PEDAGOGIA WALDORF

Desenvolvido em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner, método de ensino divide a vida em ciclos de sete anos - ou setênios - onde cada um tem uma prioridade

 

A Pedagogia Waldorf baseia-se numa visão ampliada e completa do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem. Procura então dar condições para que cada indivíduo descubra seu potencial e se desenvolva, superando os seus desafios e realizando seus talentos. A formação de pessoas livres, sensíveis e criativas é feita com base nos valores da fraternidade e responsabilidade, consciência de grupo, alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com a natureza. Procura-se desenvolver o "pensar" de forma adequada a cada faixa etária, em sintonia com sentimentos equilibrados e fomentando a força de vontade e a determinação, formando assim pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem.

Integrada na configuração oficial do ciclo básico da educação em nosso país, uma escola Waldorf encaminha o processo ensino-aprendizagem segundo alguns princípios básicos de inspiração antroposófica:

 

1. A LIBERDADE INDIVIDUAL É A MAIOR RIQUEZA DO HOMEM

A Antroposofia entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si mesmo e de fazer escolhas conscientes. O propósito de uma Escola Waldorf é, portanto, formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu bem-estar pessoal, mas sua contribuição ao mundo.

 

2. O ENSINO SÓ PODE SER VIVO E LUMINOSO SE FOR LIVRE

A aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Na Escola Waldorf, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração, ao expor livremente os anseios humanos. Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.

 3. O SER HUMANO ATUAL É FRUTO DE ACONTECIMENTOS QUE REMONTAM AOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE

O homem reproduz em seu desenvolvimento a evolução da civilização humana.
O currículo de uma Escola Waldorf acompanha e respeita esse tempo de crescer. O conteúdo é transmitido de acordo com a fase de desenvolvimento em que o aluno está, de modo que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver. Ao entrar para a escola, a criança muito pequena é estimulada pela curiosidade, alcançando pouco a pouco o domínio da linguagem, da escrita, dos números e das ciências. Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o jovem esteja, por fim, apto a se identificar com o homem contemporâneo.

.Fonte: http://www.fewb.org.br/pw.html

ÍCONE CONSTELAÇÃO

"A nossa mais elevada tarefa é de formar seres humanos livres capazes de dar sentido e direção em suas vidas." Rudolf Steiner

 

Fonte: Elda Paz

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Sugestão de leitura 

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O livro do mês de junho apresenta o estudo sobre " Crianças e Pedras" desenvolvido pela Escola Casa Amarela. Contém registros e relatos dos professores durante a prática de pesquisa e como se deu a participação especial de Lydia Hortélio, Luiza Lameirão e Renata Meirelles nos múltiplos momentos de estudo.

 

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ÍCONE CONSTELAÇÃO

Conteúdos para se sentir abraçado

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Antroposofia 

 

É uma ciência espiritual moderna e prática, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a realidade na qual está inserido. Esta ciência pode permear o dia-a-dia como atitude, como visão de mundo e como possibilidade ampliada de trabalho em diversas áreas da vida humana: saúde, educação, agricultura, artes, convívio social, entre outras.

 

Acesse o site Instituto Rudolf Steiner

 

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Waldorf 100: Aprenda a mudar o mundo

 

O interesse nas abordagens de ensino Waldorf é evidente em cerca de metade de todas as nações do mundo (cerca de 100 países), independentemente do idioma, afiliação religiosa ou situação política. Existem jardins de infância e escolas Waldorf e instalações de treinamento de professores em todos os continentes. Pais em todo o mundo estão assumindo um compromisso extraordinário para apoiar o crescimento e se empenhar em um futuro no qual a humanidade seja alcançável e o desenvolvimento saudável e a participação social sejam verdadeiramente possíveis. 

Assista ao vídeo

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Teoria dos Setênios 


A escolha pelo número sete não se deu por acaso e fui fruto de muitas observações a respeito do funcionamento da natureza e seus ritmos.

A cada ciclo, nós aprendemos com o anterior, desenvolvemos as habilidades previstas, assimilamos tudo isso e vamos para o próximo período de sete anos. A teoria dos setênios, inclusive, pode ser dividida em três grandes fases:

  • Dos 0 aos 21 anos: fase do desenvolvimento físico. Nosso corpo vai se formando e amadurecendo. É também o período em que formamos nossa personalidade
  • Dos 21 aos 42 anos: fase das escolhas. Depois de ter vivido as experiências mais básicas, começamos a entrar, de fato, na sociedade e passamos a tomar nossas próprias decisões
  • Dos 42 em diante: fase da maturidade. Aprendemos com as nossas escolhas e estamos prontos para encarar a vida com mais sabedoria e espiritualidade.
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