LIVROS QUE INDICAMOS

Sin

Compartilhamos uma série de dicas de livros que fazem parte de nossos estudos e formações e que você educador, pode se interessar por essa curadoria.

Boa leitura, bom estudo! 

 

Arte e criatividade em

Reggio Emilia

Vea Vechi

Se você é um estudioso da abordagem da cidade de Reggio Emilia, assim como nós, este livro precisa fazer parte de sua bibliloteca.

Vea Vechi nos faz um convite a adentrar nos ateliês de Reggio Emilia, e aprofundar-nos em conceitos como a escuta visível, a estética, a ética, a organização e os profissionais da maravilha.

Adquira em nossa livraria

Arte e criatividade em Reggio Emilia - Vea Vechi

 

 

No Chão da Escola: Por Uma Infância Que Voa!

 

No Chão da Escola: Por Uma Infância Que Voa!

Marcelo Cunha Bueno

Um livro que nos faz reviver cada pedacinho do chão de uma escola!

Marcelo, com sua sensibilidade e respeito, nos faz refletir sobre os pontos de vistas de famílias, educadores e crianças.

Como enxergamos a hora da entrada? A sala de aula é entendida como cenário de ideias? É papel da escolas festejar as datas comemorativas?

No chão da escola é um convite para a vida que se abre todos os dias nas instituições coletivas.

Adquira em nossa livraria

Prática Docente

Maria Alice Proença

Você se interessa pela abordagem de Reggio Emilia?

Quer saber mais sobre seu projeto educativo?

Sim? Então, esse livro foi pensado para você, educador!

Maria Alice amplia nosso olhar em relação aos fazeres e saberes pedagógicos do cotidiano de um espaço de ensino.

Adquira em nossa livraria

Prática Docente - Maria Alice Proença

 

Documentação Pedagógica - Suely Amaral

 

 

Documentação Pedagógica teoria e prática

Suely Amaral

A documentação pedagógica cumpre o papel de uma outra forma de organização do trabalho pedagógico. Menos formal, não linear, mais interativa. A Documentação Pedagógica não é apenas uma “novidade” na pedagogia. Ela pode ser incluída no longo percurso histórico das pedagogias progressistas constituindo uma ruptura no modo como se realiza a didática hegemônica.

Pensar na sociedade contemporânea é pensar em uma nova educação.

Adquira em nossa livraria

 

Sconfinamenti - Atravessando fronteiras

 

Com esse catálogo, você educadora, poderá atravessar fronteiras e chegar até Reggio Emilia.Um ótimo material para ler e saber mais sobre a tecnologia e seu potencial para transformar os contextos de ensino-aprendizagem entre as crianças e adultos

Adquira em nossa livraria

239a0d084a3ef897309c834c1d8aca9c-1

 

Sala de Aula - Cleide Terzi

Sala de Aula

Cleide Terzi


Pensa numa narrativa incrível e que trata das dimensões do educador!

Educador se você se preocupa com sua autoformação e deseja refletir sobre sua prática profissional, a função social de seu trabalho e da instituição escolar leve este livro para sua biblioteca!


Garanta em nossa livraria 

 

As linguagens da comida

 

Em Reggio Emilia, a opção de ter e de manter as cozinhas dentro de cada uma das Creches e Escolas Municipais da Infância sempre teve um significado educacional e cultural muito forte. as cozinhas são uma espécie de “resistência” gastronômica, de defesa da diversidade, de valorização e de respeito pelos gostos, pelas opções religiosas, pelas indicações médicas. Elas são um lugar para ouvir as famílias e seus hábitos e, até mesmo, de orientação para a comunidade, um local no qual o tempo de almoço torna-se espaço e lugar de encontro e de relacionamento com o mundo.


Garanta em nossa livraria 

 

As linguagens da comida

 

Brinquedos de chão - Gandhy Piorski

 

Brinquedos do chão

Gandhy Piorski

Nesse livro, o pesquisador adentra o universo do brincar com o elemento terra, e busca compreender como ele dialoga com o reino imaginário da criança. Indicado para educadores e educadoras interessados no universo infantil. Esse é um livro de cabeceira aqui na Casa Diálogos!


Garanta em nossa livraria 

A vez e a voz das crianças

Adriana Friedmann

A educadora e antropóloga Adriana Friedmann reúne nesta obra reflexões para avançarmos na construção de conhecimentos a respeito das diversas infâncias, de suas linguagens e culturas. O primeiro passo é reconhecer as crianças como atores sociais, propiciando-lhes espaços de expressão para que vivam plenamente suas infâncias a partir de suas expressões. O desafio que se abre para os adultos é, portanto, o de ressignificar ações adequadas aos interesses e necessidades dos diversos grupos infantis seja na família, na escola ou na comunidade.

Garanta em nossa livraria 

A vez e a voz das crianças

 

Psicogênese da língua escrita

 

Psicogênese da língua escrita

Emilia Ferreiro

Aproximar-se e, posteriormente, compreender a natureza do sistema de escrita e sua função, eis o principal papel desse livro.

Professor, sabemos que a alfabetização é um ato contínuo e nos exige conhecimento, certo? Se você está de acordo conosco, esse livro foi pensado em você!

Garanta em nossa livraria 

Buscar indícios - Construir sentidos

Gabriela Montes

Não há quem consiga passar pela leitura deste livro sem se sentir invadido por uma sensação de crescente encantamento, não só pela erudição e lucidez de Graciela, como também pela riqueza de imagens com que ela nos apresenta suas ideias.

Ultimamente esse título faz morada na cabeceira de nossas camas. Leve ele para habitar a sua cabeceira também! A gente indica demais a leitura! 

Garanta em nossa livraria 

Buscar indícios - Construir sentidos

 

 

Reflexões sobre alfabetização

 

Reflexões sobre alfabetização

Emilia Ferreiro

Emilia Ferreiro descobriu e descreveu a “psicogênese da língua escrita” e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Ela desloca a investigação do “como se ensina” para “o que se aprende”. O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. Essa mudança conceitual sobre a alfabetização acaba levando a mudanças profundas na própria estrutura escolar

Garanta em nossa livraria 

 

Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco?

 

Este não é apenas mais uma obra sobre a alfabetização de crianças. Ela elabora críticas linguisticamente fundamentadas a princípios do construtivismo, e outras severas ao método fônico. Mas o autor não se limita às críticas. Os pilares teóricos estão estabelecidos no terreno em que o objeto a ser apropriado pelas crianças é a linguagem escrita, histórica e culturalmente construída para se situar na relação entre os olhos e a mente de quem lê e de quem escreve. Por isso, mira a linguagem escrita, refundada, desde a invenção da imprensa e seu uso diário impulsionado pela sua explosão criativa em aplicativos em ambientes digitais.

Garanta em nossa livraria 

 

7ecc9c7d0c6170e1e2cb0f5136bafc89-1

 

 Diário do Acolhimento na Escola da Infância

Gianfranco Staccioli

A criança que vem à escola tem o direito de encontrar atitudes e ambientes acolhedores. Um espaço pensado para acolhê-la e profissionais afetuosos.

Gianfranco Staccioli nos convida a pensar o tempo de acolhimento considerando-o como um método.

É impossível ler e não se apaixonar por essa obra!

Garanta em nossa livraria 

Diário do Acolhimento na Escola da Infância

 

Aprender e ensinar na educação infantil

Aprender e ensinar na educação infantil

 

Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como fazê-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.

Garanta em nossa livraria 

 

 

Receba em seu e-mail toda semana textos que podem contribuir na discussão da melhor forma de ensinar, aprender, educar e pensar escola.

CONHEÇA NOSSO BLOG