Você conhece a construção de um livro?

Nós, da Diálogos, somos sabidamente apaixonados pelos livros. Ainda que a tecnologia esteja avançando nas mais diversas modalidades, somos aqueles que, ao receber um livro novo, somos tomados por uma deliciosa sensação de “poder”. Poder aprender, poder crescer… Poderes …

Suas texturas, suas eventuais ilustrações, seus conteúdos, seus tipos e seus aromas. Tudo em um livro é absolutamente fascinante. Desde os novos, que temos a doce alegria de abrir para beber de seus inéditos, até as relíquias encontradas nos “sebos”, e que por mais que tenham sido manuseados, carregam ainda seus saberes e são capazes de nos impactar com suas palavras e com suas histórias.

Mas será que conhecemos sua construção? Sabemos qual sua composição e como são divididos? Os livros são nossos companheiros tão amados, e como em toda relação de amor, é essencial que saibamos a anatomia de nossos amantes. Para conhecermos seus corpos e podermos tocá-los com sensibilidade.

Assim, conheça as principais partes dos livros e aprenda mais sobre sua configuração.- ORELHA
– GUARDA
– CAPA
– CORTE
– LOMBADA
– MIOLO

ORELHA

As orelhas são sobressalências presentes na capa e na contracapa, dobradas para dentro, com vinco na dimensão do livro. Estas dobras podem trazer textos pequenos, de apresentação da obra, um resumo, ou mesmo qualquer outro relacionado ao tema do livro.

Presentes nas versões de livro com capa mole, eventualmente podem (e são) usadas como marca página. 

GUARDA

A guarda é a parte do livro (especialmente os de capa dura) que fazem a ligação entre o miolo e a capa. Pode ser feita de papel, de tecido ou outros materiais, e abrigam cores, ilustrações, ou em outros casos, apenas o branco.

Tem função extremamente importante na construção. Sua boa qualidade é capaz de assegurar maior durabilidade do livro, mantendo sua integridade. 

CAPA

Possivelmente a mais emblemática peça de composição do livro. A capa abriga o título da obra, o nome de seu autor e da editora. Além de sua função de exibição e apresentação do livro, carrega em si a responsabilidade de atrair o leitor, despertar-lhe interesse.

A capa do livro se subdivide em quatro partes. Em sua confecção, é produzida em peça única, em tamanho suficiente para “abraçar” o miolo. Assim, são formados quatro espaços: capa, contracapa (ou quarta capa) no lado externo; segunda e terceira capa no lado interno.

Mas lembre-se: nunca julgue um livro a partir dela…. (dito popular)!

CORTE

São conhecidos por “cortes”, as extremidades do miolo do livro que podemos observar quando o livro está fechado. 

Os cortes se subdividem em: corte inferior, corte superior e corte dianteiro.

LOMBADA

A lombada do livro é a faixa que recobre sua largura, do lado esquerdo, onde é feita a colagem ou costura das páginas. Ainda que seja uma parte específica, ela é fisicamente pertencente à capa.

Dobrada em 90º, é a parte que fica exposta quando o livro está na prateleira. Geralmente apresenta o nome da obra e seu autor, facilitando sua localização.  

MIOLO

O miolo é todo o conjunto de folhas da parte interna do livro. Também tem suas subdivisões, podendo variar a partir de cada editora, de cada autor, de cada gráfica.

No miolo estão contidos, dentre outras, as seguintes partes:

– Folha de rosto 

Em geral é a primeira folha logo após a capa. Nela podem conter o nome do livro, do autor, detalhes de edição como: tiragem, editora, tradutores, ou quaisquer outros que mereçam destaque.

– Epígrafe

A epígrafe é uma pequena descrição sobre o assunto que o livro vai apresentar. A ideia central da epígrafe é conduzir o leitor a um ambiente propício à temática do livro. 

Ao ler a epígrafe de um livro, nos preparamos internamente para absorver o que o livro nos vai entregar. Nosso cérebro identifica nossa sensação inicial sobre o assunto, facilitando nosso acesso ao que já sabemos sobre ele, ou ao nosso interesse em conhecê-lo.   

– Sumário

O sumário é um pequeno mapa do livro. Ali encontramos os títulos e subtítulos eventualmente contidos na obra e suas respectivas páginas.

– Prefácio

O prefácio é uma apresentação da obra, com comentários, em geral, escrito por pessoas diferentes do autor. No prefácio, que pode ser um texto um pouco mais longo, são feitas considerações sobre o tema do livro, sobre o autor e sobre a forma com que o assunto foi tratado no livro. 

É uma espécie de “endosso” de leitura. Ao autor do prefácio cabe a importante tarefa de ler a obra antes de seu lançamento e apresentar as impressões que obteve daquele livro. 

– Texto

O texto é o conteúdo autoral do livro. É o conjunto de páginas onde se encontram especificamente as palavras entregues pelo autor. É a essência do livro, para qual todas as outras partes convergem. 

MAS ISSO NÃO É TUDO!

Construído para nos impactar, o livro pode trazer uma infinidade de outros elementos, como agradecimentos especiais, dedicatórias, ilustrações, dobraduras, fitas marca páginas… e muito mais.

Quem já recebeu em suas mãos um livro autografado? O quão valioso o livro se torna para nós, quando o autor expõe uma dedicatória? 

Existe muita riqueza em nossos livros: apêndices, glossários, bibliografias, fichas técnicas… Tudo no livro deve ser lido e observado com atenção. Além do conteúdo textual, existe um universo de possibilidades e descobertas espalhados por seus livros.

Muitas histórias dentro da própria história. Todos temos um livro especial em nossas vidas, em nossas memórias, em nossas prateleiras.

Qual é o livro de sua vida?

O que ele contribuiu na sua formação como pessoa ou profissional?

Conte-nos uma curiosidade sobre seu livro preferido.

Assim como as histórias de nossos grandes amores, os livros nos deixam marcas que nos acompanharão para sempre… 

Assim escrevemos o livro de nossa história.