“O que move o professor em (trans)formação?” (Alice Proença)

Está descrito no dicionário, educar: [v.] dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade; transmitir saber a; dar ensino a; instruir.

O mundo está mudando a passos largos e ritmo acelerado, e assim também vem sendo a educação. Hoje, o grande foco em educar está no ensino do pensamento crítico, da boa comunicação, colaboração e criatividade.

Mas como mudar padrões?

As novas gerações têm uma abordagem diferente para aprender. E isso exige dos educadores uma nova perspectiva e necessidade de investir no aprendizado de novas técnicas de “ensinagem” para uma troca edificante com seus alunos em sala de aula.

Deste modo, por que a formação de professores é um fator-chave na excelência educacional?

1. Incentiva a troca de conhecimento

Participar de ações de formação permite que os professores troquem seus conhecimentos e ideias com educadores de outras escolas. Este “intercâmbio” possibilita estabelecer um diálogo aberto para, de maneira plural, estabelecer novos olhares para os mesmos desafios.

2. Aumenta sua rede de contatos

Os encontros além-escola possibilitam a construção de novos relacionamentos. Isso se traduz em estabelecer contatos importantes que poderão te ajudar na hora de montar e apresentar projetos, ou até mesmo em uma nova possibilidade de plano de carreira.

3. Melhora os resultados de aprendizagem de seus alunos

O desenvolvimento profissional transforma os professores em melhores e mais aptos educadores, permitindo-lhes criar instruções relevantes e adaptadas para os alunos de hoje.

4. Contínua implementação de novas ideias  

Descobrir novas estratégias de ensino possibilita o retorno à sala de aula estabelecendo mudanças em seus planejamentos; mas isso só é possível quando existe o apoio da coordenação durante a implementação de alguma nova prática. De nada adianta o professor investir em sua formação profissional e não possuir o aval dentro da escola. Quando se sentem apoiados, a mudança é efetiva e notória, propagando a sensação de dever cumprido.

5. Inicia um ciclo próspero de cultura da aprendizagem

Quando um professor toma a iniciativa de se capacitar e transfere este conhecimento para seus colegas, ajuda a criar uma cultura de aprendizagem em toda escola. Todos se beneficiam!

6. Promove o autocuidado

Não é muito difícil que os professores se sintam sobrecarregados com as demandas da própria profissão; o trabalho de ensinar é exaustivo – embora muito compensador.
Ter um tempo de estudos para você mesmo, possibilita seu auto desenvolvimento. Adquirir conhecimento é sempre uma excelente escolha – ninguém é capaz de tirar isso de nós.

Alimente seus talentos!