2022 

REFERÊNCIAS, palavra que escolhemos escovar na Diálogos durante o ano de 2022.

 

Buscamos junto a esta palavra o encontro com aqueles que nos compõem  e com os que chegarão em 2022 para nos ajudar a sermos melhores.

Na Diálogos, colecionamos  referências de viagens, histórias, parceiros, educadores queridos, livros e momentos de alegria e desejamos que em 2022, possamos aumentar ainda mais a nossa lista de REFERÊNCIAS.

 

13 anos de Diálogos 

 

Em celebração aos 13 anos de Diálogos, a serem completados no mês de novembro de 2022, todos os associados do Clube de livros da Diálogos Embalados receberão a cada mês, junto ao kit, um caderno especial  exclusivo, entregue como mimo: CADERNO PALAVRA.

A cada mês o Caderno Palavra carregará uma referência em nossos Diálogos e o desejo de que todos os parceiros se sintam tocados e instigados com a leitura do texto produzido exclusivamente por grandes referências para nós.

Em Junho, Paulo Fochi  nos convida a Olhar como aquele primeiro exercício de chegar  e reconhecer o mundo, a olhar como uma criança, como mãe e bebê se olham, como Loris Malaguzzi olhou e saltou os muros da escola. A olhar junto ao olhar de Eduardo Galeano, Leonardo da Vinci, Keri Smith, Manoel de Barros e Antonio Prata.

Paulo Fochi, apresenta num texto exclusivo para os associados da Diálogos Embalados os ingredientes de seu olhar, carregados de referências, atenção, humor e saberes.

 Boa leitura!

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO 

Saiba mais sobre Paulo Fochi


 

paulo fochi

Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e Pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação (Unisinos). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

Conheça o OBECI

 

O Observatório da Cultura Infantil - OBECI é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional que nasceu em 2013, idealizada e coordenada por Paulo Fochi.

Clique aqui e saiba mais

                                                 

Captura de Tela 2022-06-01 às 08.40.40

A escuta da criança e as contribuições para nosso aprendizado sobre a infância

 

 

Clique aqui para assistir

 

afinal, o que os bebês fazem no berçário?

 

Afinal, o que os bebês fazem no berçário?

 

Acompanhe a narrativa de Paulo Fochi dentro do universo dos bebes que protagonizam esta obra. Por meio da abordagem da documentacao pedagogica, o autor torna visiveis suas aprendizagens em contextos de vida coletiva: os primeiros passos, os encontros com os amigos, a descoberta do seu entorno. A partir de uma vivencia pratica e fundamentado nas ideias de importantes teoricos da educacao infantil contemporanea, aponta caminhos metodologicos para a pesquisa, para a pratica pedagogica e para a formacao docente.

 

caderno palavra

O caderno palavra está no kit do mês de Junho do Clube Diálogos Embalados:

 

- Livro inédito: as mais Pequenas Coisas -exploração como experiência educativa de Monica Guerra


- Encontro exclusivo online: de 1h30 com Monica Guerra , "A exploração como experiência educativa", no dia 11 de julho, das 17h30 às 19h

- Mimo: Caderno Palavra - Olhar - com texto exclusivo produzido por Paulo Fochi


- Prática Cotidiana: Exploradores de delicadezas, Jardim dos Pequeñitos,Santo André, SP - Brasil

- Conteúdo Extra: live com Bruna Ribeiro - Pedagogia das Miudezas


Garanta o seu!

 

Visite também a página especial da nossa artirda de abril, Maria Alice Proença

Clique aqui para acessar