Elvira Souza Lima

 elviraA autora do mês de maio, Elvira Souza Lima, é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Tem várias publicações, entre elas "A criança pequena e suas linguagens", "Quando a criança não aprende a ler e a escrever", "Práticas culturais e aprendizagem", "Brincar para quê?" e "Conhecendo o adolescente".

LIVRO INÉDITO - Maio/21

A INCRÍVEL AVENTURA DOS PRIMEIROS DOIS ANOS DE VIDA

As ciências do cérebro e da mente vão pouco a pouco revelando a vida interior da infância, o que acontece no cérebro do bebê desde a vida intrauterina, chegando a um momento extraordinário em que podemos identificar a verdadeira aventura a que o bebê se lança desde seu nascimento.

É desta aventura que trata este livro. Um estudo sobre os aspectos relevantes da vida humana no primeiro período da infância, considerando a integração da dimensão cultural no desenvolvimento humano. Traz uma narrativa e uma reflexão sobre o cérebro do bebê, sua constituição como ser de cultura. Propõe uma visão integrada das pesquisas do cérebro e da mente, da neurobiologia da criança, da antropologia da infância, da linguística e das artes.

Um livro que irá te sensibilizar ao saber mais sobre a potência dos bebês nos seus dois anos de vida.

Compartilhamos com você alguns trechos do livro!  

"O que se passa no cérebros dos bebês, trago alguns fatos importantes sobre o cérebro da criança. Esta é uma área recente nas ciências do cérebro, que se desenvolve aceleradamente devido à invenção e aperfeiçoamento de equipamento de alta tecnologia que oferecem possibilidades de acompanhar processos do cérebro no exato momento em que eles estão acontecendo. Ou seja, revela o funcionamento do cérebro em tempo real, o que constitui uma grande novidade para a pesquisa científica."

ÍCONE CONSTELAÇÃO

" É realmente fascinante observar que o bebê inicia o traçado desde o momento que atinge um ponto de equilíbrio, do corpo e domínio muscular que lhe permite executar certos movimentos do braço, pulso, mão e dedos, que levam ao movimento coordenado o qual pode ser registrado, dependendo da superfície e do instrumento manuseado. Assim, um sulco na areia, como um traço de lápis no papel são similares quanto aos componentes biológicos que ambos implicam."

e-mail: elvirasouzalima@gmail.com 
site: http://elvirasouzalima.blogspot.com/ 

Todos estes fragmentos estão no livro do mês de maio da Diálogos Embalados. 

maio-setas

ASSINE POR R$59,90 + FRETE

                      ÍCONE CONSTELAÇÃO                                         

Separamos alguns materiais complementares para contribuir ainda mais em sua formação - navegue pelos temas

 

Página especial sobre Henri Wallon | Página especial sobre Emmi Pikler 

 

Trailer documentário Babies | Coleção de objetos desinventados 

 

O começo da vida  | O começo da vida 2 - Lá fora! 

 

 

screenshot-cdn2.hubspot.net-2021.04.26-16_25_55

E-book "Currículo emergencial para a educação durante a pandemia"

 

Em parceria com Elvira Souza Lima, neurocientista, preparamos o Ebook Currículo emergencial para a educação durante e após a pandemia que contempla os seguintes assuntos:

  • Ruptura social do convívio social

  • Currículo emergencial durante e após pandemia

  • Qual educação para a infância após pandemia?

    Clique para baixar
004ba3b6a312502691b68b21ab5d49b6

Livro "Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler-Lóczy de Judit Falk

 

Livro - Educar os três primeiros anos: A experiência Pikler-Lóczy de Judit Falk

Mimo - Caderno com folhas em branco e capa exclusiva

Prática cotidiana - Projeto Um plano infalível: diálogos sobre a liberdade no universo de crianças de 5 anos de idade. Companhia da Criança ( Santos- SP)

Clique para comprar

 

image1 (17)

Livro "Lugar de existência, lugar de aprendizagem' 

 

O kit está composto pelo livro "Lugar de existência, lugar de aprendizagem: A importância do ambiente na educação infantil", prática cotidiana Colégio Parthenon Vila Augusta e mimo "gravura em homenagem aos 11 anos da Diálogos" de autoria de Renata Stort.

Clique para comprar

 

Visite também nossa página especial sobre o centenário de Manoel de Barros

Clique aqui para acessar