Clube de assinatura de livros pedagógicos

Maria Montessori - Um registro de créditos

avatar Eduardo Ferreira - 01 de Novembro de 2019

maria montessori

Uma das mais brilhantes mulheres da história da humanidade. Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em Chiaravalle, Itália, aos 31 de agosto de 1870. Médica e pedagoga e criadora do método de ensino dos mais reconhecidos e adotados no mundo: “Pedagogia Científica”. Nas palavras de Mario, seu filho, foi ela quem “descobriu a criança” e revolucionou a educação a partir da forma de se relacionar com ela, reconhecendo e respeitando-a como indivíduo.  Detentora de um currículo de vida dos mais impressionantes, desbravou um mundo eminentemente machista, dorido pelos efeitos da guerra, e suas conquistas não caberiam no pequeno espaço deste blog.

Mas onde está Maria Montessori

Conquanto seu método seja objeto de estudo e já tenha passado, ao longo de muitas décadas, por todos os testes de eficácia, tanto em teoria como no exercício da prática, existem pouquíssimos materiais disponíveis a seu respeito nos ambientes acadêmicos. É bastante comum ouvir alunos de pedagogia, às vésperas de sua formatura, relatarem que “já ouviram algo” sobre Montessori, como se fosse possível conhecer, a ela e a sua obra, num simples resumo de “algo”.         

É imperioso que se abra uma reflexão a esse respeito. Maria Montessori precisa receber de nós as honras de seus méritos não apenas pelas escolas que trazem orgulhosamente seu nome. Mas o aprofundamento dos estudos sobre sua generosa obra nos conduzirá, certamente, à conclusão de que muito do que se anuncia “inovador, moderno e contemporâneo”, já havia sido preconizado por ela há mais de um século. Reconhecer a criança e seu protagonismo, atenção à ambientação com propostas de “salas sem paredes” e a disponibilização dos materiais de forma a serem absolutamente acessíveis aos pequenos são algumas destas “novidades”.

Nesse próximo ano em que se há de celebrar os 150 anos de seu nascimento, façamos um exercício de reconhecimento de sua importância. Deixemos que a curiosidade em conhece-la nos conduza a descobertas e constatações muito enriquecedoras, para concluirmos o quão breve possível, que Maria Montessori é fonte de água revigorante e cristalina que vem sendo bebida ao longo do tempo, e objetivamente é a única e verdadeira “fonte da juventude” de que se tem notícia, porque aos sedentos que dela buscam, sempre hão de encontrar uma velha novidade. 

 

Lançamento sobre Maria Montessori no Clube de Livros Diálogos Embalados:

Saiba mais

De professor para professor