REGGIO EMILIA

 

    Reggio Emilia, um dos lugares no mundo que descobrimos e agradecemos eternamente por ter conhecido. Um lugar para amar e aprender cem vezes mais, para maravilhar-se!

A criança é feita de cem e é por elas e com elas que nossos Diálogos acontecem.

Elas nos movem e a Educação nos impulsiona cem vezes mais!

Não conhece Reggio Emilia?

Faça uma viagem, até lá, através das leituras deste materiais!

 

Reunimos nesta página indicação de conteúdos e referências para você que, assim como nós, tem admiração pela abordagem de educação de Reggio Emilia. 

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

ebook-reggio

E-book Centenário Loris Malaguzzi

Neste Ebook especial, contamos um pouco a história de nossa última viagem a Reggio Emilia - fevereiro de 2020 - cheia de surpresas e novas reflexões. Esperamos que as informações contidas neste e-book sejam valiosas e que sejam fonte de inspiração.

 

Baixe aqui

 

Embalado de novembro

 

O livro inédito em Língua Portuguesa “Mosaico de Traços, Palavras, Matéria " de Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emília faz parte do kit do mês de novembro do Clube de livros Diálogos Embalados.

Apresenta a importância do desenho, da representação gráfica, narrativas das produções infantis. Carrega a possibilidade de aprendizagens evidenciando o papel do adulto em relação ao ambiente contexto e com as crianças, apresenta propostas de instrumentos gráficos e suportes matéricos, explorações, investigação, relançamentos, ateliê...

Garanta o seu

novembro-1

 

avulso-outubro

 

Embalado de outubro

 

O livro inédito “Um lugar chamado Reggio Emilia", de Joe Garcia, fez parte do kit do mês de outubro do Clube de livros Diálogos Embalados. Narra uma viagem e nos convida a saber mais sobre Reggio Emilia. Neste livro, junto ao convite do autor, percorremos essa cidade e analisamos alguns fatos e personagens que nos mostram como algumas decisões podem inspirar mudanças no mundo, especialmente no campo da Educação Infantil.

Garanta o seu

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

 

Semana de estudos em Reggio Emilia 2022

 

Você sabia que a abordagem Reggio Emilia não precisa ser necessariamente apenas um objeto de estudo e leitura? Pois acredite: é possível conhecer essa cidade italiana e não só isso. Existe um programa de estudos que atende grupos de professores de língua latina, lá mesmo, onde tudo acontece de fato.

Estes grupos de estudos incluem, além do conteúdo teórico, apresentações de documentação das escolas infantis, bem como visitas aos centros de formação e também às escolas que são objeto de estudo.

A Diálogos, empenhada na formação e transformação dos professores no Brasil tem, nestes meses de abril e maio de 2022, duas de suas sócias imersas neste universo tão rico de conhecimento e possibilidades.

Telma e Piti estão por lá para refinar ainda mais seus conhecimentos sobre a abordagem Reggiana e compartilhar com todos nós suas vivências e suas experiências como educadoras, sempre com suas atenções voltadas para a infância.

Leia mais

 

ÍCONE CONSTELAÇÃO

Conteúdos para ler e se sentir abraçado

IMG_5511

A Primavera de 1945

 

Foi quando tudo começou. É difícil imaginar a força que os habitantes de uma cidade têm de reunir para reiniciar a vida após uma grande guerra. Reunir é o termo mais adequado, pois a força deve ser coletiva para construir a esperança da continuidade, diante dos escombros de uma guerra.

Na Itália, mais especificamente em uma aldeia campestre chamada Villa Cella, na primavera de 1945, os cidadãos - no verdadeiro sentido da palavra - decidiram criar uma escola para seus filhos. 

 

Continuar lendo

 

reggio

Meu diálogo com Reggio Emilia

 

Dias antes de embarcar, procurei ler ainda mais sobre a cidade de Reggio Emília e seu projeto, que me encanta desde 2008. Li muito sobre o universo que rodeia essa cidadezinha ao norte da Itália e sobre suas peculiaridades.

Dentre tantas leituras, encontrei um texto de Debora Vaz onde ela nos contava suas impressões durante sua primeira visita a cidade e as escolas. Debora nos relatava que as escolas de Reggio tinham cheiros e isso me intrigou.

Continuar lendo

mostra-livro

 

Catálogo Mostra Sconfinamenti

Nos ambientes digitais, bem como em todos os contextos educativos das creches e das escolas da infância do Município de Reggio Emilia, as crianças agem como autoras e construtoras do seu próprio conhecimento e dos seus próprios imaginários individuais e coletivos, descartando uma ideia de tecnologia engessada e centralizadora, e tornando visível outra, abrangente e instigadora.

Este catálogo reconta a Mostra Sconfinamenti - Atravessando Fronteiras: encontros com sujeitos vivos/paisagens digitais. Traduzido em italiano e espanhol, temos agora a versão em português.  Um ótimo material para ler e saber mais sobre a tecnologia e seu potencial para transformar os contextos de ensino-aprendizagem entre as crianças e adultos

Compre aqui

 

Já conhece nosso clube de assinatura de livros especialmente para educadores?

 

quero conhecer