“Travessias”, de Gabriela Romeu, mais um motivo para visitar a CASA DIÁLOGOS!

avatar Eduardo Ferreira - 22 de Novembro de 2021

travessias

“Travessias”, de Gabriela Romeu, mais um motivo para visitar a CASA DIÁLOGOS!

 

A CASA DIÁLOGOS trás, com sua reabertura ao público no início de novembro de 2021, uma exposição muito especial.

Após este longo tempo de respeitoso recolhimento, nós da Casa Diálogos voltamos a abrir nossas portas para recebê-los entre afetos e saberes, para apresentar a mostra TRAVESSIAS, de Gabriela Romeu. 

Um encontro que marca nosso reencontro com vocês, queridas educadoras e educadores. Oportunidade de compartilhar um café, uma presença, um carinho. Nossa livraria está repleta de novidades e nossos corações de saudades das presenças.

 

QUEM É GABRIELA ROMEU?

 

Escritora, documentarista e pesquisadora da infância, há mais de vinte anos, desenvolvendo projetos que criam pontes entre realidades e infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). 

Atuou na crítica do teatro infantil e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando também diversas comissões voltadas à produção cultural para a infância. É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras, tais como Tutu-Moringa – História que Tataravó Contou (Companhia das Letrinhas; selo Altamente Recomendável FNLIJ), Terra de Cabinha (editora Peirópolis; Prêmios Jabuti 2017, Cátedra Unesco e FNLIJ), Lá no Meu Quintal (editora Peirópolis; Prêmio FNLIJ e finalista Jabuti), Menininho (editora Panda Books; finalista Jabuti) e Irmãs da chuva (editora Peirópolis), que acaba de ser publicado. 

Roteirista e diretora de documentários que abrem janelas para o exercício de ser criança no país. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais e eventos de institutos), levando os inspiradores saberes, fazeres e viveres das crianças para amplo público. É uma das idealizadoras de“Infâncias”, projeto que documenta a vida das crianças em diferentes lugares do país.

 

TRAVESSIAS – A EXPOSIÇÃO

 

Um passeio poético sobre o sertão brasileiro, suas infâncias, sua realidade e suas belezas, seus saberes, seus conhecimentos, sua gente (nossa gente!)  e suas crenças. 

Um convite aos sentidos. Para perceber o toque, os aromas, a temperatura, as cores e a sonoridade de um Brasil tão presente, ainda que remoto. Trata-se da reunião de ilustrações, fotografias, sons e tantos outros elementos colhidos pelas mãos e olhos poéticos de Gabriela Romeu em suas andanças pela região do Cariri, no nordeste brasileiro.

A mostra celebra e registra o lançamento de seu livro IRMÃS DA CHUVA, da editora Peirópolis. Uma linda narrativa sobre as forças da natureza, a graça e o encanto da cultura de um Brasil mais profundo, de seu sertão, seus cantadores, das benzedeiras e suas proezas. Lindamente ilustrado por Anabella Lópes, uma argentina que escolheu o nordeste brasileiro como morada e fonte de inspiração. Com a escolha de cores fortes e vibrantes, a ilustradora nos leva a passear por paisagens áridas que necessitavam de chuva. Muita chuva!

 

COMO VISITAR A EXPOSIÇÃO “TRAVESSIAS”?

 

Com o mesmo acolhimento de sempre, a Casa Diálogos está com suas portas (re) abertas para visitação. Viva esta maravilhosa experiência conosco. 

Venha conhecer, respirar, tocar e se encantar com as coletas e produções vindas da poesia e das vivências experimentadas por esta artista sensível e sabida, num ambiente envolto em tanta riqueza de experimentações e provocações. 

O agendamento pode ser feito em: sara.dialogos@gmail.com

 

Quer conhecer um pouco mais de Gabriela Romeu?

Temos uma página especial sobre seu trabalho e a exposição Travessias!

Clique aqui para acessar

Institucional

Comentários