GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO

EMMI PIKLER

 

Nascida em 1902, em Viena, Emilie Madeleine Reich é conhecida por seu trabalho como pediatra e suas teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Filha de uma professora e de um artesão, aos 6 anos mudou-se com a família para Budapeste, onde cresceu apenas com o pai depois de 1914, quando a mãe faleceu.

O sobrenome mais conhecido da médica veio do casamento com um matemático e professor. Juntos, quando tiveram o primeiro filho, permitiram que a criança se desenvolvesse com liberdade e respeitaram seu tempo – princípios da abordagem Pikler.

Entre 1936 e 1945 – no contexto da Segunda Guerra Mundial – o marido da pediatra foi preso por ser judeu. Nessa época, Emmi era médica de família, e foram essas pessoas que ajudaram a doutora e sua própria família a sobreviver durante a guerra.

Depois de uma vida dedicada ao trabalho com o desenvolvimento infantil e a criação de um espaço que se tornou referência nesse assunto, Emmi Pikler faleceu em 1984.

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

emmi pikler

 

Frases inspiradoras 


quote-left Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial."

quote-left No início mãos são tudo para a criança. As mãos são a pessoa, o mundo."

quote-left No relacionamento, o adulto faz tudo ‘com’ o bebê e não faz nada ‘para’ o bebê."

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Livros que podem interessar

Clique nas imagens para saber mais

image (58)

 

51d3faeced749ed58cbd917dcb138e3c

 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

screenshot-lunetas.com.br-2021.02.09-20_16_20

Pikler: conheça a abordagem educativa baseada no vínculo afetivo

 

O cuidado amoroso, com o qual se cria uma relação de confiança e interação com o bebê, traz benefícios ao desenvolvimento da criança. E é exatamente este um dos princípios básicos da abordagem de educação infantil desenvolvida por Emmi Pikler, uma pediatra húngara que criou um novo paradigma sobre os cuidados com a primeira infância.

Continue lendo

EmCasaAGenteConversa42-480x480

Podcast "Em casa a gente conversa"

 

“Como é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes, cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como diferente o mundo parece ser quando estas mãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas”, Emmi Pikler. 

Para entender melhor então sobre esta abordagem que dá à criança o vínculo e ao mesmo tempo a independência de que ela necessita para se desenvolver de forma plena, conversei com a Leila Oliveira Costa, a Maria Helena Pelizon e a Paula Nabinger.



Clique para ouvir

download (1)

 

Diálogos com a Abordagem de Emmi Pikler

 

Leila Oliveira, da Insaberes, recebe em seu canal do Youtube Daniela Silva, da +infância, para uma troca de seus próprios diálogos com a abordagem Emmi Pikler. 


Clique para assistir 

 

Quer conhecer mais sobre a Abordagem Pikler?

Leia mais em nosso blog