Além de um espaço para formação de professores, nós da Diálogos proporcionamos ações que convidam nossos associados a repensar as atividades pedagógicas contemporâneas na relação entre ensino e a aprendizagem. Dentre elas, o clube de assinaturas: “Diálogos Embalados”Com um investimento mensal bastante acessível (apenas R$59,90 por mês – ou R$69,90 para kits anteriores), os associados recebem em suas casas com FRETE GRÁTIS, um livro formativo, escolhido com muito critério por nossa curadoria, uma relevante prática pedagógica de escolas referência a servir de fonte inspiradora, e um “mimo” sempre carregado de muito afeto.

Os assinantes, carinhosamente chamados de “embalados”, se beneficiam de livros que fomentam e promovem novos aprendizados sobre o trabalho pedagógico atual. Todo mês uma temática importante busca enriquecer o conhecimento e difundir diferentes olhares de autores ícones na educação.

Mensalmente, sob a curadoria atenta dos olhares de Fabiane Vitiello e Telma Holanda, um livro é escolhido. Elas buscam contemplar as necessidades cotidianas vividas em sala de aula e, principalmente, os livros que tratam de propostas de ensino e aprendizagem e dos desafios em ser professor no século XXI.

A ideia da curadoria surge da inquietação e da angústia nascidas nas práticas e nas ações. Minimizar a dificuldade de escolha de boa literatura formativa, promovendo as escolhas de livros que possam ajudar na formação pedagógica do professor, é a nossa marca registrada.

Assim, procuramos estabelecer uma conexão entre o conteúdo científico e prático, de forma que se estabeleça nos leitores uma boa capacidade reflexiva. Além disso, os associados recebem um carinho especial o chamado “mimo” e através dele o afeto das pedagogas.

O encontro com os educadores nas formações em nossa “casa” se dá ora à distância pela parceria com o Clube de livros e a curadoria, ora presencialmente durante as ações de formações, e mais recentemente de forma virtual, em encontros “on-line”, dessa maneira procuramos estar disponíveis neste eterno devir.

A curadoria é uma das maneiras de partilha na busca por mais aprendizado e conhecimento, explícita entre nossos associados, parceiros ao ressignificar a educação atual. O processo de traduzir as angústias e encantamentos faz parte de uma construção, que se estabelece a partir das trocas de experiências vividas nas formações.

Nessas reuniões se confluem todo nosso aprendizado. Ensinar só é compreendido quando há também a compreensão do aprendizado. Pela curadoria procuramos mostrar que, antes de tudo, somos companheiros de jornadas e principalmente cuidamos para que a concepção de nossa educação seja cada vez mais emancipadora: facilitando o acesso a experiências que enriqueçam as ações pedagógicas.