2019 – É movimento que se diz?

A Física, totalmente racional, insiste em conceituar movimento como uma variação de posição espacial de um objeto.  Nós duas, preferimos preencher com poesia o mundo acadêmico, e arriscamos olhar para o movimento vivido pela Diálogos em 2019 da seguinte maneira: 

Movimento que embala estudo. Livros tecidos de esperança que chegam as mãos desejosas por mais qualidade de educadoras brasileiras e portuguesas, mensalmente. Assim foi o ano ofertado aos associados que participam do clube de leitura Diálogos Embalados. 

Movimento de abrir-se ao novo. Desequilibrar-se, sair da zona de conforto, confrontar ideias, ver com novos olhos, aguçar e acreditar em sua própria possibilidade de mudança. 

Movimento de deslocar-se. Centenas e centenas de educadores que entraram na vila, onde está nossa casa, carregavam no peito a crença na capacidade de transformação do ser humano. Através de passos rápidos, muitas vezes fugindo da garoa e buscando diminuir a distância entre a entrada da vila e a casa ou, outras vezes, levando o olhar para passear pelos muros estreitos que denotam a passagem do tempo e contam as memórias de quem por aqui já passou. Todos com uma certeza, educação se faz no coletivo. 

Movimento de entrega. Permitir-se não saber. Exercitar a ética do encontro, onde se acolhe o outro com o que ele pode ofertar no momento, com suas dores e amores. Fazer-se presente na presença e crescer nas e pelas relações. 

Movimento de vai e vem. Por aqui foi um tal de coloca cadeira, tira cadeira, puxa mesa, empurra sofá, cuidado com o tapete, olhe o balcão! Tudo para atender ao grupo de professoras que só faz crescer em nossos encontros de formação. As paredes da casa Diálogos alargaram para receber tanta gente querida e nós alteramos o espaço por muitas vezes para que você pudesse sentir –se em casa, mesmo fora de casa!

Movimento de pensamentos/ideias. Foram tantas! Sempre considerando a responsabilidade que temos com a educação e com as experiências que gostaríamos que você vivesse, educadora. 

Como disse, sabiamente, Malaguzzi: Pedagogia é movimento. 

Porque movimento se faz todos os dias através das ações, das relações e da vida. 

Sigamos juntos em muito movimento nesse ano que se inicia.