Livraria Diálogos

REGGIO EMILIA

                         

    Reggio Emilia, um dos lugares no mundo que descobrimos e agradecemos eternamente por ter conhecido.        Um lugar para amar e aprender cem vezes mais, para maravilhar-se!

A criança é feita de cem e é por elas e com elas que nossos Diálogos acontecem.

Elas nos movem e a Educação nos impulsiona cem vezes mais!

Não conhece Reggio Emilia?

Faça uma viagem, até lá, através das leituras deste materiais!

 

Reunimos nesta página  indicação de conteúdos e referências para você que, assim como nós, tem admiração pela abordagem de educação de Reggio Emilia. 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

ebook-reggio

E-book Centenário Loris Malaguzzi

Neste Ebook especial, contamos um pouco a história de nossa última viagem a Reggio Emilia - fevereiro de 2020 - cheia de surpresas e novas reflexões. Esperamos que as informações contidas neste e-book sejam valiosas e que sejam fonte de inspiração.

 

Baixe aqui

 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Conteúdos para ler e se sentir abraçado

IMG_5511

A Primavera de 1945

 

Foi quando tudo começou. É difícil imaginar a força que os habitantes de uma cidade têm de reunir para reiniciar a vida após uma grande guerra. Reunir é o termo mais adequado, pois a força deve ser coletiva para construir a esperança da continuidade, diante dos escombros de uma guerra.

Na Itália, mais especificamente em uma aldeia campestre chamada Villa Cella, na primavera de 1945, os cidadãos - no verdadeiro sentido da palavra - decidiram criar uma escola para seus filhos. 

 

Continuar lendo

 

reggio

Meu diálogo com Reggio Emilia

 

Dias antes de embarcar, procurei ler ainda mais sobre a cidade de Reggio Emília e seu projeto, que me encanta desde 2008. Li muito sobre o universo que rodeia essa cidadezinha ao norte da Itália e sobre suas peculiaridades.

Dentre tantas leituras, encontrei um texto de Debora Vaz onde ela nos contava suas impressões durante sua primeira visita a cidade e as escolas. Debora nos relatava que as escolas de Reggio tinham cheiros e isso me intrigou.

Continuar lendo

mostra-livro

 

Catálogo Mostra Sconfinamenti

Nos ambientes digitais, bem como em todos os contextos educativos das creches e das escolas da infância do Município de Reggio Emilia, as crianças agem como autoras e construtoras do seu próprio conhecimento e dos seus próprios imaginários individuais e coletivos, descartando uma ideia de tecnologia engessada e centralizadora, e tornando visível outra, abrangente e instigadora.

Este catálogo reconta a Mostra Sconfinamenti - Atravessando Fronteiras: encontros com sujeitos vivos/paisagens digitais. Traduzido em italiano e espanhol, temos agora a versão em português.  Um ótimo material para ler e saber mais sobre a tecnologia e seu potencial para transformar os contextos de ensino-aprendizagem entre as crianças e adultos

Compre aqui

 

Já conhece nosso clube de assinatura de livros especialmente para educadores?

.

quero conhecer