FÉRIAS ESCOLARES: A IMPORTÂNCIA DA PAUSA PARA OS PROFESSORES

Reunião de pais, preparação das aulas, cotidiano intenso, rotinas, atividades, estudos. 

A saúde mental dos professores precisa ser cuidada, e as férias escolares são o momento de merecido descanso. Hora de cuidar dos próprios desejos, das próprias aventuras, de entregar-se ao seu momento de protagonismo, e até do ócio.

Muito mais do que apenas um direito assegurado pelas leis trabalhistas, as férias tem função fundamental na manutenção da saúde física e mental de todos nós. Para os professores isso não é diferente.

Os benefícios da pausa

O sucesso profissional a que tanto nos esforçamos para atingir, precisa necessariamente de pausas para manutenção de nossa sanidade. Para algumas categorias profissionais é possível pequenas pausas de 10 ou quinze minutos a cada período de hora trabalhada. Entretanto, para os professores isto é absolutamente impossível.

Educadores, especialmente aqueles mais dedicados, estão com seus pensamentos tomados quase que integralmente seja na elaboração de propostas, na seleção de materiais, nos estudos e formação, na leitura e no aprendizado constante. As pequenas pausas de descanso simplesmente não existem.

Sendo assim, as férias escolares podem ser muito significativas para a saúde dos educadores. É tempo de respirar mais pausadamente, sentir a expansão de seus pulmões com a brisa fresca da manhã.

Nossa capacidade cognitiva fica comprometida quando nosso cérebro está cansado. Fazer com ele vibre em uma intensidade menor, com caminhadas e passeios sem pressa, atividades de menor intensidade emocional, leitura aprazível, contemplação da natureza, se possível.

Diminuir o ritmo além de descansar a mente traz muito conforto aos olhos. Buscar menos foco e mais amplitude ao olhar pode ser muito benéfico à vista. Os olhos cansados podem proporcionar dores de cabeça, enxaquecas, além dos danos oculares mais comuns como miopia, astigmatismo, cataratas. Dê aos seus olhos as paisagens mais agradáveis.

Assim também nosso corpo. Exercícios leves como caminhadas, alongamentos, ioga, pilates, ou até mesmo a completa ausência de movimentos. O bom e velho cochilo após a refeição, entregar-se ao ócio do corpo numa rede entre árvores, ou na esteira sobre a areia de uma praia podem ser muito benéficos. 

Faça planos para seu futuro. Assim como estimulamos a criatividade em nossas crianças, estimule-a em você também. Imagine mudanças em sua casa, troque móveis de lugar, faça caminhos diferentes para os lugares de sempre e, se puder, descubra novos lugares.

Quando escapamos da rotina, criamos novas possibilidades em nossas vidas e somos capazes, assim como as crianças, de criar nossas novas narrativas de vida. Para cada nova história a ser contada, um novo começo deve ser criado. 

Os educadores são seres de muita interação, e a tensão provocada pelo cotidiano tão intenso é capaz de interferir negativamente nas relações. Estar de bem com seu corpo e consequentemente menos tenso vai favorecer suas relações interpessoais. Seja com seus familiares e amigos ou com suas crianças e seus colegas de trabalho. 

Sente-se sem pressa para um café com bolo. Converse longamente com as pessoas queridas sobre assuntos mais leves e despretensiosos. Brinque e passeie com seu animal de estimação e espalhe um sorriso por onde for. Olhe as pessoas nos olhos e diga sempre: “bom dia”. Sorria para eles, e para a vida.

Seja criativo com as questões que precisem solução rápida. Opte pela simplicidade e descomplique os processos. A sensação de dever cumprido pode surgir nas ações mais singelas e inesperadas. Desapegue-se das formalidades excessivas.

Não espere muito. Se acreditamos que a vida é curta, imagine nossas férias. Ainda que sua viagem esteja marcada para daqui a alguns dias, não espere! Desligue-se das tarefas mais cansativas, ouça sua música favorita com o volume um pouco mais alto. Dance e cante enquanto espera.

Desligue os despertadores e os alarmes de seus aparelhos eletrônicos. Se possível, desligue-os também. Busque suas redes sociais mais antigas, como ir ao clube, visitar amigos. Troque o “like” por um abraço presencial, ainda considerando os cuidados necessários para o momento. Aceite os convites das pessoas não apenas para entrar em “grupos” virtuais. Vá até eles e participe de suas histórias.

Estes pequenos movimentos vão fazer muito mais por você do que renovar suas forças para o recomeço de um novo ano. Eles vão retomar sua esperança em dias melhores. Eles vão fortalecer suas relações com as pessoas que você ama. Sentir-se amado e querido nos move para um lugar muito confortável. 

Descanse. Repouse seus sentimentos num ombro amigo, reencontre o colo dos seus maiores amores. Faça de suas férias não apenas uma pausa do trabalho, mas um reencontro consigo mesmo, na construção de novos encontros e na alimentação do que nos move em favor da educação. O amor!