O que precisamos saber sobre as melhores técnicas de leitura e compreensão?

Você sabe o que são as estratégias de leitura

Estratégias de leitura são as técnicas que nós leitores podemos nos utilizar para que nossa ação de ler seja acompanhada de informação, ou seja, o que podemos fazer para favorecer a compreensão daquilo de lemos.

Não apenas para a simples decodificação das palavras e das construções das frases, mas para que os assuntos contidos nas linhas e também nas entrelinhas sejam identificados, compreendidos e absorvidos em forma de conhecimento.

Também chamado de procedimento de leituraalém de facilitar a compreensão da leitura, as técnicas favorecem o comportamento leitor e escritor em situações de estudo, fazendo uma ponte entre: lerescrever, entender, selecionar e organizar os dados.

Isabel Solé, educadora, pesquisadora espanhola e autora do livro Estratégias de leitura (Ed. Artmed) nos lembra:

“O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende”

Quais as 4 principais estratégias de leitura?

As 4 principais estratégias de leitura como sendo: 

  1. SELEÇÃO: Ao leitor é entregue a escolha dos textos ou trechos dos textos onde encontre maior grau de seu interesse pessoal para aquele momento. Em geral de aplicação quando da leitura de revistas, jornais ou periódicos. O objetivo é buscar na leitura seu interesse consciente. Importante também para oferecer aos estudantes, evitando-se danos na formação de suas leituras.
  2. ANTECIPAÇÃO: É a estratégia que permite uma previsão daquilo que está por vir, a partir das informações já apresentadas (COMO A LEITURA DO TÍTULO, POR EXEMPLO), ou através das hipóteses que se possam supor. Para contextos mais simples e de maior facilidade de compreensão, é possível eliminar letras em cada uma das palavras, ou sílabas ou até mesmo algumas palavras, antecipando seus significados.
  3. INFERÊNCIA: São as ações que unem as informações previamente presentes no leitor para, complementando e sendo complementada pela leitura, organizem e sejam capazes de formar uma nova informação não existente no texto lido, nem no leitor. Durante a leitura, o leitor busca em si as informações prévias que já tem sobre o assunto e as enriquece com aquelas trazidas pelo autor em seu texto.
  4. VERIFICAÇÃO: A verificação se inicia logo após a antecipação e a inferência, quando o leitor já adentra ao texto e busca pela comprovação de que os objetivos da leitura, já delineados anteriormente, serão atingidos.

Existem outras estratégias de leitura? 

Sim. Alguns estudiosos elencam outras estratégias de leitura que, da mesma forma, estimulam a relação entre a leitura e a compreensão. 

– PENSAR EM VOZ ALTA: Possibilita ao leitor a verbalização de seu pensamento enquanto promove sua leitura. Tem mostrado muita eficácia desta prática que já é amplamente utilizada em sala de aula.

– ANÁLISE DA ESTRUTURA DO TEXTO: Auxilia o leitor no aprendizado da utilização das características contidas nos contextos, tais como o cenário, os problemas, os objetivos, as ações e os resultados, como uma forma de melhor compreender e gravar as informações lidas.

– REPRESENTAÇÃO VISUAL DO TEXTO: São facilitadores da compreensão as ações promovidas pelo leitor, de forma mental, construindo em seu imaginário o cenário específico para o conteúdo lido.

– RESUMO: A partir da leitura, ou durante ela, a seleção dos pontos de destaque de importância e seu registro facilita sua compreensão global.

– QUESTIONAMENTO DO TEXTO: Permite ao leitor alçar pensamentos de suas próprias reflexões acerca do conteúdo lido, possibilitando tanto uma melhor compreensão, como a formação de pensamento crítico a partir do texto lido.

Reconheça as suas estratégias particulares

A partir do conceito de que as estratégias de leitura se destinam ao melhoramento geral das ações: ler, compreender e absorver, cada um de nós pode e deve estar atento às estratégias que nos favoreçam estes movimentos.

Utilizar-se de uma cadeira específica, ou recostar-se em travesseiros confortavelmente posicionados em nossas camas, o grau de intensidade da iluminação que nos seja mais adequado, sob a orquestra do silêncio ou com fundo musical. O que entrega a você as portas abertas para uma leitura mais profunda?

É possível e provável que cada um de nós tenha uma pequena lista para complementar estes exemplos que foram lembrados. Mas queremos apresentar uma reflexão e uma provocação:

NINGÚEM LÊ SOZINHO!

Ou ao menos, não deveria. Especialmente em se tratando de livros  pensados para a sua formação profissional, seja de qual for a modalidade, enquanto lemos (com todas as estratégias que escolhemos adotar), outros leitores também estarão debruçados na mesma leitura. E isso merece observação.

Quanto poderá ser agregado ao nosso conhecimento a possibilidade de acessar as reflexões e conclusões de nossos parceiros? O quanto também poderíamos  contribuir com eles? A leitura pode ser muito mais do que simplesmente uma forma de interação direta entre o autor e o leitor.

É possível, quando compartilhamos as reflexões e aprendizados de nossas leituras, um enriquecimento tanto dos temas contidos naquilo que lemos, quanto na formação de nossas relações pessoais. Quando ler se torna algo plural, entregamos em favor de todos  nossas contribuições pessoais de aprendizado.

Seja qual for a estratégia que adotarmos para os leitores que formamos, ou para o leitor que somos, vale lembrar que não somos sozinhos, não amamos sozinhos, não vivemos sozinhos. Ninguém está sozinho.

Ninguém lê sozinho.