Reflexões sobre as pesquisas do Project Zero e a visibilidade do pensamento

Reflexões sobre as pesquisas do Project Zero e a visibilidade do pensamento

com Renata Araujo

 

Segundo Ron Ritchhart, para que as salas de aula construam uma cultura profunda de pensamento, é imprescindível que a sala dos professores também a construam. Em concordância com essa afirmação, buscamos constantemente pelas formas mais diversas e consistentes, para criar contextos significativos e reflexivos de formação de professores.
 
As pesquisas do Project Zero sobre como tornar visível o pensamento e a aprendizagem, têm contribuído para a construção de uma nova cultura de pensamento ao considerarmos os processos de ensinar e aprender, de se relacionar com o mundo e com o conhecimento de forma ampla e profunda.
 
Proporcionar contextos coletivos de reflexão e experiência a partir das ferramentas que provocam essa nova disposição do pensamento, tem possibilitado reflexões consistentes sobre modos de ampliar ideias e criar contextos mais complexos de aprendizagem.
 
Temos como proposta nessa ação:
 
Uma aproximação sobre o que é o Project Zero?
Como surgiu e quais foram os desdobramentos?
O que são as rotinas de pensamento?
O que são as ferramentas que contribuem para tornar o pensamento visível?
Aproximação com a ferramenta Zoom in e zoom out e partilhar as estruturas gerais das
ferramentas
Concluir com a ferramenta Headlines (Manchetes ou Destaques)
 

Dia: 6 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Casa Diálogos, Rua Orlando Valderano, 47, Tatuapé

Valor: R$110,00 para associados vigentes - Embalados

            R$130,00 não associados 

renataRenata Araujo

Pedagoga, Mestre em Arte e Educação pela UNESP, coordenadora e assessora pedagógica, umas das idealizadoras do projeto ComPosição: Encontros de formação. Realiza encontros de formação na rede pública e privada. Desenvolve estudos acerca da infância e a aprendizagem e sobre a formação de professores e sua postura pesquisadora e aprendiz considerando contextos que tornem a aprendizagem visível. Com pesquisa em parceria com Simonetta Cittadini (fundadora da L’Atelier School) e estudos com colaboração de pesquisadores do Project Zero em Harvard.

.

 

Inscreva-se

ÍCONE CONSTELAÇÃO
 
“... se vamos tornar o pensamento visível em nossas
salas de aula, então o primeiro passo será
para nós, como professores, tornar visíveis as
várias formas, dimensões e processos de
pensamento para nós mesmos.”
 
Ron Ritchhart, Mark Church and Karin Morrison
 
face triangular