Clube de assinatura de livros pedagógicos

TERRITÓRIO ESCOLA

avatar Eduardo Ferreira - 05 de Fevereiro de 2019

IMG_0533

Hoje na Casa Diálogos experimentamos o Território Escola. O lugar onde educadores das mais diferentes realidades e localidades se unem para dividir saberes entre si.


Onde decidem abrir as portas de suas pequenas salas interiores e tiram das mãos as marcas de giz, para pisarem descalços no chão do aprendizado. Para se pensarem crianças e enxergarem sob o prisma delas.


Onde trocam de lugares e de falas, rompendo suas próprias fronteiras para conquistarem novos territórios. Em cada um deles individualmente e em todos somados, saberes, muitos saberes.


Num deles a importância da escuta, que ultrapassa a fronteira da simples captação do som, para aprofundar-se nas demandas da criança como ser humano e suas complexidades. Para compreender a fala que vem de todos os outros sentidos. Do grito de dor aos braços abertos ao abraço, da lágrima ao olhar sereno. Todos os sinais devem ser ouvidos. Aprender a reconhecer todos esses sons silenciosos da criança, e reconhecê-los dentro de si mesma para, dando a escuta, ter afeto, disposição e conhecimento para transformar a escuta em vínculo.


Noutro, as marcas do espaço. O quanto há de força no chão de escola, o território em sua concepção mais pura. O que esse espaço precisa conter para que as crianças sejam contidas por seu próprio prazer. Contenção voluntária que surge no interesse por estar ali, conviver e protagonizar sua história num espaço onde objetos estejam dispostos de forma tanto pensada quanto casual. Onde o olhar da criança não seja limitado às suas paredes, mas que transcenda e a transporte ao mundo onde ela deseja estar.


E mais um, onde o imaginário entrelaça espaço, escuta e sonho. A relação que se instala entre a criança e seu brinquedo, que se constrói inicialmente em sua fantasia. Território onde se viabiliza o laço que há de existir entre a imaginação e a execução. Disponibilizar a ela, nesse espaço, elementos para construir o elo entre seu objeto de desejo e os materiais a ela disponíveis. Facilitar seu sonho e vivê-lo com ela.


Territórios que são conquistados não com a invasão, mas com a entrega. Porque ao rompermos as nossas fronteiras e nos abrirmos ao outro, nos permitimos ampliar nosso espaço em favor de todos.

          Elizabeth Muniz 
Diálogos Embalados

Diálogos Embalados

           Queli Arantes 

Diálogos Embalados

          Débora Zoia

         

          Sigamos juntos.

 

Quer receber em sua casa todo mês um livro, avaliado e escolhido por nossa equipe para que possa auxiliar em sua prática pedagógica?

Conheça nosso clube de assinatura de livros

De professor para professor