Há alguns anos na busca de conhecer outras realidades educacionais que pudessem nos inspirar, instigar o olhar e promover uma reflexão sobre o nosso trabalho enquanto estudiosas sobre a Primeira Infância nos fez reunir um grupo de professores e começar a promover Viagens Pedagógicas.
São nestes intercâmbios que temos a oportunidade de avaliar nossa realidade educacional e assim sermos capazes de entender a própria identidade.
Sabemos que não se trata de uma reprodução dos lugares por onde passamos, mas de tentar traduzir, reestruturar ou até mesmo transformar nossas experiências de ensino e aprendizagem com as crianças, em nossos singulares contextos.
Já estivemos na Espanha (Barcelona), Finlândia (Helsinki), Itália (Reggio Emilia, Pistoia e San Miniato), Argentina (Buenos Aires), Colômbia, em Portugal, no Paraguai, Peru e nos EUA (Miami).
Em 2009 na busca de conhecer outras realidades educacionais que pudessem nos inspirar, organizamos a primeira viagem e fomos à Argentina conhecer o Colégio Aletheia. A primeira viagem de muitas!!!
Desde 2014, em parceria com Dinámica/Peru promovemos intercâmbio de experiência nas escolas La Casa Amarilla e no Colégio Áleph. Nessa experiência conhecemos o trabalho desenvolvido na educação infantil e primária (até 7º ano), faixa etária atendida pelas escolas.
Desde 2015, em parceria com a Redsolare Argentina, participamos junto a outros educadores da viagem de formação e investigação que acontece em Barcelona. Neste intercâmbio, conhecemos escolas de Educação infantil a Ensino médio e participamos de ações de formação com grandes mestres educadores. Em 2015 e 2016 com Alfredo Hoyellos, em 2017 com Fernando Hernández e Juana Sancho. Em 2019, desbravamos novo destino, Pamplona, com Alfredo Hoyellos.
Desde 2018, em parceria com Ayla Huovi, promovemos o intercâmbio a Finlândia e conhecemos Helsinki, Porvoo e Kouvola na busca de saber mais sobre o sistema finlandês com foco formação de professores. Neste intercâmbio conhecemos escolas do Infantil à Universidade e temos encontros com profissionais da educação do país.
O que deixo e o que levo após uma viagem?
“Deixei um pessoa estática! Levo pro Brasil uma super vivência, entrei no processo de transformação rumo a novos olhares”
O que deixo e o que levo após uma viagem?
“Deixo a felicidade de sentir que este lugar me transformou em alguém melhor. Levo o compromisso de continuar num caminho de busca, aprimoramento e a vontade de conhecer novas formas de fazer educação.”
O que deixo e o que levo após uma viagem?
“Deixo uma professora e suas ideias e conhecimentos antigos… Antigas reflexões e conceitos. Levo inspiração, motivação, amigas, conhecimento, trocas... vontade de saber mais. Uma nova professora!”
O que deixo e o que levo após uma viagem?
“Deixo a minha promessa de lutar a cada instante de minha prática, para fazer uma nova escola acontecer. Levo uma nova maestra, recarregada de energia e vontade de ver esta nova escola se construir: transformadora, leve, bela, acolhedora... espaço de investigação e descobertas.”
O que deixo e o que levo após uma viagem?
“Não há como passar por Aletheia e esquecer-se desta experiência... Não há maneira de sair de lá sem carregar consigo inúmeras propostas, um tanto de planos, milhares de possibilidades, muitos sonhos possíveis em nosso contexto. A questão nem é copiar, Aletheia traz a nós a força de criar, nos enche de ideias e nos mostra que o saber não tem barreiras.”
Esse é um convite que lhe fazemos.
Queremos falar com você sobre a criança que acreditamos, escutamos e amamos. Poder discutir a melhor forma de ensinar e aprender, educar e de pensar escola.
Escrever e saber que nossas palavras serão acrescidas das suas. Estabelecer um Diálogo de escuta, partilha e aprendizagem
Aceita esse convite?
Bem-vindo à Diálogos!
Diálogos Viagens Pedagógicas
Rua Orlando Valderano, 47
CNPJ 16.617.872/0001-33