GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO

EMMI PIKLER

 

Nascida em 1902, em Viena, Emilie Madeleine Reich é conhecida por seu trabalho como pediatra e suas teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Filha de uma professora e de um artesão, aos 6 anos mudou-se com a família para Budapeste, onde cresceu apenas com o pai depois de 1914, quando a mãe faleceu.

O sobrenome mais conhecido da médica veio do casamento com um matemático e professor. Juntos, quando tiveram o primeiro filho, permitiram que a criança se desenvolvesse com liberdade e respeitaram seu tempo – princípios da abordagem Pikler.

Entre 1936 e 1945 – no contexto da Segunda Guerra Mundial – o marido da pediatra foi preso por ser judeu. Nessa época, Emmi era médica de família, e foram essas pessoas que ajudaram a doutora e sua própria família a sobreviver durante a guerra.

Depois de uma vida dedicada ao trabalho com o desenvolvimento infantil e a criação de um espaço que se tornou referência nesse assunto, Emmi Pikler faleceu em 1984.

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

emmi pikler frase

 

Frases inspiradoras 


quote-left Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial."

quote-left No início mãos são tudo para a criança. As mãos são a pessoa, o mundo."

quote-left No relacionamento, o adulto faz tudo ‘com’ o bebê e não faz nada ‘para’ o bebê."

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Livros que podem interessar

Clique nas imagens para saber mais

Os bebês e as coisas

 

Interações: ser professor de bebês

 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Abordagem Emmi Pikler

Abordagem Emmi Pikler

 

Educar bebês com delicadeza


Nestes tempos de aceleração, onde a ansiedade está cada vez mais presente no mundo dos adultos e, consequentemente, atropelando de frente o ritmo orgânico da criança pequena, é preciso refletir muito sobre o que se pode fazer para modificar este quadro. Afinal, esta fase dos três primeiros anos, conhecida como primeiríssima infância, é fundamental para o desenvolvimento global harmonioso do ser humano.

Continue lendo

Abordagem Pikler

Abordagem Pikler: um sistema de atitudes 

 

A Abordagem Pikler é um sistema de atitudes que se manifesta, em especial, nos momentos de Cuidados. 

A expressão “abordagem” significa uma forma de aproximação do outro. Portanto a abordagem Pikler não é um método, ou uma metodologia. A Abordagem Pikler é este sistema de atitudes, esperadas daqueles adultos que trabalham com as crianças no Instituto localizado na Rua Lóczy.


Continue lendo

ebook como alimentar o bebê

 

EBOOK: Como alimentar o bebê?

 

Em parceria com Leila Oliveira, especialista na abordagem de Emmi Pikler, elaboramos um ebook que contempla os seguintes assuntos:

- Alimentação entendida como ato de amor
- Nutrição como um direito humano
- Fases de alimentação de um bebê
- O corpo do bebê ao alimentar-se ou ser alimentado
- Estado de atenção do adulto

 

Clique para fazer o download gratuito 

 

Já conhece nosso Clube de Livros exclusivo para educadores?

Conheça a Diálogos Embalados