Embalado de setembro – Livro de Severino Antônio e Kátia Tavares

Nossa existência é toda ela envolta em muitas das enormes, e noutras tantas pequenas dicotomias do cotidiano. Passamos ao longo de nossas vidas nos esmerando na compreensão delas, e no quanto nos enriquecemos na vivência do real e do surreal. Possivelmente a questão da vida/morte seja o mais marcante em nós. Se fosse possível um resumo deste binômio, quem sabe poderíamos crer que a vida é real, porque é matéria, porque pulsa, energiza, se renova; a morte é surreal, porque carrega em si as mais diversas teses sobre o que é, e como se processa. Surreal.

Também outras vão nos habitando. Nossos conceitos morais de “certo e errado” vão sendo construídos e tomando conta de nossas decisões. As energias tem seus pólos positivos e negativos. Para cada força gerada, uma outra força nasce.

Entretanto, nas relações pessoais nem sempre é assim. Existem forças que se unem, e passam a gerar suas energias no mesmo sentido. Este é o caso das forças somadas por Severino Antônio e Katia Tavares, na construção da obra: “O voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética”, o livro embalado da Diálogos durante o mês de Setembro. 

“O voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética”

O próprio título já apresenta uma riqueza filosófica que merece muita atenção. A palavra “voo” nos convida ao exercício. Voar pode ser real, pode ser surreal. É possível alçarmos voo numa aeronave, num concerto, na leitura saborosa de um livro, na escuta aguçada de uma criança, no gorjeio dos pássaros. Voar.

Assim se imagina este livro. Uma oportunidade de voar pelas asas de Severino Antônio e Katia Tavares. Tanto pelos olhos e ouvidos do educador, quanto pelos olhos e ouvidos dos estudantes. De toda forma, para todos eles, deve haver disposição ao voo.

Severino Antônio e Katia Tavares

Severino Antônio é Doutor em Educação pela Unicamp, autor de tantas e tão importantes obras sobre a escuta poética, além de poemas e contos. É de sua autoria uma das mais célebres e impactantes frases:

“Falar baixo tem a ver com escuta, ela chama para perto”

Katia Tavares, sua companheira de vida, é educadora, mãe, avó. Mestre em Educação, sua experiência e proximidade com a infância, sua sensibilidade e poesia se somam. Desta soma o nascimento de uma obra especialmente recheada de teoria, prática e poesia. O chão e o céu da escola, o real e o surreal, os amores e as dores, educar e educar-se, inteligência e sensibilidade.

Um voo ofertado a todos

As belíssimas ilustrações ficaram por conta de Elma, consagrada ilustradora de mais de 60 outras obras, enriqueceram com muita graça e encanto, os temas já tão profundos e belos dos autores.

A obra trata de assuntos como:

NO CHÃO E NO CÉU DA ESCOLA- Coleção de mensagens aos professores, pais e estudantes
– O reino das palavras
– A música da vontade

A EDUCAÇÃO DA INTELIGÊNCIA- A contribuição de Reuven Feuerstein
– Teoria da modificabilidade cognitiva
– Metacognição e funções cognitivas
– Feuerstein e Paulo Freire: semelhanças e diferenças

EDUCAR A SENSIBILIDADE, EDUCAR A INTELIGÊNCIA- Somos feitos de histórias
– Etimologias: educar, ensinar, aprender
– Cada criança traz a humanidade inteira
– A poética dos que nascem

CONVIVÊNCIA CRIADORA- Fundamentação teórica
– Considerações sobre a criança do 1º e 2º ano
– Considerações sobre a criança do 3º e 4º ano
– Considerações sobre a criança do 5º ano
– Considerações sobre o pré-adolescente
– Considerações sobre o adolescente

Ao receber mais este livro, nossos assinantes, carinhosamente chamados de “embalados”, serão fomentados em novos aprendizados sobre o trabalho pedagógico atual, com temática importante, para enriquecer o conhecimento e difundir diferentes olhares dos autores, ícones na educação.

A escolha contempla a curadoria atenta dos olhares de Fabiane Vitiello e Telma Holanda. Elas buscam, desde sempre, contemplar as necessidades cotidianas vividas em sala de aula e, principalmente, os livros que tratem de propostas de ensino e aprendizagem e dos desafios em ser professor no século XXI.

Optando pela assinatura, é possível se beneficiar de muitas vantagens, dentre as quais se destacam:

1- Receber, mensalmente, uma obra escolhida cuidadosamente pela curadoria especializada de Telma Holanda e Fabiane Vitiello, fazendo uma ponte direta entre os  educadores e a leitura específica indicada a este público;

2- Conhecer, por intermédio de uma prática pedagógica que acompanha o kit, modelos de atividades desenvolvidas pelas escolas parceiras de todo país, de forma a dar visibilidade e inspiração aos educadores, viabilizando a chegada delas ao maior número de crianças possível;

3- Participar, sempre que possível, de encontros promovidos entre assinantes e os autores dos livros, de forma a aprimorar e aproximar. Estes encontros são carregados de muita riqueza, quando se possibilita a elucidação e compreensão das inquietações provocadas, estimulando sempre o diálogo, a pluralidade e o crescimento;

4- Receber nosso carinho, em forma de presente. Todo mês, um “mimo” para alegrar os corações;

Não bastasse, e abertos a todo público, em nosso blog são veiculados textos com conteúdo diversificado, onde se pode beber de todas as fontes, nos textos de excelente conteúdo produzidos pelos mais conceituados educadores, filósofos e pensadores, professores e pais.

Se você já faz parte de nosso clube, renovamos nossa gratidão por sua confiança. Mas se ainda não fez sua assinatura, esta é uma excelente oportunidade de nos conhecer, e desfrutar de todas as vantagens de ser um embalado”, como carinhosamente nomeamos nossos assinantes.

Desta forma, materializamos nosso desejo de busca por uma educação cada vez melhor, oferecendo qualidade, capilarizando saberes.