Vantagens de viajar com um grupo de educadores

avatar Diálogos Viagens Pedagógicas - 27 de fevereiro de 2019

Viagem Peru 2018

“O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem
apenas uma página”

A frase de Santo Agostinho ilustra bem tudo que pensamos.

Viajar é rechear as páginas de nosso livro da vida com momentos inesquecíveis, inspirações para novas ideias; é adquirir novos olhares, ter mais pensamentos, sentimentos.

As viagens pedagógicas são capazes de oferecer uma oportunidade de imersão total. Quando nosso objetivo é aprender através delas, duas jornadas intensas acontecem:

A jornada exterior descreve a experiência física da viagem: o local, tudo que vemos e o que fazemos. A jornada interior descreve o que aprendemos e o quanto a experiência transformou, modificou nossa perspectiva de vida.


Viajar com um grupo de educadores pode ser uma excelente oportunidade para preencher seu livro da vida. Entre as vantagens, podemos destacar:


  1. A troca de experiências

    Ter um tempo com pessoas fora de sua convivência é uma valiosa oportunidade para trocar ideias e experiências e assim, edificar a viagem do início ao fim.

  2. Criatividade  

    Quando estamos junto a um grupo heterogêneo, nossa habilidade básica quando precisamos solucionar novos problemas é usando a criatividade. Novos ambientes nos fornecem grande capacidades de improvisar… e isso é maravilhoso!

  3. Foco no aqui e no agora

    Quando saímos de nossa zona de conforto, de um ambiente no qual já estamos acostumados, quando viajamos estamos sujeitos a inúmeros fatores novos e para absorver tudo que nos chega da melhor maneira possível, é preciso ficar no momento presente, estarmos atentos aos detalhes.

  4. Ampliação de repertório

    Quando viajamos, experimentamos novas sensações que ampliam nosso repertório de vida em todos os sentidos: o tato, a visão, o olfato, o paladar e a audição. A atenção plena nas mudanças físicas dos nossos 5 sentidos nos ajudam no processo de criação de novas memórias.

    Pense: o que eu toquei que foi diferente? O que eu vi? O que eu senti? O que eu provei? O que ouvi? Quais emoções foram evocadas ?

  5. Experimentação

    Quando entramos em contato com algo inédito, não sabemos o que aquela experiência significará. Os resultados são incertos. O caminho da experimentação e da tentativa e erro nos ajudará a melhorar ou criar novos métodos e processos para elaborar as resoluções de nossos desafios cotidianos.

 

Não precisa ser longe, mas com uma perspectiva diferente. Não precisa ser longa, desde que cause impacto e seja profunda.

Um brinde às experiências que acompanham nossas memórias afetivas e aquecem nosso coração.

Bora viajar? :-)

 

 

QUE TAL VIVER UMA NOVA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL?
VIAJAR E SE TRANSFORMAR!

Encontre sua próxima viagem

Viagens