Portfólios - Por que e para quê mesmo?

Portfólios

Por que e para quê mesmo?

 

com Denise Tonello

 

Este encontro possibilitará evidenciar princípios norteadores que caracterizam o portfólio como um instrumento de avaliação formativa, além de explorar como cada um dos instrumentos de avaliação devem ser planejados para que a avaliação evidencie o processo de aprendizagem do educando.

Quando nos referimos à avaliação formativa, referimo-nos a situações de avaliação que permitam, além de um acompanhamento dos processos de aprendizagem, sempre mediado pelo conteúdo (o que a criança aprende) e também pelo sujeito (como cada criança aprende), a mudança de percurso, tanto de quem avalia, quanto de quem é avaliado. Melhor dizendo, se a avaliação não implica em mudanças, ela não é formativa e, por isso, todas as propostas não devem ser elaboradas para avaliar e medir o que as crianças ainda não conseguiram aprender, mas sim para analisar intervenções adequadas que contribuam para o avanço de cada uma delas. 

Para acompanhamento e análise desse percurso, ou melhor, desse processo de evolução, o portfólio que, a princípio pode ser compreendido como uma coletânea de momentos significativos auxilia toda a comunidade escolar a conhecer a evolução “histórica” das produções das crianças. Isso permite refletir sobre uma avaliação do percurso de aprendizagem que não é estático: cada atividade, cada foto, cada comentário do professor, cada entrevista realizada e cada reflexão das crianças do que acham que já aprenderam, ou do que ainda é difícil, revela, de maneira significativa, todo o processo de aprendizagem de cada criança.

 

Data: 14 de março de 2020

Horário: 9h às 12h

Local: Casa Diálogos, Rua Orlando Valderano, 47, Tatuapé

Valor:   R$120,00 para associados Diálogos Embalados que esteja vigente nos últimos 2 meses.

             R$150,00 para não associados

Regras gerais:

  • Caso a escola seja associada a Diálogos Embalados só terá disponibilidade de desconto de 1 profissional da instituição.
  • Reembolsos: a Diálogos se compromete a reembolsar 100% do valor total do curso no caso de não formação de turma.
  •  Para cancelamentos formalizados via e-mail (atendimento@dalogosviagenspedagogicas.com.br) com até 7 dias de antecedência do início do curso, o reembolso é de 70% do valor pago. Após este período, a Diálogos não realiza nenhum tipo de reembolso.
  • A Diálogos não se responsabiliza por custos extras do participante como transporte.

deniseDenise Tonello

Mestra em Educação, Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pedagoga da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental I no Colégio Miguel de Cervantes, Idealizadora e Coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais, Assessora em escolas particulares de São Paulo, Formadora de professores e Colaboradora no Instituto Avisalá, PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria) e Mathema, Coordenadora e Professora do curso de Formação a Distância, pela UNDIME, grupo Santillana e Editora Moderna Formação, Colaboradora da Editora Moderna na produção de materiais didáticos.  

Inscreva-se

ÍCONE CONSTELAÇÃO
 
 
 
face triangular