O que significa estar formado? Quando acabamos a graduação, estamos prontos para quê? O quanto a leitura está inserida na vida daquele que a ensina?

Entender a nossa profissão como uma escolha e acreditar na capacidade de transformação do ser humano são premissas para o trabalho diário. As mudanças atuais, a concepção que se carrega de criança, o papel do adulto na contemporaneidade faz com que a atualização constante seja uma obrigatoriedade dessa escolha de vida.  Por ser uma profissão tão desafiadora e com um poder absoluto de influenciar pessoas, faz-se mais do que necessário que o docente mantenha-se conectado com a leitura: seja através de livros literários ou específicos de uma área.

O ser humano passa a vida inteira aprendendo e, o professor, também. Já disse o mestre Paulo Freire: o conhecimento é algo sempre inacabado.

Como dizer que estamos formados?

A formação é contínua, afinal, lidamos com algo orgânico e em transformação: seres humanos que estão inseridos em uma sociedade, também, em transformação.

É importante que o professor tenha clareza que essa formação que o acompanha servirá como base para motivação, força e inspiração, poderá ser sua parceira em horas difíceis.

É importante compreender o cenário no qual você atua, conseguir se estruturar-se por boas  ferramentas e inspirar-se em histórias que deram certo – afinal – por meio delas, você poderá repensar e recriar as suas práticas.

Confira abaixo possibilidades diferentes para uma formação contínua:

CURSOS

Atualmente, as opções para cursos são diversificadas: desde presencial até EAD – Ensino à Distância. Existe um conceito muito interessante, que são ações de formação: encontros presenciais em que professores de escolas diversas se encontram para compartilhar experiências sobre determinados temas.

VIAGENS PEDAGÓGICAS

Quando experienciamos, na vida real, aquilo que lemos nos livros, transpassamos a abstração da mente e usufruirmos da materialidade e, assim,  crescemos com as múltiplas conexões. As viagens pedagógicas são experiências riquíssimas, impregnadas de significância e cultura, ampliando nosso conhecimento de mundo, alinhando, afinando e transformando o olhar dos educadores.

LEITURA

Por meio de livros que abordam o universo da pedagogia, é possível que os professores se inspirem, motivem e fortaleçam suas práticas.

Diálogos Embalados é uma curadoria, onde especialistas fazem toda a seleção de livros que impactam a vida do professor, agregando conteúdo e valor, num sistema de clube de assinatura de livros pedagógicos.

Quanto mais aprimoramos nossa atuação, dominaremos nosso ofício com mais confiança e teremos êxito em nossas ações. A sociedade precisa de professores fortes e capazes de influenciar o mundo.