Atualmente encontramos inúmeros artigos e pesquisas que demonstram o impacto
positivo do ensino da Música no desenvolvimento integral do ser humano. Novas abordagens na área continuam a surgir e, atreladas a elas, dúvidas de qual escolha fazer diante de tantas opções disponíveis.

Explico: estando em contato diário com profissionais da área da Educação e pais que,
conscientes dos benefícios da aprendizagem da música para criança, procuram-me ansiosos para saber qual a melhor atividade musical para iniciar os estudos na área, qual idade ideal para começar, o melhor instrumento, o mais fácil e assim por diante…

Aprecio com carinho todos aqueles constatam que a Música é um valioso aliado para a
educação de seus alunos e filhos, e têm o cuidado de oferecer às crianças essa experiência tão única. E, com o mesmo apreço, divago agora sobre a atenção para não transformar essa oportunidade numa experiência mal sucedida.

A música na escola, assim como as demais áreas de conhecimento, faz-se presente no
currículo com propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem do aluno em sua
plenitude.

Na educação infantil, cantar, dançar e explorar sons do corpo e de instrumentos
musicais em grupo numa perspectiva lúdica facilita e favorece o desenvolvimento das
habilidades linguísticas, afetivas, sociais e psicomotoras.

No Ensino Fundamental, geralmente uma vez por semana, aprenderão algum instrumento que ofereça à turma a experiência de aprimorar as habilidades musicais e psicomotoras percebendo sua relação com o todo.

Significa que estarão constantemente trabalhando de forma cooperativa, aprendendo a ouvir uns aos outros enquanto buscam soluções para que a sintonia do grupo aconteça, superando os desafios que o aprendizado da Música traz, sejam de cunho específico (a conexão dos processos rítmico, melódico, vocal…) ou geral (psicomotor, cognitivo, afetivo, social).

Aulas particulares de instrumento oportunizarão o complemento da aprendizagem na
escola, pois nessa ocasião a criança estará sob um diferente olhar, focado nas especificidades da linguagem musical.

Essa vivência, por sua vez, oferece ao aluno as vantagens de um desenvolvimento psicomotor específico que desafia a criança em um contínuo processo de aprendizagem que demanda tempo, paciência e perseverança. Tais habilidades são fundamentais para as conquistas cognitivas e favorecem o desenvolvimento da autoestima.

Contudo, é muito importante que pais e professores compreendam que o processo de
aprendizagem é mais valioso que um resultado final, pois é durante a contínua atividade que as diferentes habilidades estabelecem conexões que aprimoram as funções cerebrais e propicia a satisfação.

Aguardar um produto final ou trabalhar em função dele frequentemente gera expectativas irreais que frustram o aluno em sua jornada prejudicando seu envolvimento e motivação – a essência para que a criança sinta-se realizada, capaz e disposta a superar novos desafios.

Portanto, o processo de aprendizagem Musical – quando aplicado de forma adequada
livre de expectativas (essas cabem ao professor) na intenção de apoiar o crescimento pleno do ser humano – oferece constantemente o benefício do desafio e da superação, contribui para que a criança aprenda a lidar com suas frustrações, supere obstáculos e celebre suas próprias conquistas, uma vantagem que vai além da competência musical, englobando todos os âmbitos sociais e propriedades intelectuais.

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Resumo Biográfico | Roberta Bonelli Braga

Graduada em Música/ Licenciatura e Pedagogia, trabalhou em projetos sociais e redes privadas como Pedagoga e Especialista em Música bilíngue, atuando hoje como professora Especialista de Música em todas as divisões educacionais na Chapel School, localizada em São Paulo. Pesquisadora de diversas práticas e filosofias da Educação, especializou-se recentemente em Orff Schulwerk nos EUA. Atualmente cursa “Os Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf”, ministra formações em congressos nacionais e internacionais  e presta consultorias em programas curriculares de música e implementação de práticas musicais integradas às demais áreas do conhecimento. Fundadora e administradora dos canais relacionados à página “Music at School: A Survival Guide for All Teachers”, tem a intenção de promover a conscientização da importância da Música no desenvolvimento integral da criança, auxiliando e inspirando profissionais de todas as áreas a implementar Música e Movimento em seus currículos disciplinares.