GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO

HENRI WALLON

 

Wallon nasceu em Paris em 1879 e faleceu em 1962. Filósofo, psicólogo, médico, atuou na 1ª Guerra Mundial tratando de pessoas com distúrbios mentais e na 2ª Guerra Mundial como militante, sendo perseguido por Hitler. 

 
Reunimos nesta página, indicação de conteúdos e referências deste que foi um dos primeiros teóricos a falar sobre a importância da afetividade e da emoção das crianças no desenvolvimento infantil.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Frases inspiradoras

quote-left O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas,
mas em virtude de uma necessidade interna.

quote-left A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.

quote-left O ambiente social da criança codetermina a sua existência e fornece o primeiro meio de
satisfação das suas necessidades.

             

                                  

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

henri

 

Teoria Psicogenética de Wallon

 

teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Entenda melhor sobre a teoria ouvindo o podcast especial sobre o tema: 

Clique para ouvir

ÍCONE CONSTELAÇÃO

henri-wallon

O conceito de afetividade de Henri Wallon

 

Quando uma mãe abre os braços para receber um bebê que dá seus primeiros passos, expressa com gestos a intenção de acolhê-lo e ele reage caminhando em sua direção. Com esse movimento, a criança amplia seu conhecimento e é estimulada a aprender a andar. Assim como ela, toda pessoa é afetada tanto por elementos externos - o olhar do outro, um objeto que chama a atenção, uma informação que recebe do meio - quanto por sensações internas - medo, alegria, fome - e responde a eles.

Continue lendo

 

henri wallon

O educador integral

 

Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon (1879-1962). Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

Continue lendo

henri wallon

 

Coleção Grandes Educadores

 

Neste vídeo, você confere um pouco mais sobre a história e atuação do educador e de sua teoria que tem como base enquanto psicólogo a psicogênese da pessoa, isto é, estudar a origem dos processos que constituem o psiquismo humano. 

Clique para assistir 

 

Já conhece nosso clube de assinatura de livros especialmente para educadores?

 

quero conhecer