FÉRIAS ESCOLARES: 21 IDEIAS DE ATIVIDADES

Ah… As férias.

Há quem diga que é a melhor fase do ano. Preparativos para as festas de Natal e Ano Novo, famílias unidas em torno dos afazeres, planejamentos, presentes, viagens, descanso. O merecido descanso.

E nossas crianças estão em casa. Para os educadores, suas próprias crianças. E ainda que elas façam parte de todos os nossos planos, é importante estarmos atentos para um fato: elas são crianças e sua infância segue seu ritmo e, portanto, tem suas prioridades.

Durante o ano todo estivemos focados na importância de entregar às crianças as suas possibilidades de brincar e construir seus aprendizados de forma lúdica e respeitosa com seus desejos e necessidades. 

Não é agora, durante as férias escolares, que devemos baixar a guarda. Todo cuidado para não entrega-los ao mundo eletrônico (tão atraente), ainda é pouco. Sendo assim, pensamos em colaborar com algumas dicas de atividades que podem ser muito prazerosas para eles, e certamente também para nós. 

E lembre-se! É momento de oferecer nossa presença! E acredite: seja qual for a atividade escolhida, estar com eles envolvidos na construção e execução dos afazeres é o diferencial mais importante. 

Atividades para crianças até 3 anos de idade

– Presença: esteja com suas crianças! Brinque com elas de qualquer coisa. 
– Papel, lápis de cor, giz de cera e tinta guache – Desenhar, rabiscar, colorir e pintar. Atividades que mobilizam a coordenação motora fina e estimulam as funções táteis, as percepções cromáticas, a criatividade e a concentração.
– Faça uso dos quintais e, caso não tenha um, procure parques, praças ou qualquer espaço onde a natureza ofereça o brincar livre a partir dos elementos naturalmente ofertados.
– Leia para elas. Existe uma infinidade de livros que podem servir de objeto para esta atividade. A leitura fomenta a imaginação da criança, estimula sua atenção e acalma, além de formar vínculo afetivo.

Atividades para crianças entre 4 e 6 anos de idade

– Presença: esteja com suas crianças! Brinque com elas de qualquer coisa.
– Festa do pijama em família: Um excelente momento de descontração, onde pequenas regras podem ser quebradas, como fazer pequenas refeições na cama. Aproxima as relações e por consequência os laços afetivos. 
– Rodas de leitura: Promover a leitura compartilhada é uma forma de validar o aprendizado das crianças. Elas se sentem parte e ficam orgulhosas de suas conquistas. 
– Criação de instrumentos musicais com materiais reciclados: Além de barulhento, pode ser muito divertido. Construir “com”, e não apenas “para” as crianças é uma forma de estimular a criatividade e dar vazão às narrativas que certamente surgirão. Permitir a exploração sonora dos objetos e deixar que as músicas sejam compostas. Garantia de boas risadas.
– Mural de fotos: Possivelmente o momento de maior facilidade na construção afetiva. Hora de revirar os velhos baús de fotos e fazer um passeio ao passado, para levar seus filhos numa viagem ao passado. Rever e reviver momentos e pessoas importantes de nossa história, e dividir com as crianças esse tesouro.
– Caça ao tesouro: Basta esconder algum objeto e deixar que eles encontrem. Vale orientar com as dicas – “tá frio… tá esquentando…” – Esta brincadeira estimula o raciocínio lógico e a criação de estratégias. Esconder pequenas guloseimas também vale…

Atividades para crianças de 7 a 13 anos de idade

– Presença: esteja com suas crianças! Brinque com elas de qualquer coisa.
– Descubra o título usando emojis: Mesmo que os emojis sejam um elemento do mundo digital, vale a pesquisa antecipada para imprimir e recortar alguns deles. A criatividade será exercitada livremente, tanto para títulos de música, filmes ou frases. A diversão será garantida.  
– Monte um sistema de compostagem: Em tempos de tanta preocupação com o meio ambiente, a criação de pequenos tanques de compostagem pode ser muito proveitosa para a educação e formação de responsabilidade ambiental. 
– Plante: Toda aproximação com a natureza é absolutamente válida. Para quem tem um quintal, um sítio, ou para quem apenas um vaso. Pode se utilizar de hortaliças, flores, frutas. A ideia é que as crianças percebam a ação da natureza na criação da vida.
– Crie uma história: Caixas cheias de objetos variados e estamos prontos para a criação de histórias. A cada período de tempo, um objeto retirado deve ser incorporado ao conto. Uma forma muito engraçada de estimular a criação de narrativas a partir de elementos variados.
– Caixa de sensações: Olhos vendados e materiais com texturas e aromas variados. Hora de descobrir do que se trata, a partir do tato e o olfato. Muito divertido e estimulante dos sentidos e da confiança.
– Complete a música: Cante um trecho de uma música conhecida e deixe que se lembrem do próximo trecho. Muito interessante para memorização e, de quebra, possibilita o cantar em grupo.

 

Atividades para jovens de 14 a 17 anos de idade

– Presença: esteja com seus adolescentes! Tenha a confiança deles.
– Verdade ou desafio: Também pode ser preparado com antecedência. Perguntas divertidas e engraçadas podem ser encontradas na internet. Gire uma garrafa. A pessoa para quem ficar apontado o bico deve responder uma pergunta com a verdade, ou pagar um desafio. Muito divertido!
– Jogos de tabuleiro: Se a turma for pequena, pequenos torneios de damas, gamão, xadrez, dominó. Passatempos tradicionais, mas ainda muito interessantes.
– Truques de mágica, adivinhação ou mímica. O corpo e a criatividade em ação.

Seja como for, observe que nossa ideia é verdadeiramente de aproximação, convívio, estreitamento dos laços afetivos. O material humano é o melhor objeto. Sejam quais forem suas escolhas, elas encontrarão maior aproveitamento na presença e na relação. 

As férias devem ser uma oportunidade de sedimentação das relações, para que se transformem em boas lembranças e memórias felizes para todos nós. Brinquemos todos juntos em nome do afeto que deve ser o catalizador de nossos convívios, pessoais, profissionais e familiares.

Bora?