“Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente” (Maria Montessori).

Desde seu nascimento, as crianças são essencialmente esponjas que absorvem todo conhecimento do mundo ao seu redor. E embora elas nasçam aprendizes, ajudá-las com um ambiente eficaz ajuda as crianças a atingir seu pleno potencial.

Um método de escolarização voltado para o desenvolvimento pessoal produz crianças mais maduras, criativas e socialmente adeptas.

Mas o que é o método Montessori?

O Método Montessori é um ambiente educacional preparado para que as crianças possam viver e aprender em liberdade e paz . Com base nas observações aguçadas de Maria Montessori sobre as crianças e em suas percepções sobre como elas aprendem, ela desenvolveu um ambiente com ricos materiais de aprendizagem a fim de atender às necessidades e impulsos de desenvolvimento das crianças.

Montessori viu com os olhos do coração. Ela consistentemente trabalhou para colocar a dignidade ao alcance de todas as crianças. Como médica, seu coração foi para crianças consideradas deficientes e não-educáveis. Ela trabalhou com eles usando materiais práticos e em um ano escolar, eles passaram nos exames estaduais e superaram muitos dos seus chamados pares normais.

A aplicação dessas mesmas técnicas a crianças normais mostrou-se capaz de desbloquear o potencial não visto e não reconhecido anteriormente. Ela viu que as crianças têm mentes absorventes esponjosas nos primeiros seis anos e precisam estar sempre ativas. Ela descobriu “períodos sensíveis” no desenvolvimento, quando certos tipos de aprendizado são fáceis e naturais.

Montessori experimentou e criou materiais didáticos para facilitar o aprendizado espontâneo da criança. Observou que, quando deixadas livres para escolher materiais em um ambiente cuidadosamente preparado, cada criança selecionará o que precisa e quando precisar.

Ela projetou um programa de educação infantil que envolve todas as partes do desenvolvimento de cada criança . Suas salas de aula contêm quatro grandes divisões de trabalho:

  • Vida prática
  • Desenvolvimento sensorial
  • Desenvolvimento de linguagem
  • Preparação inicial da mente matemática

Com a oportunidade de trabalhar por longos períodos de tempo em paz e plena concentração, as crianças se tornam calmas e alegres. Eles aprendem com facilidade através de sua interação com o ambiente, e não através das palavras do professor. Os frutos de um excelente programa Montessori são crianças que amam aprender e estão totalmente engajadas em seu próprio autodesenvolvimento. 

6 grandes benefícios da metodologia Montessori:

  1. As crianças naturalmente aprendem a autodisciplina.
  2. O método Montessori inspira criatividade.
  3. Concentra-se nos principais estágios de desenvolvimento.
  4. Cada criança é valorizada como um indivíduo único.
  5. As crianças montessorianas desenvolvem ordem, coordenação, concentração e independência.
  6. As crianças montessorianas desfrutam da liberdade dentro dos limites.

Cada material em uma sala de aula Montessori suporta um aspecto do desenvolvimento infantil, criando uma correspondência entre os interesses naturais da criança e as atividades disponíveis. As crianças podem aprender através da sua própria experiência e no seu próprio ritmo. E podem responder à qualquer momento às curiosidades naturais que existem em todos os seres humanos e construir uma base sólida para a aprendizagem ao longo da vida.

Neste artigo especial, Marcia Righetti conta mais sobre o que podemos aprender com um ambiente Montessori.