Clube de Livros Pedagógicos

VIAGENS PEDAGÓGICAS

Fazer uma viagem de estudos significa buscar novos caminhos

Há alguns anos na busca de conhecer outras realidades educacionais que pudessem nos inspirar, instigar o olhar e promover uma reflexão sobre o nosso trabalho enquanto estudiosas sobre a Primeira Infância nos fez reunir um grupo de professores e começar a promover Viagens Pedagógicas.

São nestes intercâmbios que temos a oportunidade de avaliar nossa realidade educacional e assim sermos capazes de entender a própria identidade.

Sabemos que não se trata de uma reprodução dos lugares por onde passamos, mas de tentar traduzir, reestruturar ou até mesmo transformar nossas experiências de ensino e aprendizagem com as crianças, em nossos singulares contextos.

Já estivemos na Espanha (Barcelona), Itália (Reggio Emilia, Pistoia e San Miniato), Argentina (Buenos Aires), Colômbia, em Portugal, no Paraguai, Peru e nos EUA (Miami). 

Diálogos viagens pedagógicas

EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS

foto1

A primeira viagem de muitas

Argentina - 2009

Em 2009  na busca de conhecer outras realidades educacionais que pudessem nos inspirar, organizamos a primeira viagem e fomos à Argentina conhecer o Colégio Aletheia. A primeira viagem de muitas!!!

 

Viagens-Barcelona

Peru - 2016

 

Desde 2014, em  parceria com Dinámica/Peru promovemos intercâmbio de experiência nas escolas La Casa Amarilla e no Colégio Áleph. Nessa experiência conhecemos o trabalho desenvolvido na educação infantil e primária (até 7º ano), faixa etária atendida pelas escolas.

Barcelona 2017

Barcelona - 2017

 

Desde 2015, participamos junto a outros educadores  da viagem de formação e investigação que acontece em Barcelona. Neste intercâmbio, conhecemos escolas de Educação infantil a Ensino médio e participamos de ações de formação com grandes mestres educadores. Em 2015 e 2016 com Alfredo Hoyellos, em 2017 com Fernando Hernández e Juana Sancho.

 

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Deixei um pessoa  estática! Levo pro Brasil  uma super vivência, entrei no processo de transformação rumo a novos olhares”

Carol Horst

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Eu deixo no Peru um pouco de mim, olhares, diálogos e possibilidades de novos encontros. Levo uma esperança renovada, um olhar focado nas possibilidades e na potência dos materiais e suas materialidades…”

Karine Ramos

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Deixo a felicidade de sentir que este lugar me transformou em alguém melhor. Levo o compromisso de continuar num caminho de busca, aprimoramento e a vontade de conhecer novas formas de fazer educação.”

Patrícia Castro

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Deixo uma professora e suas ideias e conhecimentos antigos… Antigas reflexões e conceitos. Levo inspiração, motivação, amigas, conhecimento, trocas... vontade de saber mais. Uma nova professora!”

Caroline Lesjak

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Deixo a minha promessa de lutar a cada instante de minha prática, para fazer uma nova escola acontecer. Levo uma nova maestra, recarregada de energia e vontade de ver esta nova escola se construir: transformadora, leve, bela, acolhedora... espaço de investigação e descobertas.”

Larissa Fiori

O que deixo e o que levo após uma viagem?

“Não há como passar por Aletheia e esquecer-se desta experiência... Não há maneira de sair de lá sem carregar consigo inúmeras propostas, um tanto de planos, milhares de possibilidades, muitos sonhos possíveis em nosso contexto. A questão nem é copiar, Aletheia traz a nós a força de criar, nos enche de ideias e nos mostra que o saber não tem barreiras.”

Lívia Bukolts

separe a mala e viaje conosco em 2018

                                            Próximas viagens... check-in aberto!

Argentina - 6 a 9 de set/18 (ESGOTADO)

Intercâmbio de experiência – 6 a 9 de setembro de 2018. O intercâmbio contemplará visita ao Colégio Aletheia, encontros com os coordenadores, diretores, observação de aula e apresentação de projetos desenvolvidos.

Peru - 15 a 18 de nov/18

Intercâmbio de experiência – 15 a 18 de novembro de 2018. O intercâmbio contemplará visita à escola La Casa Amarilla e Colégio Áleph, encontros com os coordenadores, diretores, observação de aula e apresentação de projetos desenvolvidos.
Saiba Mais

Gostaria de vivenciar uma nova experiência formativa?

CONHEÇA NOSSO CLUBE DE ASSINATURA DE LIVROS
Diálogos - Viagens Pedagógicas
Diálogos - Viagens Pedagógicas
Diálogos - Viagens Pedagógicas
100_7391
Cópia de IMG_7048
DSC02628
IMG_7061