Folha de rosto, sumário, contracapa…Você está pesquisando sobre a estrutura de um livro e gostaria de conhecer mais sobre sua estrutura? Então, esse post é para você ! Continue conosco e descubra quais são as partes que o compõem.

O estudioso Roger Chartier dizia que os escritores escrevem textos que serão transformados em livros pelas mãos de editores. São esses profissionais que lapidam a obra e formatam o livro em sua estrutura base no gênero livro.

Mas afinal, como podemos classificar os livros?

Livro é um objeto, uma tecnologia, um veículo que transporta informações.

A UNESCO define que esse gênero é classificado por estruturas que possuam mais de 49 páginas e estejam entre capas. Abaixo disso, é considerado folheto.

Existe, atualmente, a nomenclatura “livro impresso” para diferenciá-lo dos livros digitais. De acordo com a ABNT, todo o livro deve ter os “paratextos” – são os elementos que recheiam um livro, que ficam entre as capas.

Confira abaixo qual é a estrutura básica de um livro:

CAPA

A famosa capa é aquela que seduz o leitor a gostar do título e da imagem. Sua função principal é proteger o livro. Devido a sua grande importância, as editoras empenham-se para que as capas sejam atrativas e muito bonitas.

Em geral, são feitas de material resistente e duro (de gramatura maior que o miolo), para manter a obra em proteção e aumentar sua durabilidade.

Elas podem ser usadas como apoio para textos que possam auxiliar na venda dos livros: textos na contracapa, recortes interessantes da obra, informações sobre editora ou autor, citações…

CONTRACAPA

Conhecida também como quarta capa, a contracapa faz par com a capa. Entre elas, fica o miolo do livro, que é a obra propriamente dita. Assim como a capa, seu objetivo é a conservação da obra e, em geral, imprime-se partes da obra e informações atrativas, que aguçarão o interesse do leitor pela obra.

FOLHA DE ROSTO

Essa parte do livro, assim como a falsa folha de rosto, imprime dados da obra, como o número da edição e / ou impressão. Nela, costuma vir impressa a ficha catalográfica, de suma importância para classificação em bibliotecas. Devido a esse número, os escritores registram o seu registro ISBN que é intransferível nessa folha de rosto, assim como créditos dos profissionais da publicação.

 DEDICATÓRIA
Nessa parte, a escrita é mais pessoal.

Como o nome diz, é a parte que dedica-se o livro para pessoas importantes, que marcaram a vida do escritor ao longo de sua trajetória.

É onde se homenageia e explica. Existe uma parte opcional, a epígrafe, onde o escritor pode citar algo inspirador, como um poema, uma ideia, fragmento de uma canção, fazendo uma conexão com outros conceitos / autores.

AGRADECIMENTOS

Muito parecido com a dedicatória, nos agradecimentos o escritor demonstra sua gratidão a todas as pessoas envolvidas no processo da elaboração do livro.

SUMÁRIO

O sumário é uma estrutura que explicita os capítulos, divisões, títulos e páginas. 741Ele é muito importante para encontrar partes específicas da obra, para ir “direto ao ponto” de pesquisa.

 ÍNDICE

Muitos confundem sumário com índice – são coisas diferentes.

Os índices vêm no final dos livros e nem todos os têm. Em geral, eles estão registrados por temas ou assuntos.

PREFÁCIO / APRESENTAÇÃO

O prefácio, também conhecido como apresentação, pode ser escrito pelo próprio autor.

É uma maneira de apresentar sua obra para o público leitor, preparando-o para o que virá.

Pode acontecer, também, do autor convidar outro especialista para fazer essa apresentação (em geral, são pessoas importantes e reconhecidas) – auxiliando-os a dar mais credibilidade e significância.

 MIOLO

Miolo é o livro em si – toda a obra que foi escrita, que fica entre a capa e a contracapa.

Atualmente, com a tecnologia, não importa onde o professor more. Ele poderá montar uma biblioteca interessante e cheia de preciosidades. Afinal, por meio da internet, é possível ter acesso a obras incríveis e ter uma biblioteca em sua própria casa – independentemente de onde more.

 Já pensou em ter livros sobre pedagogia e práticas escolares já pré-selecionados por especialistas?