Por Fabiane Vitiello, em novembro de 2016*

A Diálogos nasceu sem ter consciência disso. Talvez essa seja uma das afirmações mais usadas por nós durante esse período. Nascemos sem sabê-lo.

Novembro trás consigo nosso primeiro setênio.

O Universo diz que as fases da gestação, nascimento, nutrição e crescimento se entrelaçam nos sete primeiros anos. Rudolf Steiner, que tanto compõe as nossas ações, nos coloca também que o madurecimento da humanidade desenvolvesse ao longo desse tempo.

Me pego pensando no primeiro setênio da Diálogos… Tantos encontros aconteceram entre pessoas, pedagogias, crenças, infâncias, tempos distintos, olhares diversos e tantos outros aspectos relacionados a vida pessoal e profissional. Quantas alterações de postura esses anos nos permitiram ? Muitos conhecimentos ressignificados. Muita vida passou e ficou em nós.

Outro dia um amigo querido nos lançou uma pergunta – vocês duas têm ideia do movimento social que possibilitam? Vocês sabem que a Diálogos causa impacto na vida das pessoas socialmente?

Ficamos a pensar, ficamos a enxergar o tamanho que nossos Diálogos, acrescidos de tantas vozes que estão conosco, causam e transformam. Nos sentimos mexidas pelas questões lançadas por esse amigo.

Minha irmã, love you, sempre carregou na ponta da língua a seguinte frase – vocês duas não sabem o tamanho que possuem. Talvez o tempo de amadurecimento tão esperado esteja chegando.

Desde julho, ao passarmos por uma experiência indescritível, conseguimos deslocar o nosso olhar e passar a enxergar a Diálogos em outra dimensão e contexto. Nos fortalece-nos. Certamente a chegada da Diálogos Embalados deu-se por esse aspecto. A Embalados veio para que pudéssemos diminuir distâncias e possibilitar formação de qualidade aos 4 cantos do Brasil.

Passamos a crer no lugar que ocupamos e no quanto estar em relação nos trouxe uma alimentação mútua de crescimento. A Diálogos faz sete anos, o Universo nos brinda com um outro presente, que logo será desembrulhado tendo vocês como protagonistas.

Descrever a minha sensação seria impossível ! Alguém já disse que quando a felicidade é tamanha ocorre um alargamento nos lábios. Esse alargamento está em mim e, certamente na Telma.

O Universo está nos dando provas de nosso merecimento, mas acima de tudo, do compromisso firmado, totalmente inconsciente, em 2009 quando realizamos a primeira viagem com um grupo de educadoras.

A Diálogos, para mim, sempre foi uma escolha de vida. A Diálogos me abriu uma ferida que dura a cicatrizar, mas que se torna cada vez mais amena ao ver o poder de transformação que ela possibilita. Ao ver posturas alteradas, ao ver brilho no olhar de educadoras, ao ver diversão. A Diálogos me fez melhor.

A Diálogos se fortaleceu nesses anos porque vocês nos deram esse lugar.

Entre felicidade que escorre pelos olhos e um amor imenso que domina meu coração só tenho a agradecer pelos sete anos de vida e por vocês acreditarem em nós, mas acima de tudo, na capacidade de transformação do ser humano.