METODOLOGIAS ATIVAS – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Uma estratégia de ensino alternativo que tem em seu cerne o incentivo às crianças no aprendizado autônomo e participativo, utilizando-se de problemas e situações cotidianas reais, estimulando o pensar adiante, a iniciativa e o debate livre na construção das soluções.

Entregando o protagonismo aos estudantes, o professor se coloca em estado de coadjuvante no processo.

 

Como surgiu a ideia das metodologias ativas?

Não se pode afirmar categoricamente quem seria o criador das metodologias ativas. A filosofia de Sócrates (século V A.C.) já havia deixado alguns escritos sugerindo a ideia de aprendizagem a partir de ações práticas.

Entretanto, John Dewey trouxe aprofundamentos bastante significativos sobre esta metodologia nos anos 30. Vygotsky, Rogers, Knowles e Paulo Freire também defendiam seus princípios, ainda que não tenham feito menção exata à nomenclatura.

Atualmente, um dos maiores defensores da metodologia ativa é o professor José Manuel Morán Costas, autor de diversas obras que aprofundam o estudo sobre o assunto.

Conheça os quatro pilares das metodologias ativas

A partir do conceito central do protagonismo do estudante e da participação ativa no desenvolvimento das estratégias e do compartilhamento coletivo das soluções, a metodologia ativa se funda em quatro pilares centrais:– Aprendizagem baseada em problema
– Aprendizagem baseada em projetos
– Sala de aula invertida
– Aprendizagem baseada em times

Aprendizagem baseada em problema

A partir do fato concreto de que nosso cotidiano é cercado de situações-problema, e que devemos estar preparados para as soluções mais racionais e eficazes possível, a aprendizagem baseada em problema apresenta às crianças uma inserção gradativa a este universo.

Sua estruturação deve aproximar os conteúdos pedagógicos das soluções dos problemas propostos, ao invés de separá-los por matérias. Nesta estratégia os conteúdos se entrelaçam de forma harmônica, proporcionando engajamento dos estudantes e a oportunidade de acesso à informação por sua própria iniciativa. 

Aprendizagem baseada em projetos

Também conhecido por PBL (Project Based Learning). Nele as propostas de desenvolvimento de projetos são criadas de forma a favorecer os conteúdos. Afastando-se das práticas convencionais de simples entrega, aqui os estudantes são convidados a participar ativamente do desenvolvimento dos temas.

Desta forma, por intermédio da autonomia, da investigação, do desenvolvimento de construções lógicas particulares, este modelo favorece e incentiva a construção das competências por intermédio do protagonismo do estudante.

Sala de aula invertida

sala de aula invertida é, como o próprio nome sugere, a transformação da sala de aula convencional e expositiva num outro conceito, além dos muros da escola. Os alunos passam a ter contato com os conteúdos em casa e a sala de aula de aula fica destinada às atividades que se desenvolvem a partir dos estudos.

professor deixa de ser o “entregador” de matérias e assume o papel fundamental de mediador das discussões sobre os conteúdos apresentados. Esta apresentação se dá por intermédio de vídeo-aulas, que podem ser síncronas ou assíncronas, ou qualquer outro recurso que o professor disponibilize, mais ou menos tecnológico.

Mas não pense que sua construção é a simples entrega de matéria para estudo em casa para que, em sala de aula, se possa aferir se houve ou não a absorção do conteúdo. A sala de aula invertida exige quatro posturas estruturais:– Ambiente flexível: os estudantes escolhem quando e onde aprendem, flexibilizando a sequência de aprendizagem individual e a forma de avaliação.
– Cultura de aprendizagem: entrega aos estudantes a responsabilidade da instrução.
– Conteúdo dirigido: os educadores ajudam na compreensão conceitual e determinam o que ensinar e quais matérias devem ser acessadas.
– Educador profissional: neste modelo o educador é intensamente demandado, apresentando devolutivas imediatas, aceita críticas e lida com o caos controlado em sala de aula.

Aprendizagem baseada em times

Team-based learning (TBL). Esta proposta favorece o trabalho em equipe, com a utilização de pequenos subgrupos de aprendizagem, especialmente utilizada em turmas mais volumosas.

A formação destes grupos é feita pelos educadores e deve favorecer a diversidade de forma a torná-los mais equilibrados. A partir daí, as propostas apresentadas aos grupos deve seguir alguns conceitos:

– Problema significativo: o conteúdo proposto precisa ser importante e próximo à realidade das crianças;
– Mesmo problema: a mesma proposta para todos os grupos; 
– Escolha específica
– Relatos simultâneos

Além de favorecer a construção individual de responsabilidade, também promove a integração e as inter-relações. Além de serem avaliados individualmente e em grupo, os estudantes tem a possibilidade de avaliar-se entre si, o que aumenta sua responsabilidade na construção dos projetos.

Como introduzir metodologias ativas?

Uma das principais características das metodologias ativas é a possibilidade de introdução pontual e gradativa em nossas escolas. E acredite: é experiência extraordinária. Entregar às crianças a possibilidade de dirigir suas pesquisas, apresentar suas atividades, reunir-se em grupos, compartilhar com seus colegas e educadores suas estratégias de ensino-aprendizagem pode promover uma revolução em nossas atividades cotidianas.

Se você já experimentou, compartilhe conosco suas impressões.