Dentre os mais primitivos anseios da humanidade, estabelecer seu território possivelmente seja o mais importante. Construir sua história em seu espaço, habitá-lo, preservá-lo e desfrutar de todas as suas ofertas. Esta é uma das mais importantes conquistas.

Todas as grandes civilizações de que temos notícias entregavam extrema importância às suas delimitações territoriais, defendendo-as efusivamente, e em muitos casos, com uso da força. Com o passar do tempo, as conquistas territoriais dos povos foram se materializando nas fronteiras dos países, e hoje, salvo algumas tristes exceções, as disputas territoriais não têm mais espaço.

Já nas nossas micro células familiares, a conquista de territórios ainda se configura um dos principais anseios. Um apartamento, uma casa no campo ou no litoral, um sítio ou fazenda são, ainda, sonho de muitos de nós. Da mesma forma, estabelecer seu espaço físico, delimitado, onde podemos encontrar descanso, refúgio, abrigo. Um lar. E diferentemente das batalhas com uso da força, esta se configura a partir do trabalho, da luta diária pela sobrevivência e pela prosperidade.   

Entretanto, conquistar seu território pode ser também, fixar-se em suas próprias expectativas, posicionar-se em seus anseios e torná-los concretos. É construir, conhecer e reconhecer o ambiente ao seu redor, e fazer dele o seu espaço de crescimento pessoal ou profissional.

Este conceito abstrato de territorialidade, portanto, pode ser absolutamente permeável, quando vislumbramos ser possível ampliar nossos territórios de conhecimento e experiências, sem que territórios vizinhos sejam afetados. As fronteiras a serem ultrapassadas não são destinadas à confrontação, mas à intersecção. Passamos a pertencer a territórios comuns, e sempre aptos a serem ocupados e ampliados. Territórios do saber.

Em qualquer lugar onde estejamos, quer em nossas casas humildes, nos nossos palácios, num pequeno sítio ou numa enorme fazenda, há de existir em nós, sempre, o desejo ancestral de ampliação de nossos territórios. Existe sempre algo novo a ser explorado, que nos possibilita expandir nossas fronteiras, para nos fertilizarmos com as conquistas de todos nós.