Muito se tem refletido e estudado sobre as ações das crianças em relação aos contextos que vivem em seus ambientes coletivos e sobre as suas diversas formas de apropriação do mundo: seus ritmos e suas experiências.
Com base nestas perguntas, convidamos você a fazer parte deste grupo de estudos.
No curso on-line Diário de Bordo - Módulo I, vamos fazer uma viagem por esta ferramenta que auxilia educadores na importante tarefa de registrar suas ações.
Os registros das experiências que nos atravessam, como intitula Jorge Larrosa, educador de Filosofia catalão, podem nos entregar uma reflexão mais profunda sobre os diários de bordo na Educação Infantil e nas séries seguintes e sua importância como documento pedagógico.
Ao longo dos cinco encontros com Cristiano Alcântara, também autor do livro Diário de bordo - Instrumento de transformação de professores e gestores da Educação Básica, embalado no mês de junho pela Diálogos, trabalharemos com as várias perspectivas de abordagem do diário de bordo.
Situar o papel da escuta para a Pedagogia da(s) Infância(s), evidenciando sua relação com as Pedagogias Participativas e destacando alguns conceitos chave para adentrar nesse universo complexo. Os encontros visam, por meio de um referencial teórico-vivencial, acordar os “100 ouvidos” do/a educador/a e convidar à tecitura de uma Pedagogia das Miudezas mais leal aos saberes dos bebês e crianças pequenas.