2021 

12 anos de Diálogos

12 meses, 12 artistas celebrando conosco

 

Em celebração aos 12 anos de Diálogos a serem completados no mês novembro de 2021, convidamos 12 artistas para criarem ilustrações especiais que serão capas de 12 cadernos exclusivos entregues como mimos a todos os assinantes da Embalados. A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre eles em páginas especiais como esta, na intenção de potencializar a importância da arte em nossos dias.

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO 

Conheça mais sobre a artista do mês de Julho, Rayssa Oliveira

 

rayssaArte-educadora e artista visual, criadora do Andorinha Ateliê Itinerante, projeto que ocupa escolas e praças oferecendo oficinas e formações sobre arte e a cultura do ateliê, além de intervenções artísticas nos espaços pensadas coletivamente. Arquiteta pela FAU-USP, trabalhou no Cenários Pedagógicos, com Bia Goulart; foi educadora no Ateliê Binah, com Stela Barbieri; atuou como arte-educadora em instituições culturais como Sesc Pompéia, foi professora de artes na Rede Municipal de SP e é colaboradora da Virada Educação.
 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

Como ilustradora, Rayssa trabalha com as temáticas da infância e do habitar, as mesmas que atravessam suas pesquisas como arte-educadora e formadora.

Conheça mais das suas aquarelas e de outros materiais com design e ilustração de Rayssa, como as
publicações lançadas pelo Movimento Entusiasmo, junto ao Território Educativo das
Travessias, que podem ser baixados gratuitamente neste link


Rayssa trabalha como arte-educadora e formadora de educadores em três temáticas principais: 


Espaços da Escola, nos convidando a habitar e caminhar, aprendendo com cada detalhe dos materiais, observando o que comunicam os espaços, e a que nos convidam.

A Cultura do Ateliê, trazendo as experiências de seus ateliês com crianças, para pensar como podemos convocar estados de ateliê, instigando pesquisas e investigações potentes, a partir de propostas que nascem do convite dos materiais e das mais diversas linguagens:

A Cartografia como método e o mapa como ferramenta, para aprendermos juntos a sustentar processos criativos férteis, no trabalho com a educação e a arte, atentos aos percursos do pensamento e da ação, nos fortalecendo como educadores-pesquisadores

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

PERCURSO lIVRO ATELIÊ NO COTIDIANO

 

118196214_3406535092735996_6468673538743334130_n (1)

Refletir sobre o cotidiano é pensar o que move a ação do professor, como cada educador se relaciona com suas práticas em seu dia a dia, quais são suas indagações e os desejos que nos motivam, o que nos atravessa e como estamos, diariamente, com as crianças.
E falar sobre ateliê é refletir sobre corpo, tempo e espaço.

 

O livro Ateliê no Cotidiano foi o kit embalado da Diálogos em agosto de 2020 - escrito lindamente depois de uma experiência muito potente vivida entre Rayssa Oliveira, Raissa Cintra e mais 12 educadoras.

Tendo sido lançado em meio à pandemia, ele inspirou muitos a criar a própria cartografia, repensando corpo, tempo e espaços de casa em um momento único de vida.

Ao clicar abaixo, você consegue ouvir pelo Facebook Rayssa contar sobre o percurso do livro.

video-rayssa

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

Mais sugestões de conteúdos

 

project_thumb_facebook_card1

Instagram Ateliê Andorinha

@andorinha.atelie

Em seu perfil profissional, Rayssa nos mostra os percursos de seu ateliê itinerante, que já teve suas portas abertas em ruas, escolas, praças e quintais para encontrar educadores de todo canto.  Inspirador! 


Acesse 

atelie-livro-1

Livro Ateliê no Cotidiano

Convite, convívio, continuidade

“Falar de Ateliê é falar de espaço, tempo e corpo.
É criar corpo no cotidiano.
Dar espaço às criações, dar tempo ao pensamento.”

Acesse para comprar

rayssa caderno

Caderno da artista


Rayssa Oliveira criou para o mês de Julho/21 esta arte exclusiva para o caderno que irá no kit desse mês. A capa reúne as aquarelas do livro Espaços Afetivos em uma grande colagem, conectando crianças de diferentes tempos e lugares, criando um universo de encontro entre essas infâncias diversas.                               

O kit está composto por:

Livro inédito:  espaços afetivos habitar a escola de Rayssa Oliveira + encontro online com a autora - ação prevista para agosto após leitura do livro (leia prefácio)

- Mimo: Caderno com capa exclusiva produzida por Rayssa Oliveira

- Prática cotidiana: Educação Alimentar Grande força Simbólica e Cultural - Escola Arapoti - SP- Brasil

 

Garanta o seu!

 

Visite também a página especial da nossa
artista de Junho, Bebel Franco

Clique aqui para acessar