Critérios para a seleção de livros

Crianças sentadas em círculo, solicitação de silêncio, professora com livro na mão… Está formada uma roda de leitura. Mas você acredita que esta prática se resume a esse pequeno ritual? Pois se pensa assim, precisamos falar mais a respeito.

Ainda que seja uma prática amplamente utilizada, tanto nas escolas mais tradicionais como nas mais inovadoras, as rodas de leitura são um importante instrumento na construção e apropriação de crianças leitoras.

Especialmente nos anos iniciais, o prazer entregue às crianças com a leitura de histórias e toda a experiência lúdica que a ação envolve, pode formar um desejo muito sólido de prosseguir nas ações leitoras, que a acompanharão ao longo da vida.

Os critérios adotados para a seleção dos livros a serem utilizados nas rodas precisam estar alinhados tanto aos objetivos e anseios da escola, bem como precisam estar muito bem alinhavados às intencionalidades pedagógicas dos educadores.

As temáticas dos livros

Ainda sob a premissa da intencionalidade, é importante que a escolha do livro leve em consideração a temática por ele abordada, para que ela se torne alvo de conversas e reflexões junto às crianças. 

Não deixe de considerar a escuta como algo permanente. Identificar os assuntos surgidos espontaneamente entre as crianças, sobre os temas que emergirem de suas próprias curiosidades ou interesses pode trazer um brilho especial nas rodas de leitura. 

Classificação etária é um bom critério?

A classificação etária contida nos livros pode ser um norteador, mas não necessariamente um regrador. É mais proveitoso que isso seja tratado com uma boa dose de bom senso e de intimidade com sua turma e com a obra escolhida.

Eventualmente pode ser bastante proveitosa a utilização de um título com classificação etária destinada aos pequenos, numa turma de faixa um pouco maior. Entretanto, pode ser desastrosa a experiência inversa. 

Construa um ambiente favorável

A depender da idade de sua classe, pode ser já bastante difícil conquistar a atenção de todos para a leitura em roda. Sendo assim, disputar a atenção dos pequenos em meio a outros atrativos periféricos pode ser tarefa árdua.

Evitar proximidade com outros ambientes onde outras atividades estão sendo desenvolvidas, como prática de esportes, por exemplo, certamente vai colaborar. Gramados, almofadas e uma boa dose de conforto corporal são muito bem vindas.

Estabeleça um ciclo temporal para suas rodas de leitura

Ainda que não seja aconselhável que as rodas de leitura sejam um mero exercício de rotina, é importante que ela faça presença constante nas atividades das crianças. Apresentar a cada oportunidade uma experiência única traz a sensação de “novidade” às rodas e evita que seja algo enfadonho e automático.

Variações de espaço, da entonação da voz, da dinâmica de leitura do texto e a permissão constante de participação direta das crianças trazem vigor e frescor ao evento.

Crie antes uma intimidade com a obra

Esta é uma dica fundamental. Leia com antecedência o livro escolhido com atenção. Isso inclui o prefácio, o posfácio, a biografia do autor e o ano de edição. Procure se informar sobre os temas trazidos pelo livro, as circunstâncias sociais que o cercam, o vocabulário utilizado. Vale dizer que eventualmente uma ou outra palavra ou expressão pode ser desconhecida pelo educador, e isso precisa ser solucionado antes da roda de leitura. 

Outra facilidade dos tempos atuais é a possibilidade de aproximação com os autores por intermédio das redes sociais. Isso poder muito proveitoso para aprofundamento dos assuntos, e até mesmo para trocas de informações diretas.

Seja consciente dos papéis da infância e do educador

Olhe sempre para as crianças com afeto. Reconheça neles as suas potências, suas particularidades, suas dificuldades. Utilize seu conhecimento em favor delas e do melhor aproveitamento de suas infâncias, que é mais do que um dever para você, é um direito para eles.

Reconheça em si os prazeres remotos de sua própria infância e a admiração que carrega por seus professores. A partir disso, traga para si a construção efetiva. Leia para eles como gostaria que lessem para a criança que habita em você.

De qualquer forma, que sua roda de leitura entregue muito mais do que histórias escritas. Que ela seja momento de entrega e de edificação de relações. De boas relações sempre nascem boas recordações.

Livros carregam o poder mágico de carregar um mundo em suas páginas. Entregue o mundo à criança com o que tiver de melhor… É nossa fórmula mágica de transformá-lo.