Confira nossa programação de encontros:

Criança brincando! Quem a educa? - com Luiza Lameirão

Criança brincando! Quem a educa? - com Luiza Lameirão

Observar crianças e vê-las em seus momentos de concentração nas brincadeiras, na relação com os fenômenos da natureza, bem como ativando-se intensamente buscando habilidade corporal. É assim, a partir do olhar do menino “a correr e a rolar-se pela erva”, que as convidarei, ao longo desse encontro, a “olhar para as cousas”, citando Alberto Caeiro. Não por acaso: a observação de crianças é o exercício fundamental a ser realizado pelo educador e requer dele abertura o mais próxima possível daquela que a criança pequena tem para com o mundo.

 

INSCREVA-SE

Como fica a produção de textos durante a alfabetização inicial? - com Teca Antunes

Como fica a produção de textos durante a alfabetização inicial? - com Teca Antunes

O encontro propõe uma conversa sobre as ações que podemos colocar em prática para que as crianças assumam o papel de escritoras desde o começo de sua experiência escolar, independentemente do conhecimento que têm sobre o sistema de escrita - experiência fundamental para que se tornem, realmente, usuárias da escrita. Ainda, vamos destacar aprendizagens fundamentais que são construídas ao longo de processos de produção de textos de gêneros diversos, pensando sobre o papel do professor nesse percurso. 

 

INSCREVA-SE

UMA VIAGEM AO CENTRO DO CÉREBRO DO BEBÊ - com Elvira Souza Lima

UMA VIAGEM AO CENTRO DO CÉREBRO DO BEBÊ - com Elvira Souza Lima

Cientistas pesquisadores do cérebro do bebê estão usando termos como “gênio linguista”, “pesquisador por excelência” “pequenos seres com um cérebro potente” para definir o bebê em seus primeiros 24 meses de vida.  Graças a avanços tecnológicos importantes nos últimos anos, cientistas estão expandindo e aprofundando os estudos e pesquisas do cérebro do bebê. Estão, também,  identificando novas possibilidades para a educação da criança pequena em família e na escola. E que possibilidades são essas? É sobre isto que vamos conversar neste nosso encontro, destacando as pesquisas sobre o desenvolvimento da fala, o impacto da música e a capacidade inata de traçar.  A importância de trazer a curiosidade como eixo de desenvolvimento e o impacto da poesia e da literatura na primeira infância são dois temas que serão desenvolvidos. A palestra apresentará algumas das pesquisas recentes mais importantes sobre o tema.

 

INSCREVA-SE

A GÊNESE DO DESENHO DA FIGURA HUMANA - com Edith Derdyk

A GÊNESE DO DESENHO DA FIGURA HUMANA - com Edith Derdyk

A observação da gênese da construção das representações gráficas da figura humana é um ótimo pretexto para compreendermos, de certa modo, o mapa das conquistas da consciência do corpo e “de quem sou eu no mundo”, tanto nos desenhos das crianças como no percurso da civilização humana, imageticamente registrada e compilada pela História da Arte de todas as culturas e de todas as épocas. Iremos realizar, em nosso encontro, um breve percurso rastreando a gênese dos desenhos da figura humana no processo de aquisição da linguagem gráfica na infância, emprestando referências iconográficas da História da Arte para alimentarmos o nosso repertório visual e vivencial. 

 

INSCREVA-SE

Os registros como materialização das aprendizagens de adultos e crianças - com Carolina Kerr

Os registros como materialização das aprendizagens de adultos e crianças - com Carolina Kerr

Nesse encontro, a partir de registros e documentações de professores da educação infantil, poderemos observar como esse instrumento nos dá as pistas para pensar a continuidade das investigações, as aprendizagens das crianças e o nascimento de uma “didática do aprender” (como as crianças aprendem?). Essas documentações serão analisadas com profundidade para que possamos destacar esses pontos com muita clareza. 

 

INSCREVA-SE

A experiência das leituras nas janelas virtuais - com Fábio Monteiro

A experiência das leituras nas janelas virtuais - com Fábio Monteiro

Nesse encontro, Fábio Monteiro, escritor de literatura para infância e juventude, Gestor de bibliotecas e coordenador do curso em Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, trará campos de reflexões e provocações para elaboração de estratégias de leitura nos encontros virtuais. Sabemos que a leitura é sempre um ato de coragem, seja na escola, na família ou espaços de leituras públicas, responsabilidades constituídas por processos de invenção e imaginação colaborativos. Como pensar em abrir janelas para a literatura e leitura num tempo tempestuoso e de muitas demandas para as crianças, famílias e escolas? Qual o sentido da leitura literária como um território sensível a essas demandas? Quais as ações possíveis num tempo de tantas coisas impossíveis? Perguntas que pretendemos pensar juntos nesse encontro que celebrará boas histórias e possibilidades de continuidades. 

 

INSCREVA-SE

Investigar, Inspirar, Experimentar, Partilhar... Verbos para conjugar na Arte - com Leila Monteiro

Investigar, Inspirar, Experimentar, Partilhar... Verbos para conjugar na Arte - com Leila Monteiro

A arte é uma forma de expressão humana, um conjugar de verbos com os quais dialogamos com o mundo. Um universo de possibilidades! Como educadores, precisamos explorar, pesquisar, observar e partilhar essas possibilidades que a arte nos apresenta.

Venha participar deste encontro, onde conversaremos sobre possibilidades de experimentações dos materiais e conhecer artistas que são inspiradores. 

 

INSCREVA-SE

CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER ASSOCIADO DO CLUBE DE LIVROS PARA EDUCADORES: DIÁLOGOS EMBALADOS.
QUERO CONHECER