotografias de Juliana Monteiro Carrascoza, Editora Sesi-SP
 
 
 
Design sem nome-4
Fábio Monteiro é Historiador e Escritor de livros literários para Infância e
Juventude. Ao escrever essa resenha, pensou nos inúmeros baús
guardados, trajetória e seu lugar no mundo. Dados da Editora Sesi-SP
Catálogo de perdas - Autores: João Anzanello Carrascoza, Juliana Monteiro
Carrascoza
 

Para ter uma nova experiência formativa que tal participar de um  clube de leitura?

 Mensalmente fazemos um processo de curadoria dos livros 
e cuidamos para que nossas escolhas sejam relevantes e contextualizadas a você educador! 

Conheça nosso clube de assinatura de livros

Dicas de leitura