2021
12 anos de Diálogos
12 meses, 12 artistas celebrando conosco
Em celebração aos 12 anos de Diálogos a serem completados no mês novembro de 2021, convidamos 12 artistas para criarem ilustrações especiais que serão capas de 12 cadernos exclusivos entregues como mimos a todos os assinantes da Embalados. A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre eles em páginas especiais como esta, na intenção de potencializar a importância da arte em nossos dias.
Conheça mais sobre a artista do mês de Julho, Rayssa Oliveira
Arte-educadora e artista visual, criadora do Andorinha Ateliê Itinerante, projeto que ocupa escolas e praças oferecendo oficinas e formações sobre arte e a cultura do ateliê, além de intervenções artísticas nos espaços pensadas coletivamente. Arquiteta pela FAU-USP, trabalhou no Cenários Pedagógicos, com Bia Goulart; foi educadora no Ateliê Binah, com Stela Barbieri; atuou como arte-educadora em instituições culturais como Sesc Pompéia, foi professora de artes na Rede Municipal de SP e é colaboradora da Virada Educação.
Como ilustradora, Rayssa trabalha com as temáticas da infância e do habitar, as mesmas que atravessam suas pesquisas como arte-educadora e formadora.
Conheça mais das suas aquarelas e de outros materiais com design e ilustração de Rayssa, como as
publicações lançadas pelo Movimento Entusiasmo, junto ao Território Educativo das
Travessias, que podem ser baixados gratuitamente neste link.
Rayssa trabalha como arte-educadora e formadora de educadores em três temáticas principais:
Espaços da Escola, nos convidando a habitar e caminhar, aprendendo com cada detalhe dos materiais, observando o que comunicam os espaços, e a que nos convidam.
A Cultura do Ateliê, trazendo as experiências de seus ateliês com crianças, para pensar como podemos convocar estados de ateliê, instigando pesquisas e investigações potentes, a partir de propostas que nascem do convite dos materiais e das mais diversas linguagens:
A Cartografia como método e o mapa como ferramenta, para aprendermos juntos a sustentar processos criativos férteis, no trabalho com a educação e a arte, atentos aos percursos do pensamento e da ação, nos fortalecendo como educadores-pesquisadores
PERCURSO lIVRO ATELIÊ NO COTIDIANO
Refletir sobre o cotidiano é pensar o que move a ação do professor, como cada educador se relaciona com suas práticas em seu dia a dia, quais são suas indagações e os desejos que nos motivam, o que nos atravessa e como estamos, diariamente, com as crianças.
E falar sobre ateliê é refletir sobre corpo, tempo e espaço.
O livro Ateliê no Cotidiano foi o kit embalado da Diálogos em agosto de 2020 - escrito lindamente depois de uma experiência muito potente vivida entre Rayssa Oliveira, Raissa Cintra e mais 12 educadoras.
Tendo sido lançado em meio à pandemia, ele inspirou muitos a criar a própria cartografia, repensando corpo, tempo e espaços de casa em um momento único de vida.
Ao clicar abaixo, você consegue ouvir pelo Facebook Rayssa contar sobre o percurso do livro.