PEDAGOGIA WALDORF

Ainda na linha das pedagogias alternativas vamos falar um pouco sobre a proposta Waldorf, que tem sua base de sustentação na visão antropológica onde o ser humano é compreendido como um harmonioso conjunto que abarca três elementos: o físico, o anímico e o espiritual.

Assim, sua pedagogia fundamenta as suas práticas no desenvolvimento da criança de forma integral e equilibrada entre suas habilidades físicas, seus potenciais cognitivos, artísticos e emocionais, de forma com que se desenvolvam em todas elas.

Como surgiu a pedagogia Waldorf?

A pedagogia Waldorf surgiu em meio à desordem social provocada pela Primeira Guerra Mundial. No desejo de reconstrução da Europa, muitos buscavam novas orientações de organização social que haviam sido absolutamente comprometidas pela guerra.

Dentre eles, Rudolf Steiner era um dos que buscavam novos formatos de autogestão e reorganização social a partir de movimentos de exercício de cidadania na Alemanha, mais especificamente em Württemberg, adotando princípios da Trimembração do Organismo Social.

Estes princípios derivam da ideia de que a sociedade e os organismos sociais devem ser organizados, analogamente, como o a constituição física humana: cabeça, tronco e membros. Ela também divide as fases da criança em três setênios: 0 a 7 anos – busca pelo desenvolvimento físico; 7 a 14 anos – foca na construção de memória, imaginação, ritmo e fantasia; 14 a 21 anos – compreensão individual sobre sua própria existência e de todas as outras coisas, lógica, análise e síntese.

Quais os pilares da pedagogia Waldorf?

São inúmeros os pilares de sustentação da pedagogia Waldorf, mas elencamos aqui os principais:

– Antropologia evolutiva – Onde o foco é o desenvolvimento da criança, de qual seu papel no mundo, afastando imposições da sociedade. 

– Importância da arte – Não apenas o estudo das artes clássicas, mas fomenta expressão da própria criança na composição de suas próprias capacidades artísticas.

– Amor pela natureza – Preferencialmente em ambientes rurais, a pedagogia Waldorf preza pelo amor e respeito à natureza, a origem dos alimentos e sua produção de forma orgânica e biodinâmica.

– Inteligência manual – Ações práticas visam a aprendizagem por intermédio de atividades como tricô, por exemplo, que estimula a relação entre mãos e olhos. Oficinas criativas são amplamente utilizadas em conjunto com a educação artística. As bonecas Waldorf também são exemplo desta prática.

– Pedagogia curativa – Acompanha o processo evolutivo da criança considerando também suas dificuldades.

– Experimentação – Aprendizado por intermédio de imitação, colocando a criança em primeira pessoa nas ações e nas experimentações.

– Professor educador – Considera o professor como um educador de forma mais ampla, e especialmente nos primeiros anos são responsáveis pela mesma classe, acompanhando a criança durante seu primeiro setênio.

Por que o nome Waldorf? 

O nome surge no pós guerra, quando Emil Molt, dono de uma indústria de cigarros, a Waldorf-Astoria, pediu a Rudolf Steiner que promovesse palestras a seus funcionários bem como, posteriormente, introduzisse seus pensamentos na escola destinada a seus funcionários.

A antroposofia e a pedagogia Waldorf

A antroposofia é uma filosofia que apresenta um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, na busca da compreensão das relações da fé e da ciência.

É aproximar o espírito dos seres ao espírito da própria natureza na intenção de torná-los mais humanos, aumentando sua consciência e valorizando seus pensamentos e ações, tornando-os espiritualmente livres.

Esta complexidade tão abrangente é norteadora da pedagogia Waldorf, notadamente por buscar na criança as suas habilidades e capacidades naturais, buscando promover sua integração no mundo através de sua participação construtiva, criativa, artística e de fé.

Formar a criança a partir de seu pensamento livre e autônomo, preparando-os não apenas para o aprendizado curricular, mas para que ocupem seu lugar no mundo de e forma completa, como ser vivo, como parte da sociedade e também da construção da natureza como um todo.

Você já buscou inspiração na pedagogia Waldorf em seu dia a dia?