2022 

REFERÊNCIAS, palavra que escolhemos escovar na Diálogos durante o ano de 2022.

 

Buscamos junto a esta palavra o encontro com aqueles que nos compõem  e com os que chegarão em 2022 para nos ajudar a sermos melhores.

Na Diálogos, colecionamos  referências de viagens, histórias, parceiros, educadores queridos, livros e momentos de alegria e desejamos que em 2022, possamos aumentar ainda mais a nossa lista de REFERÊNCIAS.

 

13 anos de Diálogos 

 

Em celebração aos 13 anos de Diálogos, a serem completados no mês de novembro de 2022, todos os associados do Clube de livros da Diálogos Embalados receberão a cada mês, junto ao kit, um caderno especial  exclusivo, entregue como mimo: CADERNO PALAVRA.

A cada mês o Caderno Palavra carregará uma referência em nossos Diálogos e o desejo de que todos os parceiros se sintam tocados e instigados com a leitura do texto produzido exclusivamente por grandes referências para nós.

Em agosto, Bruna Ribeiro nos convida a uma conexão, estado de presença e disponibilidade, para abrimos espaço em nós e para nos deixarmos afetar pelo outro, pelo mundo.

Bruna escova a palavra escuta num texto exclusivo, nos chamando para a escuta  que se dá no ato do encontro!

Encontro com os seres, com o mundo e, assim, (re)encontro consigo, com nossa essência.

Abra um espaço em seu tempo e ouça com seu Ser e a sua voz a leitura deste texto.

Escuta!! Tá lindo demais!

 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO 

Saiba mais sobre Bruna Ribeiro

 

bruna ribeiro

Bruna Ribeiro é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral em Pamplona (Espanha), sob supervisão do profº Drº Alfredo Hoyuelos, realizando estudos de aprofundamento no Núcleo de Estudos Avançados da Infância na Universidade Católica Portuguesa (UCP), situada em Porto/Portugal, sob supervisão da profª Drª Julia Oliveira-Formosinho. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagoga, especialista em educação infantil. Atua há mais de 20 anos na área da Educação Infantil, tendo atuado como consultora para importantes instituições, como: Ministério da Educação (MEC), UNESCO e como colaboradora para o selo UNICEF Brasil. Integrou o grupo de consultores especialistas do MEC (COEDI, SEB, MEC) na discussão da Base Nacional Comum da Educação infantil. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC e coordenou pesquisas, avaliações, formações e escutas de crianças em diferentes estados brasileiros para Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil. Atua há mais de 7 anos como consultora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde assessorou o município na construção dos Indicadores da Qualidade do município e do Currículo da Cidade: Educação Infantil. Autora do livro Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta (2022), entre outras publicações nacionais e internacionais.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

                                                 

bruna ribeiro

Conheça o Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas de (trans)formação educacional Pachamama

 

O Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas de (trans)formação educacional Pachamama está localizado em uma área privilegiada, rodeada pela natureza, e tem como objetivo investigar novas possibilidades educacionais apoiada em uma matriz dialógica, participativa e alinhada aos princípios do bem comum. O espaço foi idealizado e é coordenado por Bruna Ribeiro.

 

Clique aqui para saber mais e assista ao vídeo

 

 
imagem_2022-04-26_084138609

Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta 

 

O livro convida profissionais que atuam com as infâncias a se juntarem à tecitura de uma Pedagogia das Miudezas que dê testemunho da grandeza das crianças.

Assumir uma pedagogia que seja leal às crianças e seus saberes pressupõe a compreensão da escuta como matéria prima essencial e sustentáculo das pedagogias participativas e a constatação de que será necessária a aprendizagem profissional da escuta.

Mas por onde começar? Qual a gramática da escuta, ou seja, os conhecimentos indispensáveis para a consecução de uma pedagogia da e que escuta no cotidiano pedagógico das unidades de educação infantil? Que saberes são necessários para quem busca caminhar do mero ouvir para a escuta profissional?

O livro, ao buscar investigar essas e tantas outras questões, oferece um conteúdo original e essencial a todos aqueles e aquelas que trabalham com as infâncias e almejam pedagogias mais leais às crianças e suas potencialidades.

 
 
caderno palavra bruna ribeiro

O caderno palavra está no kit do mês de Agosto do Clube Diálogos Embalados:

 

- Livro inédito: Linguagens da arte: percurso da docência com crianças - organizadores Susana Rangel e Rodrigo Saballa.
- Encontro exclusivo online: 5 de setembro das 19h30 às 21h, com Susana Rangel e Rodigo Saballa.
- Mimo: Caderno Palavra - Escuta - com texto exclusivo produzido por Bruna Ribeiro.
- Prática Cotidiana: Caminhos da Docência: construção (Com) partilhada, narra uma mini-história vivida entre uma professora e a aluna de Pedagogia, Colégio Uirapuru, WlaSan Faculdade Wlademir dos Santos- SP/Brasil 

- Conteúdo Extra: Live dia 9 de agosto, às 19h -  Susana Rangel  - Canal Youtube


Garanta o seu!

 

Quer fazer um curso sobre escuta com Bruna Ribeiro?

Inscreva-se