Portfólios uso e aplicações embasados numa ação formativa

Portfólios uso e aplicações embasados numa ação formativa com Denise Tonello

 

O encontro busca analisar teoricamente o significado do portfólio como um instrumento de avaliação formativa, e instrumentaliza os educadores da EI e das séries iniciais do EF em reflexões que visam estabelecer e orientar parâmetros para a elaboração deste recurso.
Tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais, as crianças produzem inúmeros materiais que podem ser considerados como “documentação pedagógica” e que, portanto, deveriam estar a serviço de uma avaliação processual e formativa. Mas, muitas vezes, os processos avaliativos ocorrem de maneira independente.
Contrapondo teoria e prática, a formadora propõe aprofundar e analisar concepções de avaliação na Educação Infantil, com o intuito de reconhecer ações formativas e de orientar fazeres didáticos que estejam implicados cotidianamente num processo de avaliação significativo e contínuo, tanto para docentes, como também para discentes e seus familiares.
A análise e organização de instrumentos de avaliação como observação, registro, relatórios e portfólios trará, aos educadores, subsídios para que toda a documentação produzida na escola possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo.
 
Objetivos:
  • Compreender o papel da observação, do registro e da reflexão como o principal instrumento de avaliação do professor;
  • Buscar e/ou identificar focos que direcionam o que observar para refletir sobre a aprendizagem;
  • Compreender o conceito de avaliação formativa e qual a sua importância;
  • Refletir sobre fundamentos para elaboração construção de portfólios.
 

Dia: 9 de fevereiro - sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Casa Diálogos, Rua Orlando Valderano, 47, Tatuapé

Valor: R$120,00 para associados vigentes - Embalados

            R$130,00 não associados 

Descontos para grupos de 5 pessoas da mesma instituição - 5%

Descontos para grupos de 10 pessoas da mesma instituição - 10%

deniseDenise Tonello

Mestra em Educação, Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pedagoga da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental I no Colégio Miguel de Cervantes, Idealizadora e Coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais, Assessora em escolas particulares de São Paulo, Formadora de professores e Colaboradora no Instituto Avisalá, PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria) e Mathema, Coordenadora e Professora do curso de Formação a Distância, pela UNDIME, grupo Santillana e Editora Moderna Formação, Colaboradora da Editora Moderna na produção de materiais didáticos.  

Inscreva-se

ÍCONE CONSTELAÇÃO
 
“ Para observar também são necessários os ouvidos."
 
Dario ( 5 anos)
 
face triangular